Buscar

educação inclusiva A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A imagem representa graficamente os conceitos de Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Fonte: <https://claudialopes.psc.br/2017/07/12/461/> Acesso em 17 jun. 2019.  
 
 
Avaliação dissertativa 
 
De acordo com o que foi visto na unidade, discorra sobre as características de cada conceito: Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Analise a imagem acima e identifique qual seria a mais adequada para representar cada um deles. De acordo com a sua percepção sobre a Inclusão social e com o auxílio da imagem, por que a discussão a respeito da inclusão no ambiente escolar ainda se faz tão necessária nos dias atuais?​ 
Durante anos, a sociedade apontou diversas maneiras de lidar com a deficiência humana e alguns modelos foram criados desde então até que entendêssemos e chegássemos a maneira como lidamos com ela hoje. 
Desde o começo do que se entende pelo conceito de sociedade, as pessoas com deficiência eram marginalizadas e excluídas do convívio social. Entendia-se que eram inaptas e portando não serviam para sociedade. A imagem que mais representa a exclusão de pessoas com deficiência é a figura B. 
Conforme os anos foram passando, foi se entendendo que a deficiência não era um castigo divino conforme se entendia, mas mesmo assim, ainda não conseguiam colocar as pessoas com alguma deficiência em “pé de igualdade” ao restante da sociedade. Por conta de não haver muito entendimento em relação as deficiências e suas particularidades, as pessoas eram colocadas em instituições especiais e eram impedidas de frequentar as escolas regulares. Entendia-se que assim, elas teriam todo o suporte para duas deficiências, mas na verdade, elas acabavam sendo segregadas da sociedade pois nessas instituições não havia qualquer tipo de convivência ou interação com outras crianças. A imagem que representa esse modelo é a figura C. Nota-se que há algum tipo de tratamento dados a elas, mas depois de anos esse modelo passou a ser questionado e a cobrança para que esses alunos frequentassem o ensino regular ficou cada vez maior.
De acordo com a imagem acima, a figura A refere-se ao movimento de Integração. Dentro do contexto da Educação Especial, a integração, que surgiu na década de 60, baseia-se no princípio da normalização, ou seja, dá a todos o direito de participar do mesmo ensino com as mesmas atividades e oportunidades de aprendizagem. Nesse modelo, é o aluno de adequa a escola e os professores dão a mesma aula para todos, o que acabava excluindo aqueles que não tinham condições de acompanhar o ensino oferecido como se não precisassem de adequação ou adaptações. 
Desse modo, surge em 1980, o conceito de educação inclusiva onde o aluno passa a ter condições reais de aprendizagem no ambiente escolar, provocando mudanças profundas na sociedade trazendo ao centro da discussão o respeito a diferença e a ideia de uma sociedade sem preconceito. A imagem que representa esse conceito de inclusão é a figura D. Mais que o acesso as escolas regulares, a educação inclusiva busca eliminar obstáculos e impedimentos que levam os alunos com deficiência ou altas habilidades a participar do processo escolar como um todo. No Brasil, a Educação Inclusiva assegura acesso a todos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Continue navegando