Buscar

Para Max Weber, como o cientista social pode alcançar a neutralidade na sua pesquisa?

💡 4 Respostas

User badge image

Emmanuel Valle

,...

0
Dislike0
User badge image

Leandro M S

 Max Weber investiu sua pesquisa nas ações sociais, que deveria ser o alvo principal dos sociólogos em sua perspectiva, sendo as ações sociais dotadas de sentidos e significados, o esforço do pesquisador deve estar em compreendê-los em seu contexto, atento às causas e efeitos.

 Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos, a sociologia compreensiva de Max Weber se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A sociologia, para Weber, se baseia numa tentativa de compreender as mudanças e os fatores sociais que incidem dentro de uma sociedade e que fazem com que as pessoas inseridas neste contexto social ajam conforme estes aspectos sociais que as permeiam. A sociologia, assim, buscava entender as ações individuais frente a um contexto social, já que o sujeito seria um reflexo de sua sociedade, que estrutura o pensamento humano.

Amplamente influenciado pelo positivismo, Weber entendia que a sociologia deveria também ser neutra e a pesquisa sociológica deveria ser objetiva e pragmática, o que poderia ocorrer caso os pesquisadores conseguissem limitar seus preconceitos e sua subjetividade a interpretação dos fatos, já que era impossível se livrar deles para fazer juízos de valor e da aplicação de resultados, mas os fatos em si seriam possíveis de ser tratados com neutralidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais