Buscar

Postagem - TGP - Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO
Plano de Aula: 10 - Processo: conceito, natureza jurídica e classificação.
Aplicação Prática Teórica
1ª Questão.
Gustavo promove demanda em face de Fabiano, perante o juízo da 1ª Vara Cível, tendo sido proferida sentença que lhe foi favorável, com a condenação do demandado a lhe pagar uma quantia superior a R$ 100.000,00. Não foram interpostos recursos e a sentença transitou em julgado. Ocorre que o devedor não honrou o pagamento fixado na sentença. Qual medida Gustavo deverá adotar? Haverá necessidade de instauração de um novo processo? O que é processo sincrético?
A medida é cumprimento de sentença, art. 475J. Trata-se de uma mera fase do processo de conhecimento e não uma ação autônoma, por isso podemos afirmar tratar-se de processo sincrético. Deverá, através de processo de execução que realizada nos autos do mesmo processo exigir o cumprimento da sentença. Não é necessário a instauração de novo processo.
Processo sincrético é aquele que une as funções cognitiva e executiva, para declarar e satisfazer o direito em um processo apenas, contribuindo para a economia, celeridade e instrumentalidade processuais, tendências do direito moderno para atender a efetividade alcançando, finalmente, o verdadeiro sentido do acesso à justiça.
2ª Questão.
O procedimento de busca e apreensão previsto no Decreto Lei nº 911/69 se constitui em um processo de qual natureza?
a) processo de conhecimento; art. 2º do Decreto-Lei 911
b) processo de execução;
c) processo cautelar;
d) processo sui generis.

Outros materiais