Buscar

No texto "Da arte de aprender a cair", o filósofo Vladimir Safatle apresenta algumas reflexões sobre o papel da ética...

No texto "Da arte de aprender a cair", o filósofo Vladimir Safatle apresenta algumas reflexões sobre o papel da ética, as formas como ela tem sido abordada, especialmente em livros acadêmicos, ou não, e destaca de que maneiras é possível exercer uma verdadeira reflexão ética.

 

SAFATLE, Vladimir. Da arte de aprender a cair. Formação Sociocultural e Ética II: Textos Selecionados. Disponível em: httpss://brasil.elpais.com/opiniao/2020-01-03/da-arte-de-aprender-a-cair.html. Acesso em: 03 abr 2020.

 

Considerando o conteúdo do texto "Da arte de aprender a cair" na íntegra, avalie as afirmativas que seguem:


I. Vladimir Safatle faz uma crítica às abordagens sobre a ética feitas em livros para o público em geral e para o meio acadêmico, pois geralmente tratam do assunto de uma forma que sempre se desdobra para um posicionamento de autodomínio.

II. De acordo com o filósofo, existe um ponto nodal que une as compreensões equivocadas sobre a ética, que é: “o erro de acreditar que uma reflexão sobre ética seria a melhor forma de alimentar nosso desejo de invulnerabilidade e de inviolabilidade”.

III. Para Safatle, a ética é o fundamento para o "estranho desejo humano de manter sua inviolabilidade", que está amparada por uma segurança ontológica e que se configura como instrumento para que possamos manter o domínio sobre nós mesmos.


É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Allyf Ferreira

A resposta correta é I, II e III.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais