Buscar

cite, explique e exemplifique como podemos gerenciar os nossos processos, tendo como alvo a melhoria continuada baseada em informações.

Ao pensarmos em melhorias de processos, devemos ir em direção à busca do desenvolvimento dos nossos processos, pois, quando estamos implantando um novo processo, realizando uma modificação ou melhoria, devemos nos basear nos conhecimentos adquiridos por meio do uso de uma análise detalhada do processo em questão, visando o seu gerenciamento.

Considerando a contextualização acima, evidenciamos a necessidade e a importância de realizarmos um gerenciamento contínuo dos processos, visando sua melhoria contínua.

Diante disso, cite, explique e exemplifique como podemos gerenciar os nossos processos, tendo como alvo a melhoria continuada baseada em informações levantadas por meio de métricas, medidas, indicadores, tempo, custo, qualidade e capacidade.

💡 2 Respostas

User badge image

faculdade t.i

Texto para atividade 3 :


Diante disso, cite, explique e exemplifique como podemos gerenciar os nossos processos, tendo como alvo a melhoria continuada baseada em informações levantadas por meio de métricas, medidas, indicadores, tempo, custo, qualidade e capacidade.


Segundo o BPM, uma Métrica pode ser entendida como a relação entre duas medidas de grandezas iguais ou diferentes. Um exemplo poderia ser a razão entre o número total de atendimentos realizados por um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e o número de horas trabalhadas pelos atendentes.


Segundo o BPM, Medida é a avaliação de uma grandeza por meio da comparação com outra grandeza da mesma espécie tomada como unidade. Quando se mede o comprimento de um material ou peça, por exemplo, pode-se utilizar o metro como unidade, isto é, o objeto medido é representado como uma fração (ou múltiplo) do metro. Medida representa um dado.


Segundo o BPM,Indicadores representam informações a partir das quais é possível avaliar uma situação e sua evolução histórica. Por exemplo, tomar somente a quantidade de reclamações de clientes, mês a mês, ao longo do ano, e verificar que o número absoluto de reclamações cresceu no período não indica, necessariamente, uma piora nos negócios.


Ao definir indicadores com o objetivo de monitorar o desempenho dos processos, muitas organizações definem seus painéis de monitoramento com base em métricas que focam apenas no resultado desejado e perdem, assim, a valiosa oportunidade de monitorar não apenas o resultado do processo, mas a sua execução. Dessa forma, o resultado é conhecido apenas quando não há mais nada a se fazer para que a conclusão do processo seja favorável à organização


3
Dislike0
User badge image

Daniel Zsigmond

Case: “Melhoria contínua das vendas de um supermercado”

No fluxo existente, existem caixas com funcionários , sistema de vendas amplo com crm (identificação do cliente), aplicação de descontos gamificação, leitor de código de barras agilizando o atendimentos das filas, e diversas opções de gateways de pagamento. 

Como Melhorar? Porquê medimos? 

Segundo o BPM: Uma Métrica pode ser entendida como a relação entre duas medidas de grandezas iguais ou diferentes.

Segundo o BPM: Medida é a avaliação de uma grandeza por meio da comparação com outra grandeza da mesma espécie tomada como unidade.

Segundo o BPM: Indicadores representam informações a partir das quais é possível avaliar uma situação e sua evolução histórica. 

Com aplicação de indicadores do nosso case, clientes atendidos, velocidade de atendimento, rotação de funcionários caixas, facilidade de pagamento (como atrativo e retenção), com o resultado destas métricas conseguimos sugerir a melhoria contínua que traria resultados de curto prazo para:

  • Criação de caixas automáticos de vendas sem funcionários;
  • Utilização de robótica automatizada em cada caixa para embalar os produtos garantindo agilidade;
  • Criação de agendamento via app para agendar o horário da passagem no caixa sem filas;
  • Entre outros.


Neste case de Mercado, vimos a importância de medir, acompanhar e gerenciar as métricas de qualquer ramo de atividade, uma boa visão gerencial do momento em que se encontra e de como o mercado está reagindo torna a empresa pronta para enfrentar sempre novos desafios na frente de sua concorrência.


Existe até uma frase que é: “Se há indicadores, seguimos eles, se não há , sigo minha opinião mesmo não a dos outros” que cai bem neste tema.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais