Buscar

Apresentação Sistemas de gestão

Prévia do material em texto

UNIASSELVI
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
MRP & ERP
 
Implantação de um Sistema de Gestão para Planejamento e Controle de Produção
Karen Fernanda Gornicki Theisen
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo na era de tecnologias, devidas o processo de globalização, as quais proporcionam mudanças para as organizações. Essas mudanças se tornam cada vez mais necessárias, em busca do espaço no mercado. Após a década de 90, quando produtos importados ingressaram no mercado brasileiro, os consumidores passaram a exigir das empresas brasileiras produtos e processos compatíveis com aqueles fabricados e utilizados por empresas internacionais (COSTA; HENKIN, 2012). 
Com base apenas em estudos bibliográficos, sem aplicação de um estudo de caso, o trabalho em questão visa entender sobre os sistemas de gestão ( MRP, MRP II e ERP), suas vantagens e desvantagens, para integrar os mesmos aos módulos de controladoria, contabilidade, vendas, compras e orçamentos, auxiliando no planejamento de recursos e controles de estoque .
Aspectos 
Positivos x Negativos
•    Transparência: toda ação relacionada ao projeto fica gravada no sistema do software. Isso proporciona uma visão geral objetiva do escopo do projeto, desde o lançamento, passando pela execução, até a conclusão.
•    Comunicação: o software certo vai facilitar a comunicação entre os envolvidos, independentemente da localização geográfica dos membros da equipe e dos colaboradores. As pessoas que estiverem trabalhando no projeto podem acessar o sistema para conversarem sobre atualizações, tarefas cumpridas e desafios.
•    Orçamento: o software consegue monitorar a utilização de recursos, tornando os membros da equipe mais responsáveis com os gastos. A ferramenta de monitoramento, comum ao software de GP, permite a todos os envolvidos rastrear o progresso, metas, prazos e custos. Eles também podem fazer ajustes no projeto quando necessário.    
•    Custo: a compra, a implementação e a manutenção do software podem custar caro. Alguns produtos vêm acompanhados de módulos diferentes, e você deve pagar um preço mais elevando por eles do que havia previsto.
•    Complexidade: novos gerentes de projetos ou aqueles que gostam de uma gestão minuciosa vão ter a tendência de fazer planejamentos muito complexos, com muitas tarefas por projeto. A dica serve principalmente para novos gerentes, que buscam detalhar ao máximo o projeto.
•    Satisfação do cliente: às vezes, a interface do usuário é muito complicada ou o suporte ao cliente, inacessível. Analise sempre a experiência dos usuários e confira qual é o suporte disponível. Se o software for muito difícil de trabalhar e, além disso, não contar com um suporte ao cliente, você terá dores de cabeça.
•    Treinamento: treinamento é importantíssimo e a maioria das pessoas que usam um software de gerenciamento de projetos acredita que pode se beneficiar de mais treinamento formal sobre os pacotes que utilizam. Para que uma empresa realmente aproveite as vantagens de um software, o treinamento da equipe precisa ser aprofundado. Os gerentes de projetos, então, conseguem ir além do que está facilmente disponível no programa.
MATERIAIS E MÉTODOS 
Todo estudo foi feito através de referencial teórico de autores renomados, para compreender as produções de conhecimento, já tornadas públicas e disponíveis em livros, artigos, monografias e demais periódicos. As abordagens que estruturam este estudo foram feitas sobre computador, equipamento o qual utilizado para a implantação e funcionamento dos sistemas estudados, bem como tecnologia da informação, sistemas de informação, planejamento e controle da produção, MRP I e MRP II e ERP.
4
 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A implementação do ERP no Planejamento e Controle da Produção possui benefícios que uma empresa pode obter, estando apta à aceitar as mudanças, sobrepondo então, algumas desvantagens. O ERP é um grande avanço para o planejamento de produção e agrega grande valor a uma empresa, visto que é um sistema que possui fluxo de informação do funcionamento de vendas, contabilidade, engenharia, suprimentos, manufatura e parceiros comerciais.
 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Administração da Produção e Operações. Curitiba. InterSaberes, 2018.
ARNOLD, J, R, Tony. Administração de Materiais: Uma Introdução. São Paulo. Ed Atlas S. A. 1999 
BALDWIN, Howard. Como um sistema ERP pode fazer crescer o seu negócio.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e Controle da Produção. 2ed. Barueri, SP: Manole, 2008.
GONÇALVES, P,S Administração de Materiais. 2 Ed, 3° Reimpressão. Rio de Janeiro: Elserve 2007.
KRAJEWSKI, Lee; MALHOTRA, Manoj K.; RITZMAN, Larry P. Administração de Produção e Operações. 11ed.- São Paulo: Pearson Education, 2017.
KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de produção e operações. 8ed. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2009.
LÉLIS, Eliacy Cavalcante. Administração da Produção I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MARTINS, DANIELE de Lourdes Curto da Costa, Gestão em Foco. Indaial, UNIASSELVI. 2017
MARTINS, P. G; LAUGENI. F. P. Administração da produção. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTINS, Petrônio G; LAEGENI, Fernando Piero, SARAIVA 2°ed. 2006.
MELO, Daniela de Castro, A Gestão de Demanda em Cadeia de Suprimentos, um estudo no Setor Atacadista de Produção de Mercenárias Básicas. UFSCAR, São Carlos, RS, 2011
MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 5°ed. 2000.
MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1993.
ZORZO, Adalberto. Gestão de Produtos e Operações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
 http://blog.compila.com.br/modulos-de-um-erp/. Acesso em 17 de set. 2018. 
http://ernestohaberkorn.com.br/blog/o-que-e-erp/. Acesso em 17 de set. 2018.
 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAel9QAD/artigo-erp?part=2/. Acesso em 17 de set. 2018 http://www.magistech.com.br/noticias/entenda-a-diferenca-entre-erp-wms-mrp-121. Acesso em 18 de set. 2018.
http://www.microsoft.com/portugal/mediasempresas/businessvalue/ERP-grow-business.mspx. Acesso em 18 de set. 2018.
 https://portalerp.com/erp/5-entenda-erp/. Acesso em 17 de set. 2018. https://www.ppi-multitask.com.br/2015/02/19/saiba-as-diferencas-entre-erp-mrp-mrpii-aps-e-mes/. Acesso em 18 de set de 2018. 
https://www.youtube.com/watch?v=20b-trkOHB8/. Acesso em 17 de set. 2018.

Continue navegando

Outros materiais