Qual a teoria de Sigmund Freud?
4 resposta(s)
Adriana Campos
Há mais de um mês
Teoria psicanalítica
Valeria Rocha Silva
Há mais de um mês
A teoria psicanalítica, é uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.
Freud tornou-se especialista em doenças nervosas e criou uma nova teoria, a qual estabelecia que pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, esse tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira os sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esquecia-se da própria existência.
Ao longo dos anos de estudo, fundamentou suas teorias psicanalíticas da mente e lançou, em 1895, em parceria com o médico Joseph Breuer – seu principal colaborador, a obra "Estudos sobre Histeria". Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica na atualidade: a livre associação, em que o paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses.
Roseli Strelciuc
Há mais de um mês
A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) e está intimamente relacionada a sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.