Buscar

av2 ética

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
UNIDADE PRESENCIAL PARALELA
Stephanie Santos Ribeiro
ÉTICA, MEIO AMBIENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Salvador
2021
ÉTICA E PSICOLOGIA ESCOLAR
A psicologia escolar consiste em uma relação interacionista entre o campo da psicologia e da educação, visando um aperfeiçoamento dos ambientes escolares, com foco em corrigir problemas de aprendizagem do aluno e adapta-lo ao ambiente escolar. Porém com o desenvolvimento da psicologia na área cientifica foi observada uma necessidade de mudança na forma em que esses dois campos se relacionavam, com isso a psicologia escolar passou por uma reestruturação e atualmente vem, contribuindo significativamente para a realização de um ambiente escolar saudável para estudantes, professores e funcionário além de visar melhorar o desempenho do aluno a partir do desenvolvimento da aprendizagem. 
Para o psicólogo escolar conseguir alcançar os objetivos propostos é necessário realizar uma ampla análise da instituição de ensino através da observação da sua cultura, valores e sua politica educacional e a partir destes dados traçar um planejamento de ação, onde será desenvolvido, diagnósticos, intervenções e prevenção de possíveis problemas, toda essa analise é feita ao observar todo o corpo docente, equipe técnica e direção, fugindo assim do reducionismo de culpar apenas os alunos pelos problemas do ambiente escolar.
Ao longo do desenvolvimento da psicologia escolar a ética foi de suma importância para o seu crescimento e fortalecimento, pois o ambiente escolar é um dos principais meios onde o individuo começa a aprender sobre o convívio social, por isso a necessidade de um questionamento ético para fazer com que os alunos inseridos na escola tenham um tratamento mais humano e sem o peso dos rótulos, como por exemplo: aluno-problema a, ou o aluno com défice de atenção ou atraso de aprendizagem, pois frequentemente esses rótulos se tornam pesos que impedem o avanços e desenvolvimento do discente. Com isso podemos ver a importância do papel do psicólogo escolar e do uso da ética na educação, pois, os problemas decorrentes de uma mal atenção prestada na escola pode resultar em indivíduos inseguros e até agravar ou desencadear possíveis problemas psicológicos causando complicações não só para o individuo mas para a sociedade no geral. 
Referências
SILVA, Gabriele. O que é Psicologia Escolar?. < https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/o-que-e-psicologia-escolar> Acesso em 22/10/2021.
MACEDO, André. Ética e Psicologia Escolar. < http://www.minutopsicologia.com.br/postagens/2016/07/24/etica-e-psicologia-escolar/r> Acesso em 22/10/2021.
Conselho Federal de Psicologia(2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica 2. ed. Brasília: CFP.

Continue navegando