Buscar

Circulação Extracorpórea: Perfusão e Utilização em Cirurgias Cardíacas


Prévia do material em texto

Perfusão
A perfusão, também conhecida como Circulação Extracorpórea (CEC) é um mecanismo artificial de circulação onde o sangue é bombeado nos pulmões fora do organismo. Esta técnica é utilizada em cirurgias cardíacas as quais o sangue não tem a capacidade de manter a circulação por conta própria, tornando estas cirurgias mais seguras.
No centro cirúrgico, o paciente ao realizar uma cirurgia cardíaca, estando com o tórax aberto e já completamente anticoagulado, irá receber cânulas venosas (uma ou duas) no átrio direito (que recebe todo o sangue do organismo) e a outra cânula arterial será posicionada em uma artéria (seja femoral ou aorta ascendente geralmente). (ALVES, 2018)
O controle da máquina de CEC é realizado por um profissional perfusionista, com formação especializada em perfusão. Este profissional será parte da equipe cirúrgica. (ALVES, 2018)
Os aparelhos de Circulação Extracorpórea (CEC) foram introduzidos e trouxeram soluções para os problemas de acesso às cavidades cardíacas. No entanto, a introdução deste aparelho à rotina de cirurgias também propiciou também agressões ao organismo, ocasionando alguns problemas futuros. Dentre estes problemas, os principais que estão relacionados à CEC são inflamação devido à exposição de seu sangue em superfícies não endoteliais dos equipamentos, diluição excessiva do sangue no aparelho ou uso de sangue homologo para a continuação do circuito, lesão da microcirculação devido ao tipo de fluxo imposto pelas bombas do aparelho. (MOTA, et.al., 2008)
Existem fatores que, durante a CEC podem levar à uma inflamação sejam eles dependentes da técnica (quando ocorre a exposição sanguínea a superfícies não endoteliais) e independentes do material utilizado na CEC (em casos de traumas cirúrgicos, isquemia-reperfusão dos órgãos, alterações na temperatura corporal e liberação de endotoxinas). (MOTA, et.al., 2008)
O desenvolvimento desta cascata inflamatória pode resultar em problemas no pós-operatório deste paciente, tais como insuficiência respiratória, disfunção renal, distúrbios hemorrágicos, disfunção neurológica, alterações na função hepática e falência múltipla dos órgãos. (MOTA, et.al., 2008)
Causa para utilização da circulação extracorpórea
A Circulação Extracorpórea (CEC) é utilizada em cirurgias cardíacas para realizar a função de circulação sanguínea em casos onde o coração está inapto destas atividades. Desta forma, quando se há algum problema ou doença cardíaca que torna necessária a cirurgia cardíaca, é utilizado a CEC para a realização da circulação sanguínea do paciente. 
O principal objetivo da CEC é manter a perfusão sistêmica com transporte adequado de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono (CO2), preservando a homeostase, enquanto o coração e os pulmões não estão exercendo suas funções. (PAEZ, 2018)
A utilização deste equipamento tem os seguintes objetivos: 
· Manter todos os órgãos em atividade, uma vez que se o sangue não circula em todos os órgãos eles irão perder sua atividade e, consequentemente, parar de funcionar;
· Propiciar um campo cirúrgico imóvel e livre de sangue, pois a circulação do sangue passa através da máquina;
· Obter maior tempo para abordagem cirúrgica, com tratamento para as cardiopatias. (ALVES, 2018)
Esta máquina tornou possível a realização de qualquer operação cardíaca. Além disso, ela também trouxe a disponibilidade de abordagens cirúrgicas para doenças mais complexas tais como correção de aneurismas da aorta torácica, ressecção de carcinomas de células renais, tratamento de aneurismas neurobasilares, transplante pulmonar e trombo-endoarterectomia de artérias. (PAEZ, 2018)
Também pode ser usada a perfusão em pacientes graves de COVID-19 em cenário de insuficiência respiratória e choque cardiogênico, com a ECMO (Oxigenação por membrana extracorpórea), que veio ao conhecimento da população devido a pandemia do novo corona vírus.
	O vírus entra no organismo do individuo e pode fazer com que o paciente desenvolva insuficiência respiratória e/ou cardíaca, ou seja, o coração e os pulmões não funcionam corretamente. A ECMO funciona como uma substituição da função total ou parcial da respiração ou da circulação, removendo o sangue do paciente através de acesso venoso que é impulsionado por uma bomba centrífuga através de um oxigenador que faz a troca gasosas com a utilização de uma membrana semipermeável para separa o conteúdo sanguíneo do conteúdo gasoso, o sangue desoxigenado e devolvido ao paciente através da veia cava superior ou artéria ilíaca.
 Apesar de ser eficaz e seguro para o tratamento de pacientes graves de covid-19, a seleção de pacientes e necessária pois ela e uma técnica bastante cara, essa seleção e crucial e foi estabelecida pela Organização extracorpórea do Suporte à Vida (ELSO), foi estabelecida uma lista de contraindicações relativas e absolutas.
 A ECMO já foi utilizada durante a pandemia de H1N1 e algumas pesquisas constataram seus desfechos, as taxas de mortalidade durante a pandemia foi quase o dobro em pacientes que não utilizaram a ECMO. 
Apesar de seus benefícios, ela pode desencadear algumas complicações como hemorragia e coagulopatia sendo as mais comuns. 
 
REFERENCIA: 
 
SUGEEVAN,S.MD. O papel do ECMO no COVID-19: Pode fornecer terapia de resgate em pessoas que estão gravemente doentes?. Cardiac Surgery, Liverpool, v. 35, n. 6, 22 mai.2018. Wiley Online Library, p. 1289-1301.
O papel do ECMO no COVID‐19: Pode fornecer terapia de resgate em pessoas que estão gravemente doentes? - Savarimuthu - 2020 - Journal of Cardiac Surgery - Wiley Online Library 
Disponível em: o-Central-3-ECMO.pdf (min-saude.pt) >. Acesso em: 01 out. 2021.
Disponível em: ECMO-COVID19.pdf (saude.gov.br) .> Acesso em: 01 out. 2021.
Disponível em: https://www.inovacoesmagnamed.com.br/post/2020/01/30/ventilacao-e-perfusao-qual-a-relacao-com-o-sistema-respiratorio#:~:text=Perfus%C3%A3o%3A%20o%20fluxo%20sangu%C3%ADneo%20pulmonar&text=J%C3%A1%20o%20sangue%20pobre%20em,carbono%20seja%20expelido%20do%20corpo>. Acesso em 30 set. 2021
MOTA, A.L. et.al. Circulação extracorpórea em adultos no século XXI. Ciência, arte ou empirismo?. Rev. Bras. Cir. Cardiovasc.v. 1. p. 78-92, 2008. 
https://www.scielo.br/j/rbccv/a/zZSsVVtQXpxbVFj6N79m8st/?format=pdf&lang=pt 
ALVES, G.O. CEC ou Circulação Extracorpórea: o que é?, 2018. Disponível em: https://seucardio.com.br/cec-ou-circulacao-extracorporea-o-que-e/>. Acesso em 1 out. 2021.
PAEZ, R. Entenda quando a Circulação Extracorpórea é usada e como ela funciona, 2018. Disponível em: https://www.rodrigopaez.com.br/publicacoes/entenda-quando-a-circulacao-extracorporea-e-usada-e-como-ela-funciona/>. Acesso em 1 set. 2021
Complicações cardiovasculares associadas ao COVID-19, 2020. 
https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5274

Continue navegando