Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

1- A categoria ''ideologia'' é central para as ciências humanas. Nesse sentido, na letra da música citada, da significa:

a) uma inversão da realidade produzida pelos ideólogos, tal como na concepção de Marx, que consiste numa necessidade do proletariado.

b) um elemento que contribui para maior coesão social na medida em que explicita as contradições da sociedade de classes.

c) uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.

d) um fato social sem importância para a construção da subjetividade na sociedade atual e na qual todos são reduzidos a condução de consumidores.

Sociologia

Eeefm Almirante Barroso


2 resposta(s)

User badge image

franciele cavalcante

Há mais de um mês

uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.
uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.
User badge image

Wendy Alves

Há mais de um mês

Resposta:c) uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.ExplicaçãoA é falsa, pois a música de Cazuza não tem um sentido revolucionário e nem se relacionam diretamente com as necessidades do proletariado. B é falsa, pois o texto trata da ideologia em um contexto pequeno-burguês do sentido da vida, e não da revolução proletária.C é verdadeira, pois o sentido da música é que é necessária uma "ideologia" para que os sujeitos possam viver em mundo "desencantado", onde a juventude perdeu os seus sonhos e não há razões explícitas para viver. D é falsa, pois a ideologia seria capaz de retirar os seres modernos de sua condição de consumidores passivos.

Essa pergunta já foi respondida!