Buscar

MODELOS E INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PERSPECTIVA COMPARADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

[Sobrenome] 1
[Sobrenome] 2
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – Referente a 2021.2
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Disciplina: MODELOS E INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Data: 06 /09/2021
Pólo: Resende
Nome do aluno: Bruna Silva 
Questão 1 (Valor: até 3,5 pontos):
Descreva a atuação do Ministério Público no procedimento penal típico do mundo da civil law e esclareça de que modo ele pode contribuir com a polícia na fase investigativa.
 R: Na civil law, a ação penal é uma ação do Estado contra o indivíduo acusado. A fase de investigação é conduzida pela polícia.Em muitos países com direito civil e cultura jurídica, a investigação policial é normalmente conduzida sob a orientação do Ministério Públicos, este que tem a função de investigar ou até mesmo determinar a investigação de um crime, se não for conduzida pelo juiz.. A fase de orientação é maioritariamente escrita e não pública, pelo que se verifica o cumprimento dos procedimentos. Se nesta fase da investigação se concluir que existe crime e que o arguido é o autor, o processo será submetido a julgamento. Se nesta fase da investigação o juiz considerar que não houve crime ou que o crime não foi cometido pelo arguido, o processo não entrará em julgamento.
Questão 2 (Valor: até 3,5 pontos):
Explique o entendimento de Garapon a respeito da cultura jurídica como uma “forma de configuração do político e como forma de produção da verdade.”
R: Na visão de Garapon, as confissões são de pouca utilidade como evidência e prova na confissão da verdade. A confissão representa apenas o consentimento explícito do réu à acusação, e os fatos foram previamente acordados por ambas as partes. A admissão da culpa pelo arguido apenas é considerada na fase pré-processual, visto que implicará o indeferimento do processo e proporá imediatamente medidas negociadas mutuamente. Se o arguido não admitir os crimes e responsabilidades que lhe são imputados, exigirá procedimentos. Portanto, esse processo é visto como o direito das pessoas de provar sua inocência. O processo de conceber desta forma também prevê a possibilidade de negociar o tipo de crime que as pessoas serão acusadas e, através da correspondente declaração de culpa, as pessoas só serão responsáveis ​​pelas condutas classificadas pelo tipo de crime anteriormente acusado. Desta forma, o réu se declarou culpado ou inocente.
Questão 3 (Valor: até 3,0 pontos):
“Além da confiança, a polícia deve ser capaz de produzir legitimidade.” Explique esta frase à luz da ideia de Justiça Procedimental, desenvolvida por Tyler nos Estados Unidos.
R: A polícia pode influenciar seus cidadãos de uma forma mais voluntária ou seja, cidadãos supervisionados pela polícia: ao respeitar a justiça e as regras processuais para aprofundar sua legitimidade, a polícia pode educar e ensinar aos cidadãos a respeitar a lei. Justiça procedimental significa um tratamento equitável e respeitoso dos profissionais ao obedecer a regras e chegar a decisões transparentes e compreensíveis, sendo este critério mais importante para que a população avalie a legitimidade da atuação da polícia do que a avaliação particular da obtenção de resultados julgados bons ou vantajosos. Nas relações diretas com os policiais, a qualidade do tratamento atribuído pelos profissionais destas instituições aos indivíduos que eles policiam é mais importante. Há de se ressaltar ainda que a liberdade prevista na constituição inglesa contribuiu para moldar as funções da polícia naquele país enfatizando um modelo civil de policiamento em que práticas preventivas voltadas para a proteção da vida e da propriedade deveriam ser enfatizadas representando ainda que a comunidade também tem responsabilidade na manutenção da ordem.
Questão Bônus (Valor: até 1 ponto extra)
O Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi instituído pela Lei No 13,675 no dia 11 de junho de 2018. O Susp visa integrar os órgãos de segurança e inteligência; padronizar informações, estatísticas e procedimentos; entre diversas outras medidas visando a integração das forças de segurança. Segundo especialistas, o modelo é inspirado nos Estados Unidos e Inglaterra. A partir disso, confronte a inspiração do modelo do Susp com a ideia de federalização do sistema de segurança pública do país, próprio de países regidos pela Civil Law, e aponte o modelo de maior influência sobre ele.
Boa prova!

Continue navegando