Buscar

Qual sua opinião sobre Educação Domiciliar (conhecida mundialmente como Homeschooling)?

💡 6 Respostas

User badge image

Leticia Cardoso

Sendo feita com preparo e contando com o compromisso e fundamentação suficiente na família, pode ser positiva, assim como deixa a desejar, pois é na escola, que a criança encontrará um espaço coletivo, com um papel importante para a socialização, porque nós somos seres sociais.

3
Dislike0
User badge image

Laryssa Mendonca

O Homeschooling (Educação Domiciliar) é um método de ensino que funciona em diversos países e oferece aos pais a possibilidade de educar seus filhos em casa, sem a necessidade de matriculá-los em uma escola de ensino regular.

A proposta é dar aos filhos um ambiente de aprendizagem diferente aos que são apresentados na escola.

Os motivos que levam os pais a optar pelo homeschooling vão desde a insatisfação com as escolas bullying, ao medo em relação a integridade física e psicológica dos filhos. Finalmente, gostaria de salientar que a escola não é a única opção que existe para a socialização e que ao optar pela educação domiciliar os pais não estarão privando seus filhos da socialização.

3
Dislike0
User badge image

Ricardo Brazilian

A preocupação de opositores dessa ideia é especialmente com relação a convivência com pessoas diferentes do que seria de sua escolha. Porque em uma escola o aluno não tem opção de fugir de manter contato com pessoas que pensam diferente. Se ele é educado em casa, sua convivência social será em clubes, igreja, grupo escoteiro, cursos de idiomas, escola de música, natação, clube de futebol, etc. Mas em tudo isso é possível selecionar quem terá contato. Só que esse argumento é um tanto questionável, porque se for uma escola particular também existe uma peneira, dependendo de qual seja a escola. Fato é que é importante ter contato com pessoas de todos os tipos para que exista tolerância, para que o indivíduo exercite a compreensão de como conviver com quem pensa diferente. Outro ponto é que em escolas pode ocorrer bullying, então, esse ponto fortalece o argumento pelo ensino domiciliar, só não sei se a fuga é uma boa opção. Em algum momento na vida ele terá que encarar esse tipo de situação. Mas é claro que dependendo da pessoa isso pode ser impactante demais. Muitos tem acreditado que é uma boa opção o ensino domiciliar justamente para se manter longe desse tipo de problema. Também é importante que o ensino seja feito com seriedade e metodologia. Então, se as pessoas que vão ensinar sabem o que estão fazendo, isso é realmente indispensável.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais