Buscar

Sabemos que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento das pessoas com deficiências, além de ser lei como tornar este processo real?

💡 3 Respostas

User badge image

Jéferson Luís de Andrade

A importância da inclusão escolar é uma aspecto de grande relevância no desenvolvimento socioemocional e psicológico das crianças e adolescentes com necessidades especiais. Considerando o artigo XXVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz que “ todo ser humano tem direito à instrução”, que vai de encontro com o Decreto nº 3.956/2001 que afirma que pessoas com deficiências os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, sendo assim impactando diretamente na educação, onde a mesma deve promover a eliminação que qualquer tipo de barreira que impeça o acesso à escolarização das pessoas com necessidades especiais.

     A inclusão é um processo individual, pois não existe uma maneira para ensinar estes estudantes, pois mesmo que apresentem diagnósticos semelhantes ou até mesmo iguais eles podem reagir de maneira totalmente diferente no processo de intervenção pedagógica aplicada.

     De acordo com Paulo Freire:

 

“se o meu compromisso é realmente com o homem concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou instrumentando para melhor lutar por esta causa” (2007, p. 22).

 

           Esta preocupação é estabelecer na escola uma reflexão sobre a realidade individual de cada estudante, permitindo assim a plena inserção de todos no contexto educacional, caracterizando assim a real inclusão e reafirmando o papel social da escola.

O atendimento educacional especializado acaba por promover ações para um atendimento mais humanizado aos alunos com deficiência complementando e desenvolvendo mecanismos para um melhor aproveitamento dos estudantes com deficiência, promovendo assim um entendimento de todos em relação à aceitação do individuo como um todo em suas limitações e trazendo assim um melhor convívio e crescimento a todos os envolvidos na inclusão, sendo eles alunos, professores ou funcionários das escolas.

Segundo o Ministério da Educação:

 

“A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz a ideia de que a limitação de uma pessoa com deficiência é determinada pelo ambiente. Desse modo, define que “[...] pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas” (ONU, Art. 1, 2006)”

 

Sendo assim uma das barreiras da Inclusão Escolar e pensar em como diminuir as dificuldades enfrentadas pelos estudantes inclusos devido a características físicas do ambiente.

A Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola Regular é algo que pode acontecer, basta enxergá-los como seres humanos e cidadãos com direito a educação, conforme a Lei prevê, pois somos todos iguais em distinção segundo a constituição.

A direção da educação especial no Brasil referente à educação inclusiva mudou ao se criar o atendimento educacional especializado – (AEE) que promovendo o desenvolvimento de habilidades extracurriculares nos ensinos regulares inclusivos. O AEE veem provocando as mudanças que se espera no ensino comum, com o auxilio da Sala de Recursos Multifuncionais pode de certa forma, atender as exigências de uma educação para todos, servido de suporte para estudantes com necessidades especiais.

O compromisso de garantia dos direitos educacionais transforma as escolas regulares inclusivas como meio mais eficaz a fim de combater a discriminação determinando assim através das leis e decretos que as escolas devam acolher todas as crianças, independente de suas condições físicas, intelectuais e sociais, respeitando o individua e o meio em que ela esta inserido.

Cabe à escola aprender a conviver e encontrar meios para conviver com as diferenças, pois a Lei diz que todo tem direitos a educação, A LDB fala de igualdade, respeito, priorizando a qualidade dos direitos, cabe a todos nos cumpri-las ou cobrar o seu cumprimento para que os alunos portadores de deficiência sejam realmente atendidos na sociedade e na escola, pois tratar da educação para todos é uma tarefa que deve ser vivida diariamente.

Paulo Freire afirma que a escola deve ser um lugar de trabalho ensino a aprendizagem, lugar que a convivência seja um dos impulsionadores para o desperta do individuo em relação ao mundo que o cerca, e este mundo que o certa possui pessoas em suas infinitas individualidades sejas elas limitantes ou não.


1
Dislike0
User badge image

Nayane Teófilo Lacerda

Para o processo da inclusão acontecer é necessário que haja o envolvimento dos professores, coordenadores, gestores, direção e dos demais funcionários. É preciso que todos estejam sensibilizados e tenha o conhecimentos das diversidades, dos do aluno com a alguma necessidade educativas especiais/comportamentais.

O envolvimento da família e comunidade escolar é fundamental para esse que processo ocorra de maneira correta e real. Será preciso também a adaptações do ambiente, quando necessário, adaptação dos recursos, sala de apoio.

Com todos envolvidos e comprometidos com esse processo alcançaremos uma inclusão real.

1
Dislike0
User badge image

Hélio Ferraz

Através da disseminação de informações sobre o assunto e, principalmente, por meio da concientização de todas as pessoas.
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais