Buscar

O que é uma derivação da lingua portuguesa

Respostas

User badge image

Maiara Santos

De forma simplificada, podemos dizer que a palavra derivação refere-se à formação de algo a partir de uma base já existente. Assim, relacionando-a ao processo de formação de palavras, podemos, então, afirmar que derivar é um dos modos que utilizamos para formar nosso léxico.

Partindo-se dessa premissa, na Língua Portuguesa, há dois processos básicos de formação de palavras: a derivação e a composição. A derivação consiste na formação de novas palavras a partir de uma palavra primitiva, ora materializada por meio de afixos.


0
Dislike0
User badge image

Roberta Silva

A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical.


Observe as palavras em destaque no trecho da música:

Chuva, chuvisco, chuvarada

(Cocoricó)

Chove, mas como chove

Chuva, chuvisco, chuvarada

Por que é que chove tanto assim?

É possível notar que todas as palavras destacadas possuem o mesmo radical (chuv-), não é mesmo? No entanto, algumas possuem sufixos diferentes (chuvisco, chuvarada). Esses tipos de palavras, que são criadas a partir do acréscimo de um sufixo a um radical, são chamadas palavras derivadas, e o processo de formação de palavras por meio do acréscimo de afixos (sufixos e prefixos) é chamado de derivação.

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria. Vamos analisar cada uma delas a seguir.

  • Derivação prefixal


É o processo de formação de palavras que acrescenta um prefixo à palavra primitiva. Esses prefixos possuem significados que mudam a semântica da palavra primitiva. Veja:

montar – desmontar (o prefixo des- traz um sentido de negação)

Os prefixos utilizados em Língua Portuguesa possuem a origem grega ou latina. Observe o seguinte quadro com alguns exemplos do uso desses prefixos no processo de derivação:


0
Dislike0
User badge image

madison soares

derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina