Buscar

Prévia do material em texto

A literatura de Moçambique
 Mia Couto, José Craveirinha e Paulina Chiziane são os representantes mais conhecidos da literatura moçambicana.
 Uma característica notável dessa literatura é que o escritor moçambicano, seja negro, mestiço ou branco, apega-se ao universo não europeu, africano, enfrentando violentas situações decorrentes do sistema colonial. A miscigenação étnica e cultural mais intensa e a maior permeabilidade entre camadas sociais ajudam a explicar essa união
 A presença da tradição oral é bastante forte nas obras moçambicanas, como se percebe especialmente em um poema de José Craveirinha, cujo título “Karingana ua karingana" corresponde à expressão "Era urna vez", utilizada para introduzir narrativas orais. 
 Em diversos autores, a tradição como forma de busca identitária, a incorporação da oralidade e a abordagem da exclusão do negro pelo sistema colonial constituem elementos essenciais.
Pesquise sobre a situação de países africanos de expressão portuguesa e seus principais autores e obras e responda:
1- Quais as influências de autores brasileiros na literatura africana de expressão portuguesa?
2- Explique o sentimento de brasilidade e sentimento de africanidade em nosso país e nos países africanos de expressão portuguesa (visão comparativa
3- A mestiçagem e as metrópoles: por quais razões a primeira tem sobressaído em relação à segunda?
4-  Quem são os angolanos Ondjaki (artista multimídia e Pepetela (questionador das contradições dos movimentos de libertação”, renovador da linguagem literária)? Fale sobre cada um deles.
5- Quais os principais autores e obras das literaturas africanas de expressão portuguesa?

Mais conteúdos dessa disciplina