Buscar

Como se dá a regulação da secreção gástrica?

💡 3 Respostas

User badge image

Estefani Ferrari da Silva

·             Fase cefálica: secreção de HCl a partir de estímulos como paladar (mastigação) e olfatório (cheiro do alimento); ocorre antes do alimento chegar ao estômago·             Fase gástrica: a pressão do alimento na parede do estômago ativa os mecanoceptores que promovem a secreção de acetilcolina. A acetilcolina induz diretamente a secreção de HCl e induz a gastrina que potencializa a secreção de HCl·             Fase intestinal: presença do quimo ácido no duodeno estimula a secreção de secretina que, além de contrair o piloro, inibe a secreção de HCl.
1
Dislike0
User badge image

Gabriel Oliveira

-Fase cefálica: secreção de HCl a partir de estímulos como paladar (mastigação) e olfatório (cheiro do alimento); ocorre antes do alimento chegar ao estômago·-Fase gástrica: a pressão do alimento na parede do estômago ativa os mecanoceptores que promovem a secreção de acetilcolina. A acetilcolina induz diretamente a secreção de HCl e induz a gastrina que potencializa a secreção de HCl·-Fase intestinal: presença do quimo ácido no duodeno estimula a secreção de secretina que, além de contrair o piloro, inibe a secreção de HCl.
0
Dislike0
User badge image

Aline Wania

secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago. A histamina age nos receptores H2 das células parietais. Além disso, quando alimentos proteicos, como a carne, atingem a região antral, há estimulação das células G e consequente liberação de gastrina, Esse hormônio faz as células ECL liberarem histamina, cuja a ação parácrina sobre as células parietais culmina em mais secreção ácida. A histamina é o agonista mais forte na secreção de H+.A secreção de pepsinogênio pelas células principais é estimulada pela acetilcolina liberada pelo plexo mioentérico (controle nervoso) e também pelo ácido no estômago.Há uma inibição por retroalimentação negativa da secreção de HCl mediada por células D. Quando há uma diminuição do pH a partir de um determinado limiar, as células D situadas no antro gástrico tornam-se estimuladas para liberar somatostatina, substância de ação parácrina sobre as células G vizinhas, inibindo a secreção de gastrina, que por sua vez deixa de estimular a secreção de HCl.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais