Buscar

O que acaba ocasionando as Desigualdades Sociais?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcos Prediger

A desigualdade social é um problema muito presente na sociedade. Algumas pessoas e grupos sociais têm maior poder aquisitivo, ou seja, maior possibilidade de adquirir bens e de contratar serviços; outras, no entanto, não têm a mesma oportunidade. Essa diferença gera desigualdade social.

Isso significa dizer que nem todas as pessoas têm acesso a uma qualidade de vida digna e saudável, por não terem condições financeiras. Dessa forma, a questão da desigualdade social tem grande impacto na sociedade quando se trata de consumo.

A cidade é um espelho perfeito das desigualdades sociais, no qual se vê a injusta distribuição de renda por meio da segregação do espaço. Essa segregação está diretamente associada à renda, tendo em vista que a terra, nesse contexto, é uma mercadoria. Desse modo, as construções urbanas materializam as desigualdades sociais.

A foto abaixo exemplifica a diferença de ocupação do espaço em uma cidade: nela se vê a comunidade de Paraisópolis cercada de bairros de alto padrão, entre eles está o Morumbi.

A ocupação do espaço, em Paraisópolis, ocorreu sem planejamento, aproveitando-se todo o espaço para construir e impermeabilizar o solo, o que resultou em uma grande concentração populacional e no surgimento de vários problemas ambientais, de segurança e socioeconômicos, além de não haver um saneamento básico satisfatório para todos os habitantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais