Buscar

Cite duas vantagens existentes a utilização de triglicerídeos como fontes de energia ao invés dos carboidratos como o glicogênio e o amido.?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante v

Os triglicerídeos são quebrados em ácido graxo e glicerol. O ácido graxo são grandes moléculas contendo muitos carbonos os quais vai passar por um processo de beta oxidação. Esse processo de beta oxidação vai clivar a molécula de ácido graxo que contém mais de 16 carbonos de 2 em 2 carbonos transformando cada molécula com 2 carbono em Acetil-CoA a qual vai participar do cliclo de krebs gerando inúmeros ATPs, NADH e FADH2. O saldo energético nesse processo para cada molécula de ácido graxo é mais de 100 ATPs. Com isso, os triglicerídeos vão gerar muita energia já que cada molécula possui 3 cadeias de ácido graxo e cada cadeia de ácido graxo possui mais de 16 carbonos. Quanto mais carbono, mais produção de energia.

Concluindo: As 2 vantagens são, produzir muito mais ATP e gerar muito mais ciclo de krebs.

Já o glicerol quando consegue se transformar glicose, gera apenas um ciclo de krebs.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais