Buscar

Responda as questões abaixo

1. Quais são os benefícios para o empreendedor individual da legalização?2. Como está sendo a atuação do seu escritório de contabilidade na legalização do microempreendedor individual? (se não trabalhar na área, solicito que faça uma conversa com um contador).3. O empreendedor individual tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição?4. O que ocorre se o faturamento anual do empreendedor individual for superior ao determinado por lei?5. Uma pessoa pode ser cadastrada como MEI, e trabalhar em uma empresa como empregado, por exemplo?

💡 1 Resposta

User badge image

Monica Correia

1) Alguns benefícios para o Microempreendedor Individual – MEI - Possibilidade de negociação de preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, com prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro; Emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para o governo.2) Preciso de um contador para abrir MEI? Não há necessidade de contratar um serviço de contabilidade para abrir uma MEI – ser micro empreendedor individual. Basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir os passos para ter seu CNPJ.3) Em regra, o Microempreendedor Individual não tem direito a se aposentar por tempo de contribuição, no entanto, ele pode adquirir esse direito. ... Primeiramente, o valor complementar a ser arrecadado depende diretamente de qual alíquota se enquadra o MEI, isso é, se ele já recolhe mensalmente 5 ou 11% do salário mínimo.4) Uma vez ultrapassado o limite do MEI, o empreendedor deve se adequar à sua nova realidade jurídica. ... Nesse sentido, se o faturamento ultrapassar o valor de R$ 81 mil, que é o limite de faturamento da MEI, mas se limitar a R$ 97.200,00, o seu negócio passará a se enquadrar na categoria de microempresa.5) Dentre os critérios para se formalizar MEI está o impedimento do empreendedor ter participações em outras empresas, como sócio ou administrador. Mas, não existe lei específica que proíba ou impeça um MEI de registrar sua carteira de trabalho em uma empresa.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais