Buscar

atividade

  1. Sabendo que os receptores da imunidade inata reconhecem estruturas compartilhadas por classes de micróbios (os PAMPS), a mudança dessas estruturas poderia ser um mecanismo eficiente de evasão (fuga, escape) do sistema imune? Explicar.

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda Santos

Resposta:As estratégias de evasão são diversas e alguns microorganismos atuam ocupando nichos especiais onde o sistema imune não consegue “enxergar”, como exemplo, os parasitas que causam a Malária (Plasmodium sp). Este patógeno tem uma fase assexual no interior de eritrócitos, os quais não são capazes de produzir e expressar MHC de classe I em sua superfície, garantindo que a presença deste microorganismo não seja anunciada ao sistema imune na forma de complexos peptídeo-MHC.

Já outros microorganismos patogênicos, como fungos, podem evitar a detecção mascarando padrões moleculares associados à patógenos (PAMPS), como carboidratos presentes na superfície celular, e uma vez detectados, várias espécies interferem com fagócitos e tráfego intracelular e podem reprimir produtos anti-microbianos como o óxido nítrico (NO).

A identificação dos mecanismos de subversão utilizados pelos patógenos capacita o ser humano a desenvolver novas estratégias de controle destes microorganismos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema imunológico inato compreende as células e os mecanismos que defendem o ser vivo, da infecção por outros organismos, de maneira inespecífica. Isso significa que as células do sistema inato reconhecem e respondem a patógenos de maneira genérica e, diferentemente do sistema imunológico adaptativo, não conferem imunidade a longo prazo ou protetora ao hospedeiro. O sistema imunológico inato oferece defesa imediata contra infecções e é encontrado em animais e vegetais.

Acredita-se que o sistema inato constitua uma estratégia de defesa evolutiva antiga, que predomina em plantas, fungos, insetos e microorganismos multicelulares primitivos. As principais funções do sistema imunológico inato nos vertebrados incluem: Recrutamento de células imunes aos locais de infecção e inflamação, através da produção de fatores químicos, incluindo mediadores químicos especializados, chamados citocinas. Ativação do sistema complemento em cascata para identificar bactérias, ativar células e promover a depuração de células mortas ou complexos de anticorpos. Identificação e remoção de substâncias estranhas presentes em órgãos, tecidos, sangue e linfa, responsáveis por leucócitos. A ativação do sistema imunológico adaptativo através de um processo conhecido como apresentação de antígenos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais