A maior rede de estudos do Brasil

Conhecer as tendências pedagógicas...

é muito importante para melhor compreensão da história da educação, desde o início dos tempos, no Brasil. 
A partir dessa afirmação, leia as assertivas e assinale a que identifica corretamente as características da pedagogia tradicional:

  a.

A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e o método de ensino por ela utilizado é o “aprender fazendo”. Para essa tendência, a motivação depende da força de estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno.

  b.

A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.

  c.

A escola funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os materiais instrucionais são manuais, módulos de ensino, dispositivos audiovisuais. O relacionamento professor-aluno são relações estruturadas e objetivas, com papéis bem definidos.

  d.

A difusão dos conteúdos é a tarefa primordial da escola, não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelo aluno com os conteúdos propostos pelo professor.

  e.

A escola está preocupada com a formação de atitudes e o propósito maior é favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal. Os métodos usuais de ensino são dispensáveis e o professor deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem do aluno.


2 resposta(s)

User badge image

Tatiana Guimaraes

Há 1 mês

resposta letra : b

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes