Buscar

Exercícios de Diagnóstico Psicopatológico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS
AULA 1
Ana, estoquista, 22 anos, procura um serviço de saúde mental, encaminhada pelo médico do trabalho. Na entrevista de triagem, relata que, em seu trabalho, os colegas estão sempre olhando para ela, fazendo comentários jocosos a seu respeito, o que ela percebe pelo jeito como eles olham e dão risadas às vezes. Não sabe o porquê desta atitude deles, pois antes eram amigos e até costumavam sair todos juntos. Suspeita que, talvez, tenha sido porque uma amiga tem conseguido ler os seus pensamentos, e depois ela conta para todos. Se você estivesse fazendo essa entrevista de triagem, qual seria a hipótese diagnóstica mais provável?
R- d) T ra nstorn o p sicótico.
O estabelecimento de um diagnóstico psicopatológico requer o conhecimento de vários critérios, exceto:
R-	d) As relações amorosas pregressas;
Sandra acabou de sair de uma clínica psiquiátrica, onde pela segunda vez, foi tratada de um surto delirante. Ela se queixa de se sentir observada: “ouço vozes, queria ter uma cabeça silenciosa”. Diz que seu pai é violento e autoritário: “nunca lhe perdoarei por ter batido em minha mãe”. Mas minha mãe ficou com ele. Acho que ela gosta de apanhar.
O diagnóstico mais provável é:
R-	c) Psicose
Os sintomas da esquizofrenia refletem uma perda ou diminuição de funções que, em condições normais, encontram-se presentes. Os sintomas incluem embotamento afetivo (diminuição na habilidade de expressar-se emocionalmente), anedonia (inabilidade de experimentar prazer; perda de interesse pela interação social) e avolição (incapacidade de iniciar ou persistir na busca de um objetivo). Esses sintomas fazem parte do curso da doença e são considerados sintomas:
R-	c) Negativos
AULA 2
Maria, uma jovem senhora de 30 anos, procura o serviço de saúde mental queixando-se de esquecimento, diz ficar parada sem vontade de fazer nada, ri de coisas banais como a posição da caneta. Maria fala muito baixo; quase não ouvimos o que ela diz. Quando o profissional vai fazer o relatório, ele precisa colocar os sintomas de forma clara, objetiva e usando o linguajar técnico. Traduzindo para a linguagem correta e respeitando a ordem em que aparecem, como se poderiam descrever os sintomas tecnicamente?
R- a) Hipomnésia, abolia, puerilidad e, mussitação.
Mutismo, logorreia, taquilalia, bradilalia, ecolalia, palilalia, mussitação, neologismos, pedolalia, solilóquio, coprolalia. Essas alterações estão relacionadas à qual função?
R- b) Linguagem
João Gomes, paciente internado no CTI após uma pneumectomia (retirada cirúrgica de um pulmão), relata que perdeu o controle dos movimentos. Sua perna levanta-se sozinha e seu braço saiu de seu corpo. Essas alterações são classificadas como:
R- c) Cenestésica
Em uma entrevista de emprego para contratação de um novo engenheiro para a filial da Globex Engenharia, a psicóloga percebeu que o candidato tinha grandes planos para reformar todo o seu futuro setor de trabalho, e, ainda mais: sabia do que a empresa precisava para aumentar a produção e estabelecer uma comunicação eficiente com o público. Esse comportamento pode ser classificado como um transtorno. Caso considere um transtorno ele poderia ser classificado como:
R- d) Delírio reformador 
Paciente masculino, resgatado pelo bombeiro, estava na sarjeta sujo e cheirando mal, sonolento, responsivo e incapaz de ações espontâneas. Podemos pensar em um quadro de alteração da consciência?
Em caso afirmativo, essa alteração seria:
R- e) Torpor
AULA 3 
Augusto, morador de uma comunidade no Rio de Janeiro, foi atendido na Atenção Básica de Saúde por apresentar insônia, afastamento de seus familiares e amigos, e medo de andar pelas ruas da comunidade. Sua família relata que há três meses ele presenciou o assassinato de um rapaz próximo a sua residência. Na época, ele ficou bem, mas agora está com estes sintomas. Qual o provável diagnóstico?
R- e) Transtorno de estresse pós-tra umático
Jorge, um rapaz de 20 anos, foi sequestrado por uma quadrilha que pediram resgate. A polícia interviu e Jorge foi libertado. Inicialmente ele ficou muito bem, prestou depoimento e voltou a trabalhar. Alguns meses depois, apresentou os seguintes sintomas: lembranças muito vivas do cativeiro, medo de sair de casa, insônia. Qual o provável diagnóstico?
R- a) Transtorno de estresse pós-tra umático
Adalberto, um jovem de 16 anos, resolve sair da escola alegando que não quer mais estudar. Gradualmente, vai deixando de fazer as refeições junto a sua família. Passa todo o dia ao computador e só tem amigos online. Sua mãe, muito preocupada, busca por ajuda. Essas alterações podem estar relacionadas à que diagnóstico?
R- c) Fobia social
A professora Adriana, ao entrar na sala de aula, fica em pânico ao ver uma barata. Grita, agita-se, corre. O provável diagnóstico é:
R- c) Fobia simples 
Carolina começou a namorar João, ele resolve dar um ursinho de pelúcia de presente a ela. Quando ela recebe o presente entra em pânico corre, grita, agita-se e não quer falar com o namorado. Provável diagnóstico?
 
R- e) Fobia simples
AULA 4
Ana Carla, uma jovem de 25 anos, procura ajuda com seu psiquiatra por estar com os seguintes sintomas: arruma a casa várias vezes por dia, limpa o seu banheiro até ficar brilhando, a lixeira da cozinha é tão limpa que se pode beber água nela. Perde várias horas nessa faxina diária. Qual o provável diagnóstico?
R- a) Transtorn o Obsessivo Compulsivo
Claudia foi trazida para a emergência psiquiátrica após ficar parada por mais de 15 horas em uma esquina esperando que passasse um fusca vermelho com o final da placa 5. Qual o provável diagnóstico?
R- e) Transtorno Obsessivo Compulsivo
O professor de uma conceituada universidade foi demitido porque, durante suas aulas, ele entremeava suas fala com palavrões. Após a demissão ele entrou na justiça e comprovou que sofria de um transtorno que o obrigava a proferir os palavrões. Qual o provável diagnóstico?
R- a) Síndrome de Tourette
Joãozinho, um rapaz de 15 anos, sofre humilhação na escola porque tem o tique de virar o rosto e assoprar, além de mexer a cabeça de um lado para o outro com certa frequência. Qual o provável diagnóstico?
a) Síndrome de Tourette
AULA 5
R- d) O d iagnóstico d e u m Tr an stor no Somato for me é conse guid o co m a ava liação do mé dico d e q ue o s sintomas a pr esen tad os pe los pa ciente s têm or igem psíq uica e nã o fí sica. 
Ana Amélia refere não conseguir andar por estar com as duas pernas paralisadas. Após a realização de exames neurológicos, não se encontra nenhuma justificativa para a paralisia. Qual o provável diagnóstico?
R- a) Transtorno somatoforme
Januário, de 35 anos, procura a emergência médica relatando estar com um câncer terminal. Pede para tomar uma medicação bastante forte para diminuir as dores. Os médicos desconfiam e pedem uma série de exames que não comprovam a doença. A psicóloga é chamada para atender ao caso. Quando procuram Jorge, na emergência, não o encontram. Possível diagnóstico?
R- c) Hipocondria
Margarete, de 45 anos, frequenta uma igreja protestante, onde todos acreditam que ela sofre de uma doença misteriosa, incurável e rara. Ela solicita apoio e muitas orações. Quando seus familiares cobram sua ida ao médico e os exames ela reage afirmando que ninguém acredita nela. Sua irmã descobriu que os exames constatam que ela está muito bem de saúde. Possível diagnóstico?
R- 	e) Hipocondria
AULA 6
Jurema está muito preocupada com o seu novo jardineiro. Ele não faz nada que lhe dê prazer, é frio emocionalmente, fica sempre sozinho, não liga para críticas ou elogios. Qual o provável diagnóstico?
R- 	b) Transtorno de Personalidade Esquizoide
Renata, uma jovem de 21 anos, tem comportamentos que sempre lhe rendem grandes problemas: faz fofoca, pega roupas emprestadas com suas amigas e não devolve, falta às aulas rotineiramente, usa drogas,
mente, é muito sedutora e quando as coisas saem erradas, culpa sempre as outras pessoas.
Qual o provável diagnóstico?
R- e) Transtorno de personalida de antissocial
Lucimara aparece na emergência de um hospital geral acompanhando seu namorado, dizendo que não está se sentindo bem. Ela chama a atenção por estar vestindo um curtíssimo vestido vermelho, chora compulsivamente atraindo toda a atenção para ela. Paquera os profissionais da emergência. Provável diagnóstico?
R- b) Transtorno de personlidade esquizoide 
Luiza, de 54 anos, é casada e tem três filhos. Tem muitas dificuldades para tomar qualquer decisão. Necessita sempre da opinião de outras pessoas, cuida da casa, das refeições com muito cuidado por temer as críticas de seus familiares. Qual o provável diagnóstico?
R- a) Transtorno de personalidade dependente
AULA 7
Uma mulher de 40 anos, com diagnóstico de transtorno bipolar, que permaneceu estabilizada por vários anos, procura o psiquiatra com a seguinte história: humor deprimido há 45 dias, insônia terminal, desânimo, incapacidade de experimentar prazer, dificuldades de concentração, redução do apetite, choro fácil e ideação suicida importante. Sua família relata que esse quadro começou após ela ter tipo um episódio maníaco. Qual o provável diagnóstico?
R- c) Transtorno afetivo bipolar
Maria é uma paciente de 35 anos de idade que desenvolveu um episódio depressivo após sua separação conjugal. Depois do divórcio, ela passou a evitar atividades antes prazerosas, e a interpretar eventos de sua vida diária negativamente. Atualmente, tem se mostrado excessivamente alegre, falando muito, com agitação psicomotora. O provável diagnóstico é?
R- e) Transtorn o a fetivo bipolar
Qual das alternativas abaixo é de conteúdo verdadeiro em relação ao transtorno bipolar do humor?
R- c) O transtorno bipolar de humor se caracteriza pelo aparecimento de depressão, com episódios de mania ou hipomania..
Em relação aos transtornos de humor, qual das alternativas é verdadeira?
R- c) Alteram a afetividade.
AULA 8
A depressão mais comumente diagnosticada e mais grave é chamada de
R- 	a) Quadro de anedonia intensa
Uma paciente do sexo feminino vem à consulta com os seguintes sintomas: agitada, de difícil contato verbal, sonolenta e tem dificuldades para se concentrar. Relata não ter vontade de trabalhar, diz dormir o dia todo. Conta que pensa em suicídio com certa frequência. O provável diagnóstico é?
R- 	c) Transtorno depressivo
Um paciente retorna ao consultório três semanas após ter sido atendido e recebido o diagnóstico de depressão, em outro hospital. Nessa consulta, ele conta que sempre foi triste, que as pessoas se afastam dele porque ele vê sempre a vida pelo lado negativo. Diz não se lembrar de quando foi a última vez que sorriu. O provável diagnóstico é:
R- e) Distimia
Um homem de 40 anos apresenta queixas de estar sempre muito triste, sem que consiga identificar um motivo para isso. Conta que está muito desmotivado, que não tem se alimentado por falta de apetite, esta emagrecido, não consegue tomar decisões na vida, não tem conseguido dormir fica acordado a noite toda. O provável diagnóstico é:
R- 	c) Transtorno depressivo
* A quinta questão nao tem a peergunta*.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando