Buscar

Bases da Segurança de Voo - AOL2

Prévia do material em texto

Bases da Segurança de Voo - 20212.A
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Nota finalEnviado: 14/10/21 10:15 (AMT)
8/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
O SMS tem por finalidade desenvolver atividades cotidianas para identificar perigos e mitigar riscos e consequências desagradáveis nas operações. O gerenciamento de risco é fundamental para a segurança de qualquer atividade e é feito por esse departamento, que utiliza diversas técnicas de monitoramento das operações a fim de estar sempre trabalhando em um nível aceitável de segurança operacional.
Considerado essas informações e o conteúdo estudado sobre Safety Management System, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s).
I. (  ) O anexo 19 da OACI é o responsável por dar as diretrizes para o SMS.
II. ( ) No Brasil, a resolução 106 é o documento da ANAC que garante as atividades do SMS nas empresas aéreas.
III. (  ) O SMS deve ser operado por pilotos com licença de piloto comercial. 
IV. ( ) No Brasil, pequenos operadores aéreos ficam opcional desenvolver o SMS.
Agora, assinale a afirmativa que representa a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
F, V, V, V.
2. 
F, F, V, V.
3. 
V, V, F, F.
Resposta correta
4. 
V, V, F, V.
5. 
V, F, F, V.
2. Pergunta 2
/1
Para realizar os cursos do SIPAER oferecidos pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) é necessário cumprir alguns pré-requisitos e obedecer a uma série de exigências pedidas pelo órgão que dará as futuras credenciais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento de risco, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência correta para uma etapa validar a outra nos cursos SIPAER.
(  ) Realizar o curso EAD do CENIPA, conforme especificações.
(  ) Realizar o curso de Investigação oferecido pelo CENIPA, sendo um ASV (Agente de Segurança de Voo).
(  ) Ser profissional da aviação e estar trabalhando em alguma empresa aérea.
(  ) Realizar o curso de Prevenção oferecido pele CENIPA, sendo um EC-PREV (Elemento Credenciado de Prevenção).
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 1.
2. 
4, 1, 3, 2.
3. 
2, 4, 1, 3.
Resposta correta
4. 
4, 3, 1, 2
5. 
2, 4, 3, 1.
3. Pergunta 3
/1
Para que o sistema SMS (Safety Management System) possa funcionar de maneira integrada, temos os seguintes componentes como uma opção eficaz de sistema: 1. Política e Objetivos da Segurança Operacional, 2. Gerenciamento do Risco a Segurança Operacional, 3. Garantia da Segurança Operacional e 4. Promoção da Segurança Operacional.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre SMS, analise as afirmativas a seguir:
I. No quarto componente (Promoção da Segurança Operacional), temos as atribuições: treinamento e qualificação e divulgação do SGSO e da comunicação acerca da segurança operacional.
II. No segundo componente (Gerenciamento do Risco a Segurança Operacional), temos as atribuições: responsabilidade primária acerca da segurança operacional e designação do pessoal chave da segurança operacional.
III. No primeiro componente (Política e Objetivos da Segurança Operacional), temos as atribuições: processo de identificação de perigos e processos de controle e avaliação de riscos.
IV. No terceiro componente (Garantia da Segurança Operacional), temos as atribuições: processo de monitoramento e medição do desempenho da segurança operacional, processo de gerenciamento de mudanças e processo de melhoria contínua do SGSO.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
Resposta correta
2. 
III e IV
3. 
I e II.
4. 
I e III.
5. 
II e III.
4. Pergunta 4
/1
As excursões de pista costumam causar acidentes e danos às aeronaves. A mais famosa no Brasil foi em 2007, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, envolvendo uma aeronave da empresa TAM Linhas Aéreas, em que um Airbus A320, após o pouso, não conseguiu parar, saindo da pista e batendo em um prédio fora do aeroporto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre excursão de pista, analise as afirmativas a seguir:
I. Acidentes como o acontecido com a aeronave da TAM, em 2007, são exemplos de como uma aeronave pode sair da pista se sofrer problemas e anormalidades em seu pouso.
II. Acidentes acontecem. Excursão de pista é normal na aviação e é difícil prever ou até mesmo trabalhar para prevenir.
III. No relatório final do acidente da TAM percebe-se vários fatores contribuintes que fizeram a aeronave sair da pista naquele episódio. Relatórios como esse servem para evitar novos acidentes.
IV. Excursões de pista são pouco prováveis e a tripulação sempre sabe como agir. São eventos rotineiros que esporadicamente causam pequenos danos. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
I e III.
Resposta correta
3. 
II e III.
4. 
I e II.
5. 
I e IV.
5. Pergunta 5
/1
O SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) atua propagando as filosofias e valores do SIPAER, contribuindo com um trabalho de investigação, prevenção e registro de dados para estatísticas e informações através de relatórios finais e sugestões de melhorias para a comunidade aeronáutica sobre acidentes aéreos.
Considerado essas informações e o conteúdo estudado sobre o SERIPA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O SERIPA está presente em todo o Brasil e tem 7 unidades cobrindo todas as regiões do país.
II. ( ) O SERIPA é responsável pela investigação de acidentes mais relevantes, como de aeronaves de matrícula estrangeira e transporte aéreo regular.
III. ( ) O SERIPA fica localizado em Brasília DF e realiza cursos do SIPAER para a comunidade aeronáutica.
IV. ( ) Ele é responsável por investigação de acidentes da aviação geral, como escolas de aviação, taxi aéreo, agrícola, entre outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F.
2. 
V, F, V, V.
3. 
F, V, F, V.
4. 
V, F, F, V.
Resposta correta
5. 
F, F, F, V.
6. Pergunta 6
/1
Quando um avião sai da pista por algum motivo, sem a intenção da tripulação, é caracterizada uma excursão de pista, podendo gerar problemas sérios, até mesmo grades catástrofes. Medidas de segurança são publicadas sempre para evitar eventos como esse e garantir a normalidade das operações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre excursão de pista, analise as afirmativas a seguir.
I. (  ) A arremetida é uma solução para quando a tripulação se encontrar em dúvida sobre um possível pouso desestabilizado na hora de uma aproximação.
II. (  ) Arremeter é a atitude mais assertiva em caso de um piloto em comando avistar algo na pista que possa comprometer seu pouso com segurança.
III. ( ) Em uma corrida de decolagem, alguma anormalidade acontece antes da velocidade de rotação. Ao frear bruscamente, o avião pode derrapar e sair da pista, gerando uma excursão de pista.
IV. ( ) A excursão de pista acontece quando pilotos inexperientes estão no comando da aeronave.
Agora, assinale a afirmativa que representa a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V.
2. 
V, V, V, F.
Resposta correta
3. 
V, V, F, V.
4. Incorreta: 
V, V, F, F.
5. 
F, V, V, V.
7. Pergunta 7
/1
O RCSV (Relatório Confidencial para a Segurança de Voo) é uma ferramenta de prevenção do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), cuja finalidade é relatar ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) uma situação com potencial de risco para a segurança de voo.
Considerando o conteúdo estudado sobre relatório confidencial para a segurança de voo, analise as afirmativas a seguir:
I. O RCSV é um relatório que visa atender as demandas não realizadas do RELPREV, sendo um recurso a mais para relatos de segurança de voo.
II. Utiliza-se o RCSV quando a culturada organização envolvida não está em consonância com os princípios do SIPAER.
III. Fazer um RCSV (Relatório Confidencial para Segurança de Voo) é de responsabilidade exclusiva de um tripulante técnico, ou seja, copilotos e comandantes. 
IV. O RCSV Relatório Confidencial para a Segurança de Voo é utilizado em primeira estância. Caso não tenha efeito o profissional da aviação, poderá fazer um Relatório para o Ministério da Defesa ou para o DECEA.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II.
Resposta correta
2. 
I e IV.
3. 
I e III.
4. 
II e III.
5. 
III e IV.
8. Pergunta 8
/1
As Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica são as normas que regem o SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos). Elas sempre buscam atender e estar em conformidade com os novos desafios da aviação moderna, logo, muitas foram revogadas e algumas partes importantes foram anexadas às normas que permaneceram. 
Considerando o conteúdo estudado sobre normas do sistema do comando da aeronáutica, analise as afirmativas a seguir.
I. As normas em vigor hoje são as NSCAs 3-1, 3-2, 3-3, 3-4, 3-5 e 3-13.
II. A norma NSCA 3-13, que trata de protocolos de investigação de ocorrências aeronáuticas, está em vigor nos dias de hoje.
III. A NSCA 3-9, em vigor nos dias atuais, foi responsável por incorporar alguns itens de NSCAs que foram revogadas no passado. 
IV. As normas NSCA 3-1, 3-5, 3-7, 3-8, 3-9, 3-11 foram revogadas, não fazendo mais parte dos grupos de normas do sistema do comando da aeronáutica.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
I e II.
3. 
II e IV.
Resposta correta
4. 
I e III.
5. 
III e IV.
9. Pergunta 9
/1
Sobre as normas do sistema do comando da aeronáutica que regem o SIPAER e definem as regras que serão respeitadas pelas empresas e instituições aéreas, os envolvidos no Elo-SIPAER, sabemos que existe uma separação por assunto (as NSCAs), que por vezes já foram alteradas e melhoradas para facilitar as atividades da comunidade aérea.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as normas do sistema do comando da aeronáutica, ordene as normas a seguir de acordo com sua sequência as NSCAs 3-2, 3-3, 3-4, 3-6 e 3-10.
( ) Estrutura e atribuições dos elementos constitutivos do SIPAER.
( ) Plano de emergência aeronáutica em aeródromos.
( ) Gestão da Segurança de Voo na Aviação Brasileira.
( ) Investigação de ocorrências aeronáuticas com aeronaves militares.
( ) Formação e capacitação dos recursos humanos do SIPAER.
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 5, 4, 1.
2. 
1, 3, 4, 5, 2.
3. 
2, 4, 1, 5, 3.
4. 
1, 3, 2, 4, 5.
Resposta correta
5. 
5, 3, 4, 2, 1.
10. Pergunta 10
/1
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association), com sede em Montreal, no Canadá, desenvolve um material há anos, informando nele todos os tipos de artigos perigosos que possam vir a ser transportados em aeronaves, universalmente utilizado por empresas e companhias aéreas de todo o globo. Esse material chama-se Dangerous Good Regulations (DGR ou Regulações de Cargas ou Artigos Perigosos).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cargas perigosas, analise as afirmativas a seguir.
I. A OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) estabeleceu o Anexo 18 para cuidar das atividades e padrões sobre cargas perigosas.
II. O Regulamento de Mercadorias Perigosas da IATA (DGR) é a fonte confiável para ajudá-lo a preparar, manipular ou aceitar remessas aéreas de mercadorias perigosas, reconhecido pelo setor aéreo global há mais de 60 anos.
III. Cargas Perigosas são mercadorias que são levadas em porões de carga dos aviões, geralmente em malas normais, ficando fora do alcance de passageiros, trazendo, assim, segurança para a operação.
IV. As inspeções de segurança são feitas nas bagagens de mão dos passageiros, pois dentro da cabine cargas perigosas podem oferecer riscos ao voo. No porão de cargas, esses os riscos são isentos. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I e II.
Resposta correta
3. 
III e IV.
4. 
II e III.
5. 
I e III.

Continue navegando