Buscar

Explique porque a energia

Explique porque a energia da primeira ionização do Ca é maior do que a do K, enquanto a segunda energia de ionização do Ca é menor que a segunda energia de ionização do K.

💡 1 Resposta

User badge image

Gelvana Alves

Os dois tem o mesmo número de camadas, mas o "Ca" tem dois elétrons na última camada, enquanto que o "K" tem apenas um elétron, sendo assim, na primeira energia de ionização do "Ca" há dois elétrons sendo atraídos pelo núcleo, isso aumenta a atração e por isso é necessário uma energia maior para ionizar um desses elétrons. Enquanto que o "K" tem apenas um elétron sendo atraído pelo núcleo, portanto a energia para ionização é menor. Mas na segunda energia de ionização, como o "Ca" tinha dois elétrons na última camada e um foi removido na primeira ionização, agora a energia necessária é para remover um elétron que está sozinho na última camada, além do fato de que, o "Ca" agora tem uma camada a mais do que o "K". Na segunda energia de ionização do "K" precisa-se ionizar um elétron que está em uma camada mais próxima do núcleo e com outros 7 elétrons, a atração entre os elétrons dessa camada e o núcleo é maior, por isso a energia para ionização é maior.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais