Buscar

Gestão Financeira

A indústria nacional de cimento é, como em todos os países do mundo, devido a razões como intensidade de capital e alta escala de produção, um setor de oligopólio natural. O oligopólio é uma situação de concentração de mercado, na qual a produção é dividida por um pequeno número de empresas de grande porte. Como oferece produtos homogêneos, esse setor enseja padrões de concorrência conhecidas como Cournot, na qual os poucos participantes concorrem em quantidade do produto e a interação estratégica entre os mesmos pode dar margem a comportamentos colusivos. A elevada escala de produção determina a capacidade de competição das empresas produtoras e dificultam o acesso de pequenos investidores, contribuindo para a concentração do mercado. Além do mais, a grande parcela de custos fixos sobre os custos totais contribui para que a indústria seja fortemente penalizada caso esteja funcionando com capacidade ociosa.

OLIVEIRA, Glauco A. S. Mercado de insumos para cimento: Aspectos estruturais e exercício empírico. Departamento de Estudos Econômicos DEE. Brasília: Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, 2013. [online]. Disponível em: <encurtador.com.br/kLUW4> Acesso em 18 jun 2019.


O excerto nos apresenta o mercado de cimento como representativo do mercado oligopolista. Ainda, no Brasil, qual dos seguintes produtos é produzido nessa estrutura mercadológica: