Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 1 – TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
1) Das características ideais dos agentes de limpeza detergentes/sanitizantes:
I) Possuir amplo espectro de atividade.
II) Atoxicidade.
III) Ser biocida e não somente biostático.
IV) Ser efetivo a variadas faixas de temperatura.
V) Capacidade umectante ou ação penetrante.
I e III
I e IV
II e IV
II e V
	Todas as anteriores estão corretas.
2) Os frutos apresentam capacidade de manter a respiração pós-colheita, sendo denominados como climatéricos. Sobre as características destes frutos e suas fases pós-colheita, assinale a alternativa correta:
	A senescência dos frutos climatéricos é representada pela diminuição da taxa de respiração.
	A maturação é a fase que consiste no máximo de respiração com quebra de macromoléculas como açúcares presentes na fruta.
	Quanto maior a taxa de respiração, maior será o tempo de conservação do fruto pós-colheita
	Os frutos climatéricos apresentam respiração máxima imediatamente após o processo de colheita
	A temperatura de conservação não altera a velocidade de respiração do vegetal
3) O método de Branqueamento é considerado um pré-tratamento em frutas e hortaliças. São efeitos da aplicação do Branqueamento, EXCETO:
	Endurece e incha os tecidos vegetais, para, com isso, dar massa mais uniforme ao alimento dentro do recipiente determinado.
	Favorece a fixação da coloração de certos pigmentos de vegetais
	Ajuda na limpeza do alimento, reduzindo a quantidade de microrganismos de sua superfície.
	Desprende os gases contidos nos tecidos vegetais, reduzindo a corrosão das latas e facilitando a obtenção de vácuo no espaço livre.
	Produz a inativação de enzimas que afetam a qualidade dos produtos durante e depois do processamento.
4) Determinados tipos de produtos, como leite em pó, sopas desidratadas e cafés solúveis são obtidos muitas vezes pelo emprego de métodos de desidratação artificial adiabáticos (ar superaquecido). É coreto afirmar que o tipo de secagem artificial mais apropriado para a obtenção desses tipos de produto é:
	Secagem por atomização (spray dryer)
	Secagem em forno
	Secagem em leito fluidizado
	Secagem em cabine
	Secagem em túnel
5) No Brasil, como consequência da industrialização em larga escala, a noção de qualidade dos alimentos, se apoia na legislação que por sua vez leva em conta a realidade das grandes estruturas e da produção em larga escala. A premissa maior é o cumprimento das exigências sanitárias como meio para garantir a segurança dos alimentos. Assim, os itens abaixo, caracterizam a produção de alimento industrial, e que devem ser analisados em V ou F
	
(F) A produção tradicional de alimentos, por sua vez, está embasada em métodos artesanais, que operam em escalas de processamento incomparavelmente menores que as das empregadas pela indústria convencional, logo, não é preciso isentar um produto de patógenos.
(F) As ferramentas de produção de alimentos seguros devem ser aplicadas somente para indústrias que comercializam seu produto com outros países, assim diminuem os riscos envolvidos na produção e transporte de alimentos em massa.
(V) Padrões de inocuidade são garantidos por ferramentas, que ao serem aplicadas diminuem a possibilidade de contaminação dos alimentos que estão sendo processados. Dentre essas tem-se , as Boas Práticas de Fabricação (BPF) - e Análise de Perigos e pontos críticos de controle (APPCC).
(V) Indústrias automatizadas e dotadas de equipamentos e utensílios que dificultem ou impeçam contaminações e permitam fácil higienização, são pontos iniciais na caracterização de uma adequada indústria de alimentos, no ponto de vista da legislação
(V) A Legislação Brasileira de Alimentos, adota os padrões internacionais para a produção de alimentos baseada na normatização do Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e nas normas estabelecidas pela Comissão do Codex Alimentarius.

Continue navegando

Outros materiais