A maior rede de estudos do Brasil

farmacologia

Uma adolescente de 16 anos, iniciou recentemente um tratamento com pimozida. Ela é trazida à emergência por seus familiares, pois nos últimos dias vem apresentando tiques, com contrações prolongadas dos músculos da face. Durante o exame apresentou um quadro clínico semelhante ao efeito extrapiramidal. Qual dos seguintes fármacos seria benéfico na redução desses sinais?a)Bromocriptina.b)Lítio.c)Bensztropina.d)Proclorperazina.e)Ziprazidona.

2 resposta(s)

User badge image

Anna Júlia Freitas Verified user icon

Há mais de um mês

C. O efeito exrapiramidal induzido pela pimozida é resultante do aumento da transmissão colinérgica. A benztropina é um antagonista colinérgico, logo sua administração deve atenuar esses sintomas.
C. O efeito exrapiramidal induzido pela pimozida é resultante do aumento da transmissão colinérgica. A benztropina é um antagonista colinérgico, logo sua administração deve atenuar esses sintomas.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes