Buscar

Questões de Gestão Estratégica da Carreira e da Profissão

A percepção de sucesso de uma trajetória de carreira, de forma geral, pode ser alinhada à avaliação dos resultados obtidos ao longo do período de progressão nas diferentes fases. No entanto, dependendo da lente utilizada, o tipo de produto, resultado de cada fase, escolhido para avaliação, pode variar. Dessa forma, é importante identificarmos os critérios, por exemplo, escolhidos para mensurar o sucesso de uma carreira. Nesta linha, para Hall (2002) existem quatro critérios para identificarmos a eficácia de uma carreira: dinheiro e posição; como a carreira é percebida e avaliada pela própria pessoa; adaptabilidade; identidade. Assinale a alternativa que contempla a relação correta entre critério e descrição:

 A identidade requer certo grau de integração temporal (passado, presente, futuro) do indivíduo acerca da percepção de si mesmo – envolve continuidade.

A identidade pode ser definida como abertura e predisposição para continuadamente atualizar comportamentos frente às exigências do ambiente

Dinheiro e posição envolvem a capacidade de manter congruência entre a renovação dos comportamentos temporários e a própria identidade.

A adaptabilidade envolve a ciência do indivíduo sobre os seus valores, competências, e planejamentos.

A forma como uma carreira é percebida pela própria pessoa envolve a objetividade de um terceiro (observador), o qual avalia o sucesso da carreira por meio de métricas pré-definidas.


Sobre a influência da liderança no comportamento dos subordinados, é correto afirmar:

 Diante de uma liderança liberal, as pessoas tendem a realizar atividades mais intensas no início dos trabalhos, porém, com o passar do tempo, o grupo volta-se a oferecer baixa produtividade.

O líder carismático desperta carisma nos colaboradores, devido a ele ser muito bom no que faz e ter um alto nível de conhecimento técnico e cientifico nos assuntos do trabalho.

O estilo de liderança autocrático favorece um melhor relacionamento entre todos, o que leva os membros a serem mais responsáveis uns pelos outros.

Na execução das tarefas, os subordinados de um líder democrático não demonstram satisfação e só trabalham mais intensamente na presença do mesmo.

Na liderança autocrática, o líder omite-se e deixa a situação fluir, sem intervir ou tentar mudar o rumo dos acontecimentos.


Sobre os fatores que interferem no trabalho em equipe marque a alternativa incorreta:

 Posturas democráticas.

Ausência de comunicação e de liderança.

Estrelismo.

Falta de treinamento e de objetivos.

Incapacidade de ouvir.


A segunda etapa da carreira, exige, dentre outros, demonstração de competências para áreas específicas como, por exemplo, o conhecimento técnico especializado. Escolha, abaixo, a principal característica/atividade da segunda etapa de uma carreira:

Interação.

Própria modelagem da direção da organização. 

 Ser contribuinte independente de ideias para área escolhida.

Treinamento.

Aprendizado.


Sobre as características do estilo de liderança democrático, assinale a alternativa correta.

Ênfase nos subordinados e ausência de níveis hierárquicos.

Os subordinados apresentam maior volume de trabalho produzido, mas com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

 Ênfase no equilíbrio entre líder e subordinados e divisão de tarefas.

O líder deixa a situação fluir à vontade, sem intervir ou tentar mudar o rumo dos acontecimentos.

Ênfase apenas nos subordinados e mobilização das pessoas para uma única visão.


Marcelo e Juliana são responsáveis pela gestão de pessoas de uma organização pública. Em reunião, estão decidindo que tipos de problemas do contexto da organização poderiam ser solucionados com o auxílio do coaching de carreira. No processo de elencar, Marcelo e Juliana destacam os seguintes pontos, marque a alternativa CORRETA:

No serviço público, o coaching de carreira poderá solucionar problemas de gestão dos sistemas de informação e comunicação.

 O coaching de carreira no serviço público poderá levar os servidores a desenvolver maior autocrítica e autoconhecimento, aumentando a motivação e a eficiência nas organizações.

A aplicação do coaching de carreira no serviço público levará todos os servidores a bater metas mensalmente.

O coaching de carreira no serviço público servirá para que os líderes de departamentos possam ter maior controle sobre os processos e formulários.

No serviço público, o coaching de carreira pode levar os servidores a alcançar maior concentração em suas tarefas sem muito comunicar com outras áreas.


A escolha da carreira é um momento de grande expectativa. Com a chegada da geração Y no mercado de trabalho, algumas mudanças são necessárias, pois ela possui um perfil muito diferente daquele profissional com o qual a organização se relacionava até então, exigindo novas abordagens, principalmente em relação à carreira. No trabalho, a geração Y é percebida como individualista, preocupada mais com a própria carreira e em atingir seus próprios objetivos que os objetivos organizacionais, bem como são impacientes e buscam crescimento rápido. Marque a alternativa INCORRETA sobre as expectativas de carreira da geração Y.

A geração Y revoluciona ao encarar a carreira como uma oportunidade de agregar valor;

 A geração Y vive para o trabalho e não trabalha para viver.

Esta geração foi responsável por uma série de mudanças no contexto organizacional 

Esta geração foi responsável por uma série de mudanças no contexto organizacional e na forma de se gerenciar a carreira;

A geração Y é a geração mais nova presente no mercado de trabalho;




Explicação:

A geração Y não vive para o trabalho e trabalha apenas para viver.

💡 4 Respostas

User badge image

Laurentino Maricleide

Conheça a carreira de Maria:

Graduou-se em enfermagem há 20 anos, aproximadamente. Quando recém-formada, foi selecionada para trabalhar no Hospital Saúde+, como auxiliar na emergência. Um ano depois, Maria iniciou um curso de pós-graduação em Geriatria (trata-se da área da saúde relacionada às questões e doenças do envelhecimento). Com a conclusão do curso, dois anos depois, Maria foi convidada a integrar uma equipe multidisciplinar do serviço de geriatria de um hospital de excelência em pesquisa e referência em atenção aos idosos. A partir desta experiência, Maria fez, ainda, especialização em gestão em saúde e mestrado e doutorado em geriatria. Após a conclusão dos cursos, somada à excelente performance (proatividade, atitude positiva e habilidades para acolhimento humanizado dos idosos) apresentada no desenvolvimento do seu trabalho, ela foi, então, convidada a gerir a equipe multidisciplinar do serviço de geriatria e passou a coordenar, concomitantemente, um grupo de pesquisa em geriatria. Maria, que foi acumulando experiências positivas ao longo de sua carreira; mais tarde, passou a ser docente e pesquisadora de um Programa de Pós-Graduação em Geriatria ligado a este hospital, fez um pós-doutorado na área (no Brasil, país onde mora). Foi convidada a fazer um segundo pós-doutorado no exterior, mas não aceitou por conta da maternidade - dos dois filhos, de 6 e 8 anos -, função que ela desenvolvia com habilidade, afeto e dedicação. Pelo exposto, temos as diferentes fases da trajetória de carreira da enfermeira Maria. Considerando, a partir disso, as reflexões sobre a noção de carreira apresentadas pelos diferentes teóricos do tema, bem como sobre possibilidades para avaliar sucesso na carreira, recuperadas por Costa (2014), assinale, abaixo, uma afirmativa correta:

A. 

O sucesso de uma carreira pode ser avaliado tanto de forma objetiva quanto subjetiva. O sucesso subjetivo envolve a mensuração de métricas observáveis, como salário e número de promoções, enquanto o sucesso objetivo diz respeito à avaliação dos sentimentos de realização com a própria trajetória de carreira.

B. 

Carreira é a sequência de posições ocupadas por Maria ao longo de sua vida, em função do trabalho como enfermeira, mas não envolve questões comportamentais, tampouco percepções individuais.

C. 

Ao compreendermos a carreira como exercício profissional ou mobilidade vertical, atribuímos significado muito amplo a esta definição; de outro modo, analisá-la como história de vida poderá restringi-la.

D. 

Analisando a experiência de Maria, podemos perceber que sua carreira pode ser compreendida como a sequência de experiências acumuladas ao longo da vida, com limitação à função profissional, como ponderou Hall.

E. 

A trajetória de carreira de Maria pode ser analisada a partir de seu crescente desenvolvimento profissional, uma vez que esta assumiu atividades em níveis de complexidade crescente


0
Dislike0
User badge image

244102020 JOSE CARLOS DA SILVA

A percepção de sucesso de uma trajetória de carreira, de forma geral, pode ser alinhada à avaliação dos resultados obtidos ao longo do período de progressão nas diferentes fases. No entanto, dependendo da lente utilizada, o tipo de produto, resultado de cada fase, escolhido para avaliação, pode variar. Dessa forma, é importante identificarmos os critérios, por exemplo, escolhidos para mensurar o sucesso de uma carreira. Nesta linha, para Hall (2002) existem quatro critérios para identificarmos a eficácia de uma carreira: dinheiro e posição; como a carreira é percebida e avaliada pela própria pessoa; adaptabilidade; identidade. Assinale a alternativa que contempla a relação correta entre critério e descrição:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais