Buscar

Avaliação - Psicologia aplicada ao cuidado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação (Psicologia aplicada ao cuidado) - Aprovado 18/10/2021 
Questão 1 Peso: 20%
.
Segundo Helman (2006), a dor é algo que acompanha o ser humano ao longo de sua vida. Do ponto de vista fisiológico, a dor é um sinalizador orgânico que aponta para uma lesão ou para o mau funcionamento corporal. Surge quando um nervo ou uma terminação nervosa sofre um estímulo doloroso de dentro do próprio corpo ou vindo de fora.
Sua existência cria um instinto de proteção, podendo gerar uma reação involuntária ou voluntária, que corresponde respectivamente a ações:
antomática e aprendida
Resposta correta!
Questão 2 Peso: 20%
A psicologia da saúde é um campo amplo e diversificado, composto por muitos modelos teórico-metodológicos e práticas. De acordo com os modelos estudados, qual deles defende que grande parte das doenças é fruto de maus hábitos que precisam ser modificados para uma vida mais saudável?
Modelo da medicina comportamental.
Resposta correta!
Questão 3 Peso: 20%
Em setembro de 2000, a OMS lançou um enorme desafio a todos os Estados-membros com metas de promoção da saúde a serem cumpridas até o ano de 2015: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Governo Federal do Brasil considera que houve avanços na concretização dessas metas. Tomando como base o terceiro objetivo — promover a equidade de gênero e capacitar a mulher (para o mercado de trabalho) —, podemos considerar que:
o Brasil já tem garantido o acesso para meninos e meninas à educação formal, e elas já são maioria em todos os níveis de ensino
Resposta correta!
Questão 4 Peso: 20%
Diante de vários modelos de assistência à saúde, o modelo mecanicista, que vê o homem como uma máquina e dividido por partes que necessitam de ajustes para funcionarem bem, vigorou desde o Iluminismo até o século XX. Esse modelo também ficou conhecido como modelo biomédico, e sua lógica hegemônica ainda vigora na prática nos dias atuais. Segundo a OMS, por que é preciso superar esse modelo?
Porque o reducionismo do doente aos aspectos físicos não contribui com o conceito ampliado de saúde, que vê o homem como um ser biopsicossocial.
Resposta correta!
Questão 5 Peso: 20%
O afeto e a cognição são aspectos psicológicos que se tornaram temas de debates nas ciências, pois exemplificavam a dicotomia mente e corpo, em que a concepção filosófica hegemônica tinha por base que o afeto (as paixões) atrapalhava o raciocínio lógico. Foi a partir do século XX que essa concepção foi se modificando, tornando-se tema de várias pesquisas nas áreas de psicologia, desenvolvimento humano, inteligência, aprendizagem e saúde. Em oposição à ideia clássica, Tousseul (2012) defende que o afeto é o motor da reflexão. Para sustentar essa afirmação, em que princípios ele se baseia?
Resposta correta!
Total de acertos: 100%
Média mínima para aprovação: 60%

Continue navegando