Buscar

Tício cumpre pena por estupro, um ano depois, a vítima confidenciou o sexo era p sua própria vontade. Qual a peça sem ser o habeas corpus?

Qual a peça cabível sem ser habeas corpus?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Henrique Costa

Deve ser promovida uma Revisão Criminal.

A revisão criminal é ação autônoma que pode ser interposta para revisão de processos findados, nos termos do art. 622 do CPP, nos casos em que, dentre outros o disposto no inciso III, "quando, após a sentença, se descobrirem novas provas de inocência do condenado ou de circunstância que determine ou autorize diminuição especial da pena".

A declaração da vítima que a relação foi consentida constitui prova da ausência de materialidade do crime de estupro, o que justifica a interposição e determina a procedência da Revisão Criminal.


Colhe-se jurisprudência:

REVISÃO CRIMINAL. CONDENAÇÃO POR ESTUPRO. PROVA NOVA QUE DESAUTORIZA A CONDENAÇÃO IMPOSTA. REVISÃO PROCEDENTE.(Revisão Criminal, Nº 70007819154, Terceiro Grupo de Câmaras Criminais, Tribunal de Justiça do RS, Relator: João Batista Marques Tovo, Julgado em: 21-05-2004).


1
Dislike0
User badge image

Wanderson Luiz

Deve ser rescisão em vez de revisão por conta dos 2 anos, mas estou na dúvida e deixo aberto pras respostas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais