Buscar

Cite a teoria humanística da administração?

💡 3 Respostas

User badge image

Luan Robadey

A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico). Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações.

Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística através do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho, a qual passou por 2 etapas:

Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho
Esta etapa é caracterizada pelo domínio do aspecto meramente produtivo, onde era realizada a análise das características humanas que cada tarefa exigia de seu executante.

1
Dislike0
User badge image

NÃO TEM SENTIDO

Olha só.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A abordagem humanista da administração surgiu nos EUA na década de 1930 buscando ter uma relação mais democrática e humanizada da administração, dento uma abordagem menos rígida. A abordagem humanista ao contrário da administração cientifica ou da teoria clássica, não foca mais na tarefa realizada pelo operário ou mesmo na organização da empresa, agora seu foco está nas pessoas buscando humanizá-las e torná-las parte integrante do processo.

Outras duas teorias que merecem destaque são a administração científica e a teoria clássica. A administração cientifica ou Taylorismo é a administração voltada principalmente para o aumento específico da produtividade tendo como incentivos o aumento salarial e as premiações por quantidade de produção realizada. O principal foco da administração cientifica estava na tarefa realizada pelo operário. Por sua vez, a teoria clássica da administração foi idealizada por Henri Fayol caracterizava-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Era obcecado pelo comando, pela visão de empresa como um sistema fechado e na manipulação dos trabalhadores. O principal foco da teoria administrativa estava na estrutura da organização da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais