Buscar

AV II - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - O empregador deve recolher o FGTS do empregado e depositar em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal.Qual é o valor que serve como base para o recolhimento mensal do FGTS?
A) Salário, adicionais, horas extras, gorjetas ou comissões e valor do vale-transporte.
B) Salário, adicionais e horas extras.
C) Salário, adicionais, horas extras e gorjetas ou comissões.
D) Salário base.
2 - Para o empregado rural, existe uma distinção (artigo 7º da Lei nº 5.889/73). O trabalhador rural que trabalha na lavoura tem seu horário noturno especificado. Sobre qual é esse horário noturno, assinale a alternativa CORRETA:
A) 21 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte.
B) 20 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte.
C) 18 horas de um dia até as 4 horas do dia seguinte.
D) 19 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte.
3 - O programa de seguro desemprego tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado. Sobre o período em que o trabalhador tem direito ao seguro desemprego, assinale a alternativa CORRETA:
A) Será concedido o seguro desemprego ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 3 (três) a 6 (seis) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo.
B) Será concedido o seguro desemprego ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 2 (dois) a 5 (cinco) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo.
C) Será concedido o seguro desemprego ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 3 (três) a 7 (sete) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo.
D) Será concedido o seguro desemprego ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 3 (três) a 5 (cinco) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo.
4 - Há um número específico de parcelas que é ofertado quando se faz o uso do seguro desemprego no seu primeiro pedido. Sobre esse número, assinale a alternativa CORRETA:
A) 3 (três) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
B) 5 (cinco) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
C) 6 (seis) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
D) 4 (quatro) parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada.
5 - O empregado celetista que sofreu acidente de trabalho ou doença ocupacional tem a garantia ao emprego assegurada pela Lei nº 8.213/91 durante um determinado tempo. Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA:
A) No máximo 12 meses após seu retorno à atividade.
B) No mínimo 12 meses após seu retorno à atividade.
C) No máximo 6 meses após seu retorno à atividade.
D) No mínimo 6 meses após seu retorno à atividade.
6 - Os intervalos consistem em períodos de descanso/pausa no decorrer da prestação de serviços diários (intrajornadas) para repouso e alimentação, ou entre uma jornada e outra (interjornadas). O intervalo destinado a repouso para alimentação é um período de suspensão da jornada, ou seja, não será computado. Este tempo de intervalo concedido deve ser estabelecido de acordo com a quantidade de horas da jornada de trabalho. Qual o intervalo para Jornada de Trabalho para o empregado que trabalha uma jornada de 4 a 6 horas?
A) Intervalo mínimo de 1 hora e máximo de 2 horas.
B) Intervalo mínimo de 2 hora e máximo de 3 horas.
C) Intervalo obrigatório de 15 minutos.
D) Não há intervalo.
7 - Nesta fase, foi montado um grupo de cinco mulheres que montavam relês, e uma sexta entregava as peças para a montagem. Em outra sala, estava o grupo de controle, ou seja, para a comparação do trabalho das mulheres, com a única diferença entre os grupos: o segundo tinha um contador de produção, e a comparação se deu através da produção. No primeiro grupo, tinha um supervisor, que observava o trabalho e buscava o espírito de cooperação entre as mulheres, sendo convidadas a fazer parte até mesmo de pesquisas, determinando o tempo certo do descanso, intervalo, almoço, redução da jornada de trabalho, entre outros. Os resultados eram compartilhados, e, quando era necessária alguma modificação, faziam parte dos estudos e até mesmo sua aprovação. Sobre de qual fase trata esse exemplo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fase 2.
( ) Fase 1.
( ) Fase 3.
( ) Fase 4.
Marque a alternativa CORRETA:
A) F – F – V – V.
B) V – V – F – F.
C) V – F – F – F.
D) V – F – V – F.
8 - O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas. O que as contribuições relativas ao PIS/PASEP financiam?
A) Fundo de Amparo ao Trabalhador.
B) Fundo de Apoio Trabalhista.
C) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
D) Fundo de Investimentos da Caixa Econômica Federal.
9 - Em relação aos intervalos intrajornadas especiais, há várias questões associadas. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A) Datilógrafo (aplicado ao digitador, Súmula 346); intervalo de 10 minutos a cada 90 de trabalho (Artigo 72).
B) Trabalhadores de câmaras frigoríficas; intervalo de 15 minutos a cada três (3) horas de trabalho efetivo (Artigo 298).
C) Telefonista; intervalo de 30 minutos a cada 90min de trabalho (Artigo 396).
D) Empregados que laboram em minas no subsolo; intervalo de 20 minutos a cada 1h40min de trabalho contínuo (Artigo 8).
10 - O Artigo 73 da CLT traz disposições sobre o que é considerado noturno. A respeito dessa definição, assinale a alternativa CORRETA:
A) O trabalho realizado das 22 às 5 horas do dia seguinte, para trabalhadores urbanos.
B) O trabalho realizado das 21 às 5 horas do dia seguinte, para trabalhadores urbanos.
C) O trabalho realizado das 20 às 5 horas do dia seguinte, para trabalhadores urbanos.
D) O trabalho realizado das 19 às 5 horas do dia seguinte, para trabalhadores urbanos.

Continue navegando