Buscar

Matemática Financeira

Apesar de a Taxa Interna de Retorno (TIR) ser uma metodologia muito utilizada na análise de investimentos, apresenta um problema que é solucionado pela Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM). Qual é o problema da TIR que é corrigido pela TIRM?


A TIR exige que o VPL seja sempre positivo, enquanto que a TIRM não faz essa exigência.

A TIR assume que todos os recursos intermediários recebidos serão reinvestidos à mesma taxa de juros que o projeto proporciona. A TIRM corrige isso, reinvestindo as receitas intermediárias à taxa que seria realmente possível reinvestir o dinheiro recebido.

A TIR não pode ser calculada quando o investimento apresenta taxa de retorno negativa, enquanto que a TIRM permite essa situação.

A TIR supõe que a taxa mínima de atratividade seja zero, enquanto que a TIRM não tem essa premissa.

Não existem diferenças entre a TIR e a TIRM.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Felipe

Não existem diferenças entre a TIR e a TIRM.

1
Dislike0
User badge image

Bbbbbbbbbbb

Assim, com algumas modificações no método de calcular a TIR, é possível superar alguns dos seus problemas e obter uma taxa de retorno mais robusta: a Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM).

A TIRM (Taxa Interna de Retorno Modificada) supõe que todos os fluxos de caixa positivos são reinvestidos (em geral, ao custo de capital da empresa – TMA) ao longo da vida do projeto. E que os fluxos de caixa negativos são descontados e incluídos no investimento inicial, a uma taxa de financiamento compatível com a empresa e o projeto. É comum para este último caso também se usar o custo de capital da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais