Buscar

Conforme os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre tendências pedagógicas e teorias do currículo

Conforme os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre tendências pedagógicas e teorias do currículo, relacione corretamente as tendências pedagógicas às suas respectivas características:

 

  1. Escola Nova
  2. Escola Tecnicista
  3. Pedagogia critico-reprodutivista
  4. Pedagogia histórico-crítica

 

(  ) Denunciam o poder hegemônico da classe dominante, ressaltando o fato de a escola ser um aparelho ideológico do Estado, que visa, a partir do seu currículo tradicional, formar mão de obra especializada. Por isso, defendem que o ensino contenha componentes crítico-reflexivos.

(  ) Consideram as questões econômicas, culturais, políticas e ideológicas na seleção dos conteúdos. Defendem que o currículo seja organizado por áreas do conhecimento, a fim de integrar e inter-relacionar as múltiplas dimensões do conteúdo, de forma a despertar no aluno a análise crítica e reflexiva.

(  ) O professor é considerado o facilitador da aprendizagem, e o aluno é chamado a participar; este é considerado ativo e participativo no processo. Sua ênfase curricular está nos processos, não nos conteúdos; assim, os conteúdos são organizados em projetos, a fim de permitir ao aluno uma adaptação à sociedade.

(  )  Defende o desenvolvimento das competências e habilidades específicas. Assim, os conteúdos curriculares são selecionados a partir desse objetivo. Busca descobrir quais os melhores recursos para ensinar tendo o professor como um técnico do ensino.

 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

  A

2 – 4 – 1 – 3

  B

3 – 4 – 1 – 2

  C

3 – 1 – 4 – 2

  D

2 – 1 – 3 – 4

  E

4 – 3 – 2 – 1

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Lira

Sim, pois o autor confirma.
0
Dislike0
User badge image

LILI Matos

3-4-1-2 Letra B

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As tendências pedagógicas foram criadas a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos que são, Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista.

O primeiro grupo engloba a parte conservadora (ou renovada) que mantém a sociedade do jeito que ela está.

O segundo grupo defende que a transformação da sociedade, questionando suas relações, levando a educação como instrumento de transformação social.

Na tendência Tecnicista, a função da escola é a preparação intelectual e moral dos alunos para perpetuar a divisão de classes sociais. Seus conteúdos não estão relacionados com as experiências do aluno.

Os métodos dessa tendência são a exposição e demonstração verbal da matéria, onde o discente aprende por meio de seu próprio esforço.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais