Buscar

Linguagem e argumentacao

A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão

e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas. (Brasil, 1998: 69-70).

 

Após as pontuações do que seja o processo de leitura, avalie as afirmações seguintes.

 

I.O conceito fundamentando-se na perspectiva teórica baktiniana,

atribui ênfase na interação do leitor e seus conhecimentos com o autor e o texto, cujo sentido é construído conforme as marcas feitas pelo autor no texto e as constituídas na leitura pelo leitor.

II.Nesta perspectiva a língua é entendida de modo interacionista, dialógica, na qual os sujeitos são concebidos como construtores sociais e ativos, que constroem e são construídos no texto.

III.A leitura é assim colocada como ato que envolve concentração, vigilância e imaginário; o leitor coloca na leitura os seus saberes, seus julgamentos, suas emoções e seus valores.

IV.A leitura é vista como um comportamento inteligente em que o leitor focaliza um texto para obter significado desempenhando um papel passivo.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 

a-        I e II.

b-       II e III.

c-        II e IV.

d-       I, II e III.

e-        II, III e IV.

 

 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais