Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: EDUCAÇÃO ESPECIAL   
	Aluno(a): CHARLLES MOREIRA DE ABADIA
	201908423439
	Acertos: 6,0 de 10,0
	26/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201908507580)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere à Educação inclusiva na legislação brasileira, qual das premissas abaixo é verdadeira?
		
	
	O aluno deve fazer a sua própria inclusão buscando os atendimentos complementares à sua escolaridade para que possa, efetivamente, ter um bom aprendizado.
	
	A inclusão trabalha apenas com a adaptação curricular e uma flexibilização avaliativa para que a criança deficiente possa acompanhar a escolaridade com os colegas da sua idade na rede regular.
	 
	É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.
	
	A Inclusão é uma modalidade de ensino que busca uma integração do aluno no cotidiano da escola, sendo que ele precisa apresentar bom desempenho a fim de conseguir acompanhar sua turma e não ficar reprovado.
	
	Inclusão é uma utopia, um sonho de professores idealistas que não têm conhecimento da prática cotidiana e por isso, sonham com uma realidade que é impossível: misturar crianças com diferentes níveis de inteligência e aproveitamento no mesmo contexto educativo
	Respondido em 26/09/2019 21:13:10
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201909090548)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A proposta inclusiva de educação visa garantir a educação para todos, é  sinônimo de universalização da educação e vem norteando práticas pedagógicas  atuais no cenário social brasileiro. Assinale a única alternativa de escola que  NÂO  adota o princípio de inclusão social.
		
	
		Escola que  incorpora em seu projeto político-pedagógico o potencial, a criatividade e a cultura de cada aluno.
	
	Escola  onde  o professor beneficia-se da diversidade, para criar uma aula mais flexível, mais aberta a novos processos, mais facilmente ajustável a mudanças e mais criativa.
	 
	Escola que  realiza um sistema avaliativo baseado somente na promoção automática, dando oportunidades iguais para todos os alunos.
	
		Escola que  assume o compromisso com a transformação social, cultural e pedagógica.
	
		Escola  que  valoriza as diferenças e o respeito à diversidade trazendo consequências positivas para todos os alunos.
	Respondido em 26/09/2019 21:13:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201908507585)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
		
	 
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	
	Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
	
	A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem.
	
	Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
	
	A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
	Respondido em 26/09/2019 21:13:54
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201909103506)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nesta época, tem início o movimento contra a retirada da pessoa com deficiência do convívio familiar, e o trabalho educacional proposto passa a ter como principal objetivo sua normalização, ou seja, procurar formas de atuação junto ao deficiente visando ajudá-lo a adquirir as condições e os padrões de comportamento mais próximos possíveis do que é socialmente determinado como normal. O momento histórico da afirmação era:
		
	
	Século XIX
	
	Na antiguidade
	
	Século XVI
	
	Na Idade média
	 
	No século XX
	Respondido em 26/09/2019 21:13:58
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201908507769)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
		
	
	a profissionalização do aluno.
	
	a preparação para o mercado de trabalho.
	 
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	
	a formação para a cidadania.
	 
	a inclusão social.
	Respondido em 26/09/2019 21:19:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201908507734)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em depoimento à Revista Sentidos (Ano 2 ¿ nº 11, p.24), a assistente social Mina Regen comenta que, "as crianças com deficiência física, intelectual, sensorial ou com transtornos globais de desenvolvimento convivendo com outras crianças, sem deficiência, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas, as crianças sem deficiência também se beneficiam dessa convivência". Podemos concluir que essa afirmativa está de acordo com:
		
	
	a idéia de que a escola deve ser formada por turmas homogêneas com alunos separados por tipo de deficiência.
	
	a proposta médico-assistencialista que acredita ser a escola o espaço para a medicalização da educação.
	 
	o movimento de inclusão social.
	
	os ideais que orientam instituições escolares segregadoras e competitivas.
	
	a proposta de educação segregada.
	Respondido em 26/09/2019 21:18:40
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201908507176)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
		
	
	V F V V
	
	F V F V
	 
	F V V V
	
	V V F F
	 
	V F F V
	Respondido em 26/09/2019 21:18:21
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201909087511)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a localização das lesões, a paralisia cerebral apresenta três tipos diferentes de envolvimento neuromuscular e de comprometimento motor. O tipo atetóide tem como característica principal:
		
	
	Capacidade  para  resolver problemas de matemática com muita facilidade
	 
	 Os movimentos involuntários
dos membros
	
	A elevada inteligência para resolver os exercícios
	
	Instrução em Braille para participar das aulas
	
	Apresentar dificuldade de audição
	Respondido em 26/09/2019 21:18:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201908507648)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Há vários tipos de cegueira. Quando dizemos que ela é congênita, isso significa que ela foi adquirida:
		
	
	por perda gradativa
	
	por inadequação de iluminação e condições de uso da visão
	 
	desde o nascimento
	 
	nos primeiros dias de vida
	
	por glaucoma na infância
	Respondido em 26/09/2019 21:18:06
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201911378996)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO atende às necessidades específicas dessa pessoa:
		
	 
	Aparelho amplificador de som
	
	Bengala
	 
	Sorobã
	
	Reglete para Braille
	
	Programa DOSVOX
	
	 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A1_201908423439_V1 
	27/08/2019
	Aluno(a): CHARLLES MOREIRA DE ABADIA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201908423439
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A exclusão causa muitos danos nos indivíduos, algumas vezes, irrecuperáveis. Os danos psicológicos têm como consequência: A exclusão causa muitos danos nos indivíduos, algumas vezes, irrecuperáveis. Os danos psicológicos têm como consequência:  
		
	
	 
Exclusão da escola por diversos fatores
 
	
	 
A pessoa é percebida como improdutiva
 
	
	 
Limitação no exercício da cidadania
 
	
	 
A garantia de uma escola para todos.
 
	 
	 
Em relação a autoestima e autoimagem
 
	Respondido em 27/08/2019 11:14:03
	
Explicação:
 
Em termos psicológicos, o sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua autoestima e pode vir a estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa.
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um déficit cognitivo e deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Quais as leis que Patrícia pode recorrer para obrigar a escola de sua filha a se atualizar e manter o atendimento/educação dela?
		
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Federal nº 8.899/94 do Passe Livre.
	
	Políticas públicas referentes à aprovação automática.
	
	Constituição Federal e Lei Federal nº 8.899/94 - Lei do Passe Livre.
	 
	Constituição Federal de 1988 e Lei nº 7.853/89 que dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências.
	
	Estatuto da criança e do Adolescente e Lei do FUNDEB.
	Respondido em 27/08/2019 11:14:59
	
Explicação:
Patrícia é segurada pela Constituição Federal de 1988 e Lei númeto 7853/89 apoio às pessoas com deficiências.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A construção de um processo educacional inclusivo, requer uma   transformação nas práticas sociais segregadoras, historicamente construídas e exige
		
	 
	uma  revisão conceitual  dos valores morais  expressos nas  propostas pedagógicas que efetivem o atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência.
	
	a construção de uma consciência político-ideológica voltada para reprodução do modelo de escola conservadora e excludente.
	
	a  construção de um projeto pedagógico para o aluno com deficiência em outro espaço, distante da escola regular.
	
	a elaboração do Projeto Político-Pedagógico  segregador, valorizando a exclusão do aluno com deficiência do ensino regular.
	
	a construção e conservação de uma escola segregadora,  com uma  visão dicotômica entre ensino regular e especial.
	Respondido em 27/08/2019 11:15:45
	
Explicação:
Segundo os princípios e garantias constitucionais, ninguém pode ser excluído. Assim,
quando a Constituição Federal (2000, art. 205, p. 117,), garante a educação para todos,
significa que é para todos mesmo, em um mesmo ambiente e deve ser o mais diversificado
possível, como forma de atingir ao pleno desenvolvimento humano e o preparo para a
cidadania.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A professora de uma escola regular afirma que acredita na proposta da escola inclusiva porque "a criança com uma deficiência física, intelectual ou sensorial convivendo com outras crianças sem essas características, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas quem se beneficia mais são as crianças sem deficiência". A partir dessa afirmativa, podemos concluir que:
		
	 
	a convivência com a diversidade humana contribui para a superação do estigma da deficiência.
	
	o convívio entre crianças com e sem deficiência deve ser evitado pois influencia negativamente o grupo.
	
	a segregação da pessoa com deficiência em espaços especiais contribui para a superação do preconceito.
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a manutenção do preconceito social sobre a deficiência.
	
	o preconceito e o estigma sobre a deficiência são agravados com a inclusão social.
	Respondido em 27/08/2019 11:16:40
	
Explicação:
É a partir das relações com os outros que se constrói a noção de identidade. Isolado do grupo, da convivência social e do diálogo com os outros, a pessoa não desenvolve sua noção de ¿eu¿, sua identidade.Logo. todos se beneiciam desta relação;
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A proposta inclusiva de educação visa garantir a educação para todos, é  sinônimo de universalização da educação e vem norteando práticas pedagógicas  atuais no cenário social brasileiro. Assinale a única alternativa de escola que  NÂO  adota o princípio de inclusão social.
		
	
		Escola que  incorpora em seu projeto político-pedagógico o potencial, a criatividade e a cultura de cada aluno.
	
		Escola que  assume o compromisso com a transformação social, cultural e pedagógica.
	
		Escola  que  valoriza as diferenças e o respeito à diversidade trazendo consequências positivas para todos os alunos.
	
	Escola  onde  o professor beneficia-se da diversidade, para criar uma aula mais flexível, mais aberta a novos processos, mais facilmente ajustável a mudanças e mais criativa.
	 
	Escola que  realiza um sistema avaliativo baseado somente na promoção automática, dando oportunidades iguais para todos os alunos.
	Respondido em 27/08/2019 11:17:50
	
Explicação:
Uma proposta inclusiva que preconiza educação para todos não poderá se basear em uma avaliação para a exclusão.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Macedo escreveu: "A cultura da diferença supõe a cultura da fraternidade, em que diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças podem conviver em uma inclusão, formando um todo, quaisquer que sejam as diferentes escalas que o compõem" (p. 15) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Das respostas abaixo, qual delas apresenta corretamente uma premissa do paradigma inclusivo?
		
	
	Garantir uma escola de qualidade através do mérito da competitividade e da aceitação das diferenças pessoais.
	
	Inclusão significa dar a todos os alunos as mesmas condições de entrada no sistema educativo, sem, no entanto, se comprometer como resultado da saída, pois a qualidade da aprendizagem depende do aluno.
	
	Dar acesso a todas as crianças ao bom ensino, sendo que a escola oferecerá uma estrutura e os alunos deverão se adaptar a ela.
	
	Saber que uma boa escola deve apresentar um sistema avaliativo eficiente para promover uma real avaliação de desempenho dos alunos.
	 
	Perceber
que educação de qualidade é um direito de todos e dessa forma, a escola pode fazer flexibilizações necessárias para atender às necessidades dos alunos.
	Respondido em 27/08/2019 11:19:21
	
Explicação:
Educação de qualidade é aquela que garante ao cidadão acesso, compreensão e uso das possibilidades a ele concedidas pelo conhecimento, de forma crítica, cidadã, ética e fraterna.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No que se refere à Educação Inclusiva na legislação brasileira, qual das premissas abaixo é verdadeira?
		
	
	A Inclusão é uma modalidade de ensino que busca uma integração do aluno no cotidiano da escola, sendo que ele precisa apresentar bom desempenho a fim de conseguir acompanhar sua turma e não ficar reprovado.
	
	O aluno deve fazer a sua própria inclusão buscando os atendimentos complementares à sua escolaridade para que possa, efetivamente, ter um bom aprendizado.
	
	A inclusão trabalha apenas com a adaptação curricular e uma flexibilização avaliativa para que a criança deficiente possa acompanhar a escolaridade com os colegas da sua idade na rede regular.
	
	Inclusão é uma utopia, um sonho de professores idealistas que não têm conhecimento da prática cotidiana e por isso, sonham com uma realidade que é impossível: misturar crianças com diferentes níveis de inteligência e aproveitamento no mesmo contexto educativo
	 
	É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.
	Respondido em 27/08/2019 11:20:39
	
Explicação:
É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.Este é o texto que atende à Legislação sobre o indivíduo om deficiência.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. João foi impedido de usar o laboratório  devido a sua deficiência intelectual (síndrome de down).  O professor de ciência acredita que João não irá conseguir construir conhecimento  participando da atividade,  e ainda  corre  risco  de se ferir com a  manipulação dos potes de vidros e  produtos químicos.
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola  inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada
		
	 
	errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer  segurança também para o aluno com síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando a atividade.
	
	correta, pois havia perigo  na realização da atividade, já que o aluno possui síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
	
	correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de  participar de todas as propostas educacionais.
	Respondido em 27/08/2019 11:21:47
	
Explicação:
Uma proposta de educação inclusiva , significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.Logo, o professor agiu indevidamente e o gestor da escola necessita oferecer formaçao continuada para seus professores,
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A2_201908423439_V1 
	27/08/2019
	Aluno(a): CHARLLES MOREIRA DE ABADIA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201908423439
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O  processo de conquista e o reconhecimento de alguns direitos das pessoas com deficiência, no Brasil e no  mundo vem avançando. Temos como exemplo a Declaração Universal dos Diretos Humanos - 1948.
Assinale o item que apresenta SOMENTE   documentos legais que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo:
 
		
	
	Constituição Federal -1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90
 
	 
	Declaração de Salamanca - LDB 9394/96  - Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90, Convenção de Guatemala
	
	Declaração de Salamanca, Lei nº 8.078/90, CONDEPHAAT-1982
 
	
	 LDB 9394/96,   Estatuto da Criança e Do Adolescente,  CONDEPHAAT-1982 
	Respondido em 27/08/2019 12:16:29
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As pessoas com deficiência muitas vezes eram consideradas uma classe parasita, incapaz de sustentar-se e de cuidar de sua própria vida. Causavam um desgosto inconsolável, insegurança e às vezes desespero à sua família sendo considerados até mesmo uma ameaça e um perigo para a comunidade. Segundo Mendes (1995), as instituições não tinham proposições assistencialistas e muito menos educacionais.
Este trecho refere-se a qual fase:
		
	 
	Segregação.
	
	Inclusão.
	
	Exclusão.
	
	Integração.
	
	Inserção.
	Respondido em 27/08/2019 12:17:11
	
Explicação:
No processo de segregação, as pessoas com deficiência muitas vezes eram consideradas uma classe parasita, incapaz de sustentar-se e de cuidar de sua própria vida. Causavam um desgosto inconsolável, insegurança e às vezes desespero à sua família sendo considerados até mesmo uma ameaça e um perigo para a comunidade. Segundo Mendes (1995), as instituições não tinham proposições assistencialistas e muito menos educacionais.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na década de 80, alunos com deficiência intelectual  eram matriculados na  Escola Municipal Ramiz Galvão - RJ.  Somente esses alunos participavam da turma 109,  pois não conseguiam aprovação  e permaneciam muitos anos  na mesma classe da escola, designada de Turma dos AEs (alunos excepcionais).
A escola, nessa época, não tinha a preocupação de realizar adaptações curriculares necessárias ao processo educacional do aluno com deficiência, era o  aluno que precisava se adequar as exigências  da escola.
A Educação Especial na década de 80 no Brasil, seguia o  paradigma:
		
	 
	da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	 da terapia, que foi aos poucos  substituído por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	
	da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena.
	
	da inclusão, que procurava garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	 médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	Respondido em 27/08/2019 12:20:42
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana.
	 
	Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais.
	
	Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE).
O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica.
	
	O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica.
	Respondido em 27/08/2019 15:44:46
	
Explicação:
Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
		
	
	Idade Moderna
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	 
	Antiguidade
	
	Idade Contemporânea
	
	Idade Média
	Respondido em 27/08/2019 15:45:15
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na Idade Moderna a ciência criou um discurso sobre a deficiência que era determinista e fatalista, pois preconizavam que a deficiência acontecia por influência genética e era determinante por toda a vida. Essa concepção trouxe qual prática para o atendimento e cuidado das pessoas portadoras de necessidades especiais?
		
	
	Criação de oficinas de Terapia Ocupacional para promover a produtibilidade dos deficientes e encorajá-los a administrarem a própria vida.
	
	Criação de escolas particulares para que esses indivíduos reforçassem o estudo sobre as ciências.
	 
	Criação de asilos, manicômios e instituições que segregassem os deficientes para lhes dispensar o tratamento adequado por serem anormais.
	
	Criação de medicamentos poderosos que prometiam acabar com a deficiência a partir da utilização de drogas caras.
	
	Uma luta anti-manicomial com o objetivo de humanizar as formas de tratamento e inserir o deficiente na sociedade de forma responsável.
	Respondido em 27/08/2019 15:47:25
	
Explicação:
Na Idade Moderna a ciência criou um discurso sobre a deficiência que era determinista e fatalista, pois preconizavam que a deficiência acontecia por influência genética e era determinante por toda a vida. Essa concepção trouxe para o atendimento e cuidado das pessoas portadoras de necessidades especiais, a criação de asilos, manicômios e instituições que segregassem os deficientes para lhes dispensar o tratamento adequado por serem anormais.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como uma pessoa estática e passou a ser vista como:
		
	
	sujeito dependente
	 
	pessoa dinâmica e com possibilidades
	
	ser demoníaco
	
	pessoa incapaz
	
	bobo da corte
	Respondido em 27/08/2019 15:48:30
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao descrever sobre a cultura da diferença como uma concepção emergente no ambiente educativo, Lino de Macedo faz uma crítica ao paradigma integrador que apresenta uma característica fundamental. Segundo o autor: "A cultura da diferença supõe a cultura da fraternidade, em que diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças podem conviver em uma inclusão, formando um todo, quaisquer que sejam as diferentes escalas que o compõem" (p. 15) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Marque a resposta que apresenta corretamente uma característica do paradigma integrador.
		
	
	Saber que uma boa escola deve apresentar um sistema avaliativo eficiente para promover uma real avaliação de desempenho dos alunos.
	
	Perceber que educação de qualidade é um direito de todos e dessa forma, a escola pode fazer flexibilizações necessárias para atender às necessidades dos alunos.
	
	Integrar significa sempre trabalhar com o apoio de mediadores para que estes possam facilitar a aprendizagem do aluno com dificuldade.
	 
	Dar acesso a todas as crianças ao bom ensino, sendo que a escola oferecerá uma estrutura e os alunos deverão se adaptar a ela.
	
	A integração pressupõe a criação de uma força tarefa constituída por profissionais capacitados, professores e familiares que ajudarão o aluno deficiente encontrar as condições ideais de estudo nas instituições escolares.
	Respondido em 27/08/2019 15:49:43
	
Explicação:
Tem direito a uma boa escola, com excelentes ensino onde a escola vai se adptar ao aluno.
 
		 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A3_201908423439_V1 
	27/08/2019
	Aluno(a): CHARLLES MOREIRA DE ABADIA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201908423439
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A médica italiana Marina Montessori trouxe uma grande contribuição para a educação de crianças com necessidades especiais ao criar o Método Natural de aprendizagem. Das premissas abaixo, qual NÃO faz parte do método Natural criado por Maria Montessori?
		
	
	A escola deve promover uma aprendizagem centrada na criança.
	 
	Crianças com necessidades educativas especiais devem ser segregadas e educadas em escolas da rede especial, pois prejudicam o desenvolvimento natural das crianças normais e intelectualmente preservadas.
	
	Numa sala de aula há agrupadas que são grupos escolares de crianças com idades diferenciadas.
	
	A criança deve se auto-educar através de atividades de estimulação sensorial e intelectual.
	
	O educador deve incentivar a atividade da criança que significa a manifestação espontânea, sendo a aprendizagem um processo ativo de deslocamento no espaço e escolha pelo indivíduo de tarefas que correspondam as suas necessidades do momento.
	Respondido em 27/08/2019 16:15:45
	
Explicação:
Não se enquadra dentro do método natural de Montessori é  que os alunos  com necessidades educativas especiais devem ser segregadas e educadas em escolas da rede especial, pois prejudicam o desenvolvimento natural das crianças normais e intelectualmente preservadas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	Respondido em 27/08/2019 16:17:26
	
Explicação:
Essa é uma inverdade,A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse
aluno no período em que estiver na escola.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Mazzotta (1996) até o século XVIII, as concepções de deficiência estavam voltadas para o misticismo e o ocultismo, ou seja, eram fundamentadas com base:
		
	 
	na religião ou em poderes sobrenaturais.
	
	no idealismo.
	
	no positivismo.
	
	no humanismo.
	
	no realismo.
	Respondido em 27/08/2019 16:17:47
	
Explicação:
Segundo Mazzotta (1996) até o século XVIII, as concepções de deficiência estavam voltadas para o misticismo e o ocultismo, ou seja, eram fundamentadas com base na religião ou em poderes sobrenaturais.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Várias leis foram criadas com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais nos sistemas de ensino brasileiro. Dentre essas leis, temos a LDB 9.394/96 que preconiza:
		
	
	Um crime punível com reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta.
	
	Passe livre para pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte interestadual.
	
	O encaminhamento dos alunos com deficiências para as classes/escolas especiais particulares financiadas pelo Estado.
	 
	Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, integrante do sistema educacional brasileiro.
	
	Matrícula gratuita em escolas religiosas particulares.
	Respondido em 27/08/2019 16:19:50
	
Explicação:
A Educação Especial dentro da nossa atual LDB/9394/96,  como modalide de educação, integrante do sistema educacional brasileiro.
 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), as atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo:
		
	 
	substitutivas à escolarização.
 
	
	suplementares à escolarização.
 
	
	úteis à escolarização.
 
	
	de apoio à escolarização.
	
	complementares à escolarização.
 
	Respondido em 27/08/2019 16:21:27
	
Explicação:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), as atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
		
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
	 
	todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	Respondido em 27/08/2019 16:24:22
	
Explicação:
Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a... Segundo o documento, ¿o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possa ter.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação
II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas
		
	 
	no item III.
 
	
	no item I.
 
	
	em todos os itens.
 
	
	nos itens II e III.
 
	
	os itens I e II.
	Respondido em 27/08/2019 16:26:02
	
Explicação:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual foi o primeiro documento no mundo que pensou na inclusão de pessoas com necessidades especiais e estabeleceu seus direitos?
		
	
	Declaração de Salamanca (1994).
	
	I Conferência Brasileira de Educação (1980).
	 
	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (1994).
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
	Respondido em 27/08/2019 16:26:29
	
Explicação:
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)Qual foi o primeiro documento no mundo que pensou na inclusão de pessoas com necessidades especiais e estabeleceu seus direitos.
	
	
	
	 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A4_201908423439_V1 
	27/08/2019
	Aluno(a): CHARLLES MOREIRA DE ABADIA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201908423439
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência física. A Tecnologia Assistiva é definida como:
		
	 
	Um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária.
	
	Espaço onde o aluno com deficiência é atendido para um tratamento especializado.
	
	O impedimento do aluno com deficiência frequentar a escola regular
	
	Ambiente para o atendimento especializado de deficientes físicos
	
	Sala de atendimento pedagógico exclusiva para os deficientes físicos.
	Respondido em 27/08/2019 17:07:04
	
Explicação:
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a questão em que todas as situações configuram fatores indicadores de deficiência física.
		
	
	Atraso no desenvolvimento psicomotor, da linguagem e do raciocínio matemático.
	 
	Gestação de alto risco, atraso no desenvolvimento psicomotor e alterações nos movimentos e no equilíbrio.
	
	Atraso no desenvolvimento da linguagem oral e na simbolização, quedas sem motivo aparente.
	
	Fator estresse, ansiedade e oscilação de humor.
	
	Prematuridade, atraso no desenvolvimento da linguagem e quedas constantes.
	Respondido em 27/08/2019 17:07:56
	
Explicação:
Estação de alto risco, atraso no desenvolvimento psicomotor e alterações nos movimentos e no equilíbrio.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No filme Meu Pé Esquerdo, o filho de uma família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que retira todos os movimentos do seu corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle somente desse membro, o jovem torna-se escritor e pintor. A respeito da paralisia cerebral, podemos dizer que:
 A) Pode ocorrer que a criança com paralisia cerebral também tenha uma deficiência intelectual, mas isso não
acontece necessariamente.
 B) A paralisia cerebral não está associada diretamente à deficiência intelectual, mas pode ocorrer a combinação das duas deficiências numa só criança.
 C) O desenvolvimento cognitivo do aluno portador de paralisia cerebral, pode ser afetado e prejudicado em função de sua dificuldade em atuar sobre o mundo físico, decorrente de suas limitações sensório-motoras e de linguagem, o que pode vir a comprometer desenvolvimento das capacidades lógicas, de interação e de domínio das práticas culturais, que vão desde as atividades da vida diária até o domínio da leitura e da escrita.
 Assinale a alternativa correta:
		
	
	A afirmativa A é a única correta.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	Respondido em 27/08/2019 17:09:42
	
Explicação:
Paralisia cerebral é uma lesão no sistema nervoso central pode afetar a parte motora ou mental da pessoa e quando esta lesão só atinge a parte motora. Quando a lesão compromete a parte mental (cognitivo), resulta em deficiência intelectual. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a afirmativa verdadeira:
		
	 
	Oferecer ao aluno com deficiência física acessibilidade ao espaço físico é dever da escola.
	
	O aluno com deficiência física é o aluno cego e/ou surdo.
	
	Os recursos de tecnologia assistiva devem ser providenciados pela família do educando como condição para seu ingresso na escola regular.
	
	O aluno com deficiência física é aquele que apresenta problemas de visão, audição e locomoção.
	
	O aluno com deficiência física deve frequentar a escola especial.
	Respondido em 27/08/2019 17:11:09
	
Explicação:
Oferecer ao aluno com deficiência física acessibilidade ao espaço físico é dever da escola.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A disfunção motora consequente da lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais, cuja principal causa é uma lesão encefálica não progressiva, acontecida antes ou durante o parto, podendo surgir até os 3 anos, recebe o nome de:
		
	 
	Paralisia cerebral
	
	Nanismo
	
	Fenilcetonúria
	
	Autismo
	
	Hidrocefalia
	Respondido em 27/08/2019 17:11:30
	
Explicação:
A paralisia cerebral é uma lesão cerebral que acontece, em geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou até dois anos após o nascimento 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No que se refere à Tecnologia Assistiva, qual é o seu principal objetivo? Marque a resposta corrreta.
		
	
	Atendimento especializado feito em outra instituição para não misturar os objetivos da independência da vida diária com os educativos.
	
	Ensinar uma ocupação para os casos crônicos de deficiência afim de que possam ser inseridos no mundo do trabalho.
	
	Oferecer as condições de subsistência adequadas que muitas vezes faltam às famílias de crianças com deficiências.
	 
	Promover a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitar a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
	
	Disponibilizar programas de computador que auxiliem os deficientes com as inovações tecnológicas sem as quais o cotidiano educacional ficaria inviável.
	Respondido em 27/08/2019 17:12:07
	
Explicação:
 
Tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na reunião de pais de uma escola de ensino fundamental, a mãe de um aluno com deficiência física, incluído na classe regular, argumenta que seu filho não apresenta dificuldade para aprender, mas sim, dificuldade para aprender da forma como é ensinado. Podemos dizer que essa mãe:
		
	
	Está incorreta porque o aluno precisa se adaptar ao modelo de ensino da escola.
	
	Está incorreta porque seu filho por ter deficiência física apresentará dificuldade de aprendizado.
	
	Está incorreta porque a escola precisa se adaptar ao aluno.
	
	Está correta, mas a escola precisa adequar o ensino para atender também a deficiência intelectual que esse aluno apresentará devido a sua deficiência física.
	 
	Está correta, e a escola precisa adequar o ensino ao aluno de acordo com suas necessidades decorrentes da deficiência física.
	Respondido em 27/08/2019 17:13:11
	
Explicação:
A escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. A incapacidade do aluno com deficiencia física provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para estimulá-lo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(Concurso Público Secretaria Municipal de Educação ¿ SME). A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que têm a função de ajudar as pessoas com deficiência na resolução de dificuldades funcionais. Para auxiliar um aluno com dificuldade motora na produção escrita, pode ser disponibilizado o seguinte recurso:
		
	
	Vocalizador com mensagens gravadas
	
	 Livros de histórias infantis.
	
	Chaveiro de comunicação
	
	Livro de história com texto em Braille
	 
	  Alfabeto móvel de letras
 
	Respondido em 27/08/2019 17:14:24
	
Explicação:
O professor deve trabalhar com alfabeto móvel para que o aluno aprenda através  das letras .
	
	 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A5_201908423439_V1 
	27/08/2019
	Aluno(a): CHARLLES MOREIRA DE ABADIA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201908423439
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que o período do desenvolvimento em que a pessoa ficou cega pode influenciar no seu tratamento e reabilitação. Quando uma pessoa é cega desde o nascimento como poderá formar as imagens mentais?
		
	 
	Formará imagens mentais a partir do conhecimento advindo do tato e da audição.
	
	Formará imagens somente a partir da linguagem, da descrição que as pessoas gentilmente farão para ele sobre os objetos que a cercam.
	
	A partir do inconsciente que forma imagens a partir dos sentimentos.
	
	Formará imagens a partir do conceito transmitido sobre o objeto.
	
	Nunca formará imagens mentais, pois não as visualizou e tem o mecanismo de percepção seriamente prejudicado.
	Respondido em 27/08/2019 17:29:21
	
Explicação:
Através de magens mentais a partir do conhecimento advindo do tato e da audição.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO pode ser utilizado por eles, por se tratar de uma incompatibilidade perceptiva.
		
	
	Sorobã
	
	Bengala
	 
	Prótese para amplificação de som.
	
	Reglete para Braille
	
	Programa DOSVOX
	Respondido em 27/08/2019 17:29:49
	
Explicação:
O aluno citado na questão não é surdo, logo a prótese de amplificação de som não é uma adaptação adequada.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque (V) para informações verdadeiras e (F) para informações falsas sobre a cegueira.
( ) Crianças cegas devem ser inseridas em escolas especiais para cegos ou deficientes mentais e podem apresentam um atraso no desenvolvimento global.
( ) Crianças cegas precisam de estímulos permanentes dentro de sua faixa etária para não apresentarem atraso no desenvolvimento global.
( ) Não devemos deixar a criança cega se orientar pelos outros sentidos para aprender,pois ela precisa saber utilizar apenas o Braille para ter a aprendizagem conceitual.
( ) É necessário desenvolver as atividades da vida diária apenas em relação à higiene e alimentação, pois as demais são complexas demais para a infância.
A sequência correta é:
		
	 
	F V F F
	
	V V V F
	
	V V F F
	
	F V V F
	
	V F F V
	Respondido em 27/08/2019 17:30:55
	
Explicação:
A criança cega tem direito de frequentar escola regular e receber o atendimento educacional especializado. Ela poderá se desenvolver como todos os alunos e a deficiência visual não implica uma deficiência intelectual. O trabalho pedagógico deve explorar os diferentes sentidos para além da visão.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"Uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente".  A descrição acima se trata da:
		
	
	Autismo
	
	Síndrome de down
	 
	Cegueira
	
	Paralisia cerebral
	
	Surdez
	Respondido em 27/08/2019 17:31:33
	
Explicação:
Essa é a definição para cegueira que é uma deficiência visual.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que:
		
	
	o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular.
	
	O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial
	
	a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado.
	 
	a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
	
	a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular.
	Respondido em 27/08/2019 17:33:22
	
Explicação:
A aluna não teve acesso a rede de apoio e suporte que tem direito e necessita. Isso dificultou sua inclusão na escola regular. Ela tem direito ao atendimento educacional especializado na rede pública e privada.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
		
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	Respondido em 27/08/2019 17:34:05
	
Explicação:
A proposta pedagógica deve explorar experiências concretas e recursos materiais adequados para que a a criança cega comprenda os conceitos e construa conhecimentos. Esse trabalho contribuirá para sua autonomia e independência.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que conceitua corretamente a pessoa cega.
		
	
	Pessoa que tem limitação visual e comprometimentos neurológico e intelectual.
	
	Pessoa que possui resíduos visuais em grau pequeno, mas que permite ler textos impressos à tinta, desde que com letras grandes.
	 
	Pessoa que possui perda total ou um resíduo mínimo de visão.
	
	Pessoa com glaucoma ou perda parcial da visão por tempo indeterminado.
	
	Pessoa que pode ter a visão corrigida por métodos cirúrgicos ou não.
	Respondido em 27/08/2019 17:34:30
	
Explicação:
A definição desse campo engloba pessoas que perderam totalmente a capacidade de visão, como também, pessoas que apresentam um resíduo mínimo de visão.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que:
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.
 B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do que a visual.
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	A afirmativa A é a única correta.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	Respondido em 27/08/2019 17:35:25
	
Explicação:
Todas as afirmativas estão corretas já que a deficiência inteltual não está associada à questão da cegueira ou baixa visão. O aluno poderá precisar de adaptações ou de maior tempo, mas apresenta capacidade de aprendizado como os demais alunos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
		 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A1_201802481346_V1 
	29/09/2019
	Aluno(a): ANTONIO MARCOS DA SILVA PEREIRA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201802481346
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Macedo escreveu: "A cultura da diferença supõe a cultura da fraternidade, em que diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças podem conviver em uma inclusão, formando um todo, quaisquer que sejam as diferentes escalas que o compõem" (p. 15) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Das respostas abaixo, qual delas apresenta corretamente uma premissa do paradigma inclusivo?
		
	
	Saber que uma boa escola deve apresentar um sistema avaliativo eficiente para promover uma real avaliação de desempenho dos alunos.
	
	Garantir uma escola de qualidade através do mérito da competitividade e da aceitação das diferenças pessoais.
	
	Inclusão significa dar a todos os alunos as mesmas condições de entrada no sistema educativo, sem, no entanto, se comprometer como resultado da saída, pois a qualidade da aprendizagem depende do aluno.
	 
	Perceber que educação de qualidade é um direito de todos e dessa forma, a escola pode fazer flexibilizações necessárias para atender às necessidades dos alunos.
	
	Dar acesso a todas as crianças ao bom ensino, sendo que a escola oferecerá uma estrutura e os alunos deverão se adaptar a ela.
	Respondido em 29/09/2019 19:24:55
	
Explicação:
Educação de qualidade é aquela que garante ao cidadão acesso, compreensão e uso das possibilidades a ele concedidas pelo conhecimento, de forma crítica, cidadã, ética e fraterna.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	 
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado
em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	Respondido em 29/09/2019 19:27:11
	
Explicação:
A educação especial assumida como uma modalidade de educação escolar cujo processo de escolarização do aluno com deficiência é coerente com os mesmos níveis, etapas e modalidades de educação e ensino dos alunos sem deficiência, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos, bem como na educação profissional e na superior. Assim, a educação especial não substitui a educação regular.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A segregação social da pessoa com deficiência intelectual é compreendida como:
		
	
	Uma ação social favorável à inclusão.
	
	Uma força de luta contra as barreiras sociais.
	
	Um movimento que amplia a comunicação.
	
	Um processo de integração.
	 
	Um distanciamento social e físico da pessoa com deficiência.
	Respondido em 29/09/2019 19:50:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Coordenação Pedagógica de uma escola de ensino fundamental está organizando o trabalho de apoio e suporte que deve oferecer para alunos incluídos na Educação Especial. Para tal, deve pensar nas adaptações que deverá oferecer para alunos com:
		
	
	 deficiências físicas e intelectuais.
	
	deficiências físicas e sensoriais.
	
	 deficiências intelectuais.
	 
	 deficiências físicas e intelectuais, sensoriais, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
	
	 transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
	Respondido em 29/09/2019 19:54:21
	
Explicação:
As deficiências físicas e intelectuais, sensoriais, com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação necessitam de adaptações especiais para aender a seguinte premissa:“Adaptações Curriculares, portanto, são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais” (BRASIL, 2000a, p.8).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que
		
	
	o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o da sala de recursos multifuncionais busca promover condições de aprendizagem da criança com deficiência.
	
	durante muito tempo, a educação especial foi oferecida em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais, em substituição ao ensino comum.
	 
	desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança.
	
	se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, preferencialmente em escolas regulares, ou em ambientes especializados.
	
	o projeto pedagógico da escola deve articular a educação comum e a educação especial, buscando atender às necessidades dos educandos.
	Respondido em 29/09/2019 19:57:44
	
Explicação:
Desde sua origem, a Educação Especial não se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação às legislações nacionais que asseguram a inclusão de pessoas com deficiências na rede regular de ensino, assinale a única alternativa correta.
		
	 
	A Educação Especial para ser oferecida na Rede regular de ensino precisa estar alinhada às Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
	
	Falar em Inclusão significa que as pessoas deficientes e com dificuldades de aprendizagens devem ser educadas nas salas de recurso ao invés de estarem participando das atividades junto com os colegas da rede regular. Esse cuidado vem sendo tomado para impedir que os alunos que apresentam deficiências possam não se apropriar dos conteúdos administrados pelo professor regente. A lei assegura a permanência da pessoa com deficiência na rede regular de ensino, desde que ela traga por sua conta e capacitação, um profissional que atue como mediador entre o aluno deficiente e seus demais pares de interação.
	
	Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
	
	A Educação Especial oferece um atendimento clínico especializado no horário posterior a escolarização. Neste, o deficiente pode ser consultado por especialistas e receber a atenção merecida dos serviços de saúde.
	
	A Educação Especial será ofertada apenas em pólos especiais nos quais haverá profissionais mais capacitados para a educação de alunos com deficiências mentais e sensoriais.
	Respondido em 29/09/2019 19:59:03
	
Explicação:
Todos tem direito a educação, que é oferecida na rede regular de ensino dentro das Diretrizes para atendimento educacional.
 
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Durval tem  dez anos de idade, possui síndrome de down.  Na  última semana o menino foi impedido de participar de uma brincadeira com a turma na  piscina  da escola, o professor de educação física alegou motivos de segurança.
Segundo os paradigmas que orientam a perspectiva da construção de uma escola  inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada:
		
	
	errada, pois o professor deveria convocar a equipe do centro educacional especializado para participar da atividade.
	
	correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de  participar de todas as propostas educacionais.
 
	
	errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
	 
	errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer  segurança também para o aluno com síndrome de down.
	
	correta, pois havia perigo de afogamento já que o aluno possui síndrome de down.
.
	Respondido em 29/09/2019 20:00:53
	
Explicação:
Segundo os princípios e garantias constitucionais, ninguém pode ser excluído. Assim,
quando a Constituição Federal (2000, art. 205, p. 117,), garante a educação para todos,
significa que é para todos mesmo, em um mesmo ambiente e deve ser o mais diversificado
possível, como forma de atingir ao pleno desenvolvimento humano e o preparo para a
cidadania.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode atualmente ser definido como:
		
	
	um projeto de lei, que obriga toda pessoa com deficiência a ingressar na escola regular no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
	
	um projeto pedagógico para atender alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
	 
	uma modalidade de ensino que não substitui a educação comum e que tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	um projeto integrando educação e saúde, atendendo no campo da saúde e educação, pessoas com deficiência.
	
	um espaço pedagógico para atender alunos com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.
	Respondido em 29/09/2019 20:02:23
	
Explicação:
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial,
mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos. Esta modalidade educacional não subsatitui a educação regular, muito pelo contrário, complementa-a com o objetivo de tornar o desenvolvimento destes educandos, uma condição possível.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
		
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A2_201802481346_V1 
	29/09/2019
	Aluno(a): ANTONIO MARCOS DA SILVA PEREIRA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201802481346
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Normalidade e deficiência são concepções que se transformam ao longo da história e da cultura. Das categorias abaixo, qual melhor representa a ideia de normalidade de acordo com Camguilhem (1995).
		
	 
	Normal é o que se encontra na maior parte das pessoas.
	
	É normal quem se esforça para minimizar as diferenças pessoais
	
	Normal é se enquadrar nos padrões das classes dominantes de etnia branca.
	
	Normal é não possuir qualquer deficiência mental, pois deficiência física todos nós temos.
	
	Normal é aquele que apresenta estrutura física perfeita e que apresenta coeficiente intelectual (QI) acima da média.
	Respondido em 29/09/2019 22:01:02
	
Explicação:
A normalidade é o que encontramos em grande parte das pessoas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As escolas da rede regular precisaram se adequar ao novo paradigma de educação especial, pois ele defende qual perspectiva de ensino para a pessoa com deficiência. Marque a resposta correta:
		
	
	Adaptações curriculares e de avaliação para as crianças com deficiência uma vez que todas elas apresentarão déficit cognitivo causado ou por problemas neurológicos ou pelo atraso no desenvolvimento. Essas adaptações visam diminuir as condições desfavoráveis que essas crianças apresentam na aprendizagem.
	 
	Uma postura de adequar a escola às necessidades apresentadas pelos alunos com deficiências, pois estes alunos têm a sua formação complementada no horário diferente da sua escolaridade e participam de atividades junto com os colegas da mesma classe durante a semana.
	
	Criação de classes especiais com professores especializados para educar crianças deficientes na escola regular e somente permitir que as crianças deficientes participem de atividades lúdicas e recreativas com as demais crianças da escola, pois o objetivo de incluí-las é melhorar a sua socialização.
	
	Uma boa inclusão para acontecer dependerá da presença constante da família no cotidiano escolar, pois a criança com deficiência é colocada na sala de aula e deverá superar as suas dificuldades, sejam elas quais forem, a partir da motivação e do investimento da própria criança.
	
	A ideia de que a escola precisa receber e aceitar os alunos deficientes porque a lei pode punir severamente os diretores que não cumprirem o estabelecido que é colocar crianças com quaisquer dificuldades nas turmas regulares e fazer a promoção automáticas dos mesmos apenas para contribuir para a sua socialização.
	Respondido em 29/09/2019 22:08:30
	
Explicação:
A escolar tem que se adequar as necessidades educacionais dos  alunos com deficiências, tem que ter mediação junto com a professora na dificuldades encontradas nos assuntos propostos.
 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
		
	
	Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
	
	A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
	 
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	 
	A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem.
	
	Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
	Respondido em 29/09/2019 22:23:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As pessoas com deficiência muitas vezes eram consideradas uma classe parasita, incapaz de sustentar-se e de cuidar de sua própria vida. Causavam um desgosto inconsolável, insegurança e às vezes desespero à sua família sendo considerados até mesmo uma ameaça e um perigo para a comunidade. Segundo Mendes (1995), as instituições não tinham proposições assistencialistas e muito menos educacionais.
Este trecho refere-se a qual fase:
		
	
	Inserção.
	
	Inclusão.
	
	Exclusão.
	 
	Segregação.
	
	Integração.
	Respondido em 29/09/2019 22:20:43
	
Explicação:
No processo de segregação, as pessoas com deficiência muitas vezes eram consideradas uma classe parasita, incapaz de sustentar-se e de cuidar de sua própria vida. Causavam um desgosto inconsolável, insegurança e às vezes desespero à sua família sendo considerados até mesmo uma ameaça e um perigo para a comunidade. Segundo Mendes (1995), as instituições não tinham proposições assistencialistas e muito menos educacionais.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma escola de ensino fundamental está realizando uma revisão de seu projeto político-pedagógico visando sua adequação aos paradigmas que orientam a educação inclusiva. Assinale a opção que apresenta uma orientação que não se relaciona a essa concepção de educação.
		
	
	Revisão dos processos e mecanismos de eliminação pelas diferenças.
	
	Garantia do direito à diferença nas escolas.
	
	Reconhecimento de que a escola é para todos.
	 
	Garantia de matrícula em escolas especiais para alunos com deficiência.
	
	Garantia de acesso à escolarização a todos os alunos.
	Respondido em 29/09/2019 22:25:05
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
		
	
	Realização de adaptações curriculares necessárias
	 
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	Inclusão direita do aluno na escola regular
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	
	Atendimento educacional especializado
	Respondido em 29/09/2019 22:27:07
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	
	Paradigma integrador.
	
	Paradigma regular.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	Paradigma de serviços.
	 
	Paradigma de suportes.
	Respondido em 29/09/2019 22:30:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Renato, pessoa com paralisia cerebral,  na década de 50 não teve oportunidade de vivenciar um processo educacional inclusivo.  Nessa época, a pessoa com deficiência ficava fora do ambiente escolar.
Na década de 50,
a educação da pessoa com deficiência seguia o paradigma:
		
	
	de serviços
 
	 
	assistencialista
 
	
	 de suportes
 
	
	de competências
 
	
	de condicionamentos
	Respondido em 29/09/2019 22:32:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	EDUCAÇÃO ESPECIAL
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A3_201802481346_V1 
	29/09/2019
	Aluno(a): ANTONIO MARCOS DA SILVA PEREIRA
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	201802481346
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual foi o primeiro documento no mundo que pensou na inclusão de pessoas com necessidades especiais e estabeleceu seus direitos?
		
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
	 
	Declaração de Salamanca (1994).
	
	I Conferência Brasileira de Educação (1980).
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (1994).
	 
	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).
	Respondido em 29/09/2019 23:03:32
	
Explicação:
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)Qual foi o primeiro documento no mundo que pensou na inclusão de pessoas com necessidades especiais e estabeleceu seus direitos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
 
		
	
	é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
	
	organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
	
	resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
	
	exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
	 
	atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
	Respondido em 29/09/2019 23:05:38
	
Explicação:
 
Vai atuar  articulada com o ensino comum,  sendo que vai ser orientado para o momento do atendimento as necessidades educacionais desses alunos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Mazzotta (1996) até o século XVIII, as concepções de deficiência estavam voltadas para o misticismo e o ocultismo, ou seja, eram fundamentadas com base:
		
	
	no positivismo.
	
	no idealismo.
	
	no realismo.
	
	no humanismo.
	 
	na religião ou em poderes sobrenaturais.
	Respondido em 29/09/2019 23:10:28
	
Explicação:
Segundo Mazzotta (1996) até o século XVIII, as concepções de deficiência estavam voltadas para o misticismo e o ocultismo, ou seja, eram fundamentadas com base na religião ou em poderes sobrenaturais.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	Respondido em 29/09/2019 23:09:19
	
Explicação:
Essa é uma inverdade,A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A inclusão escolar tem como propósito social gerar uma atitude de aceitação das diferenças. Nesse sentido, o adequado é:
		
	
	favorecer as oportunidades de inclusão para crianças com deficiência às atividades que envolvem somente artes, música, reuniões esportivas.
 
	
	manter as mesmas estratégias de ensino em todas as salas.
	
	distribuir os alunos em sala de aula tendo como critério os tipos de deficiência que apresentam.
	 
	compreender que a meta educacional não necessita ser a mesma para todos.
 
	
	incentivar o corpo docente a valorizar somente as atividades regulares.
	Respondido em 29/09/2019 23:11:11
	
Explicação:
A inclusão escolar tem como propósito social gerar uma atitude de aceitação das diferenças. Nesse sentido, o adequado é compreender que a meta educacional não necessita ser a mesma para todos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.
		
	
	Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades.
 
	
	Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante.
 
	
	O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula.
 
	 
	O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas.
 
	
	O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos.
	Respondido em 29/09/2019 23:19:01
	
Explicação:
A respeito do plano de AEE, o plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Relacione o tempo histórico com as características que eram atribuídas às pessoas com deficiências.
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Contemporânea
( ) Aproximados aos que eram considerados normais por compreender que a sociedade é formada por pessoas diferentes.
( ) Considerados seres inferiores que deveriam ficar excluídos da sociedade.
( ) Considerados como um castigo divino, portanto, deveriam ser abandonados.
A sequência correta é?
		
	 
	3 2 1
	
	1 3 2
	 
	1 2 3
	
	3 1 2
	
	2 1 3
	Respondido em 29/09/2019 23:20:09
	
Explicação:
A resposta correta -é 3,2,1.
Antiguidade- castigo divino, abandonados
Idade Média- seres inferiores, excluídos da sociedade
Idade Contemporânea-  considerados normais, olhada como pessoas diferentes.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina