Buscar

farmacologia

Homem de 72 anos de idade apresenta-se ao consultório para acompanhamento de rotina. Ele está sob tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva (ICC) com enalapril e diurético. Sua pressão arterial está sob controle aceitável e ele não tem sintomas de insuficiência cardíaca no momento da consulta. Queixa-se de tosses frequentes nos últimos meses. A anamnese e o exame não revelam nenhuma outra causa de tosse crônica; então, você̂ decide interromper o enalapril e começar a losartana. Baseado no mecanismo de ação e nos efeitos promovidos pelos fármacos, explique por que fazer substituição do enalapril pelo losartana.

💡 1 Resposta

User badge image

Igor Rocha

A substância contida no Enalapril (Maleato de Enalapril 10mg) causa tosse em grande parte dos pacientes. As doses de medicamentos não podem ser comparadas entre substâncias diferentes. Tem medicações de pressão alta de 0,1 mg (clonidina) até 500 mg (metildopa), sendo a de 0,1 mais potente do que a de 500. Teoricamente a Losartana de 50 mg é equivalente ao enalapril de 10 mg, mas isso pode variar de acordo com o laboratório, a qualidade da medicação e a resposta de cada organismo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais