Buscar

Trabalho de Desenvolvimento Humano

Prévia do material em texto

Trabalho de Desenvolvimento Humano
Filme – Somos Todos Iguais
2 – Identificar e caracterizar marcos e eventos significativos na etapa do ciclo vital em que situa o sujeito descrito: tendências, aquisições, limitações, crises e outros.
As fases do desenvolvimento humano são tema de pesquisa rigorosa pela psicologia há muitas décadas, cada fase de desenvolvimento é envolta em análises criteriosas e em conceitos debatidos e discutidos à exaustão, tudo com o embasamento científico apropriado à ciência psicológica.
Os pressupostos do desenvolvimento humano são complexos, envolvem fatores que vão desde as questões biológicas, passando pelas questões étnicas, raciais e culturais, em diferentes contextos sócio históricos da humanidade, moldando desta forma, as fases cognitivas e psicossociais do indivíduo.
Diante do exposto, podemos distinguir claramente que o nosso objeto de estudo nesse trabalho, cuja história é baseada em um filme, as diversas fases do seu desenvolvimento como indivíduo são pontuados pelo racismo, esse é ponto de partida para a caracterização do seu desenvolvimento.
De acordo com a teoria de Erikson, as fases são enfatizadas na família e na cultura, no filme Denver, é um negro criado no sul dos Estados Unidos, ele não teve uma família nos moldes tradicionais na acepção da palavra e na estrutura usualmente estabelecida à época, sua cultura era mínima, analfabeto, não conhecia o mundo exterior, sendo privado de todo o contato com a sociedade e sua cultura.
Perdeu a mãe cedo, sendo criado por um tio, que por sua vez não proveu Denver de outras oportunidades de crescimento, sua única experiência de vida era trabalhar nos campos de colheita de algodão.
Desta forma, podemos observar que a teoria de desenvolvimento criada por Erikson é perfeitamente comprovada na forma como Denver via o mundo, conforme fora previsto, “o comportamento das crianças é afetado pela fase de seu desenvolvimento e sua cultura”, através do condicionamento e aprendizagem social. (Kathleen Stassen Berger, pág.129).
Como resultado de seu pouco desenvolvimento Denver começou a ter tendências violentas, seu isolamento social afeta sua capacidade de interagir com outras pessoas, ao mesmo tempo, suas experiências com o racismo exacerbado o torna extremamente desconfiado de pessoas brancas, levando-o a um crescente isolamento, isso deixa claro que a falta de convívio e sua cultura pouco evoluída, criam barreiras em seu trato psicossocial.
Sua limitação em se comunicar e criar laços de afeto o tornam isolado, seu desenvolvimento em um mundo de violência afeta sua capacidade de julgamento, isso gera crises cada vez maiores de ataque, uma forma primitiva de defesa, já que seu mundo interior é repleto de lacunas e muitos traumas.
Somente após o contato com a instituição para pessoas em condições de moradia de rua e o contato com a empatia através da voluntária Debbie e sua família, Denver começa relutantemente a se abrir para um novo mundo de possibilidades e oportunidades.
Conforme Erikson, a resolução de cada conflito afeta o desenvolvimento de cada adulto, é o que podemos observar durante a narrativa no decorrer da película, a resolução dos conflitos enraizados desde a sua infância, adolescência e sua adultez, pois o filme o retrata como um homem já maduro, esses conflitos o fazem ser um indivíduo violento, isolado, sem comunicação verbal, demonstra ausência de afeto ou empatia, é em si egoísta e não tem perspectiva de futuro e crescimento psicossocial.
Também nos mostra que a teoria social da aprendizagem é concreta na vida de Denver, visto que, é através da interação com um grupo de indivíduos que ele se reconhece como igual e ao mesmo tempo diferente, já que sua subjetividade é única e em constante processo de desenvolvimento através das resoluções de suas questões psíquicas.
Bibliografia
O Desenvolvimento da Pessoa – Do Nascimento à Terceira Idade
Kathleen Stassen Berger

Continue navegando