Buscar

DEFINA OS CONCEITOS DE PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO FORNECENDO UM EXEMPLO PARA CADA UM DELES

💡 2 Respostas

User badge image

Bia Mendes

A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. É um processo em que os sentidos humanos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais e que provoca reações.

A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos. É um processo que pode ser influenciada por fatores fisiológicos e psicológicos, tanto quanto por questões externas como aspectos culturais e sociais.

Uma mesma sensação, por exemplo, pode gerar percepções distintas em pessoas diferentes. Isso porque cada indivíduo tem suas próprias experiências e a partir delas constrói percepções diferente em diversos aspectos. Entretanto, pode-se esperar que um grupo de pessoas que vive num mesmo local e tenha costumes parecidos apresente uma percepção sensorial com um padrão semelhante. Isso porque as experiências vividas são semelhantes.
0
Dislike0
User badge image

Andréa Moraes

De forma simples, a percepção seria algo que vejo, uma cena em que eu interpreto e tiro mihas conclusões de acordo com minhas crenças, fundamentos e conceitos influenciados por minha cultura ( A minha verdade, difere da verdade de outro). Sensação seria a forma como eu reajo a essa cena, algo mais partucular, intimo, mais pele, mais vicessal....

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais