A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PLANO DE AULA DE HISTÓRIA- 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

PLANO DE AULA DE HISTÓRIA: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Temática: 
A comunidade e seus registros.
Objetivos de conhecimento:
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidades: 
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. 
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. 
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Público alvo/turma:
2° ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia.
Duração de cada aula/dia: 
40 minutos cada aula, 5 dias/aula.
Justificativa:
Justifica-se o desenvolvimento dessas atividades é de trabalhar com nos alunos a capacidade de reconhecer e comparar o “Eu e o Outro”, previstos pela BNCC, afim de analisar o eu na sociedade, os diferentes tipos de famílias, grupos sociais, culturas, religiosidade, além do direito e dever da criança, sendo que estes conteúdos possam desenvolver nos alunos a capacidade de pensar criticamente. 
Objetivo Geral:
Reconhecer que as crianças são sujeitos que precisam formar o conceito de identidade, reconhecer que são pertencentes há grupos sociais, ter a noção de tempo, espaço, que estas crianças tem direitos e deveres dentro da sociedade.
Objetivos Específicos:
· Desenvolver nas crianças por meio das atividades a capacidade de conhecer a família;
· Compreender as características pertencentes aos grupos que tem convívio;
· Conhecer as diferenças entre os grupos sociais e ter a capacidade de respeito o outro;
· Entender a linha de tempos desde do seu nascimento;
· Conhecer e identificar quais são os seus direitos e deveres.
Materiais necessários:
· Data Show;
· Pen drive com imagens, vídeos;
· Cartolinas;
· Cola;
· Folhas A4;
· Lápis de colorir;
· Tesoura.
Desenvolvimento das aulas:
Segunda-feira: 02/08/2021
40 min/aula
Com o auxílio do data show, o professor vai dialogar com as crianças os diferentes tipos de família, comparar as famílias de antigamente com os modelos de famílias atuais, mostrando que o lar é um lugar de respeito, é importante respeitar o modelo de família do colega.
Logo após, pedir para as crianças fazerem uma entrevista com a sua família, buscar fotografias da sua infância para fazer uma linha de tempos, também fotografias da família e levar para a próxima aula.
Terça-feira: 03/08/2021
40 min/aula
Com as informações que as crianças colheram da família, o professor deixar que cada criança presente os matérias, da entrevista, os relatos que os pais e avós e suas fotografias desde do nascimento. Caso a criança não tenha fotografias, é importante pedir desenhos que represente a sua infância e família.
Pergunte para as crianças a diferença entre de tempo, espaço, objetos, disciplinas, entre a atualidade e os tempo dos seus avós ou pais.
Entregue para as crianças uma cartolina, peça para que elas desenham a sua linha de tempo, contendo, o nascimento, 1º dente, 1º passo, Um ano idade, Dois anos de idade, Três anos de idade, Quatro anos de idade, Cinco anos de idade, Seis anos de idade, Sete ano de idade.
Quarta-feira: 04/08/2021
40 min/aula
Peça para cada criança apresentar o seu cartaz, escrever como é a sua família e criar frases de carinho. Após colar os cartazes na parede ou montar uma carta para entregue para a pessoa mais importante que eles acham para a vida deles.
O professor vai precisar de fazer a leitura do livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra, Declaração Universal dos Direitos das Crianças e o Eca, para discutir com as crianças na próxima aula.
Quinta-feira: 05/08/2021
40 min/aula
O professor pedirá para as crianças escreverem no caderno e responder o seguinte roteiro:
· Quem é você na escola?
· O que se espera de você na escola?
· O que você pode e não pode fazer?
· Como os outros te tratam neste espaço?
· Quem é você na sua casa?
· O que se espera de você em casa?
· O que você pode e não pode fazer?
· Como os outros te tratam neste espaço?
· Quem é você no consultório médico?
· O que se espera de você no consultório?
· O que você pode e não pode fazer?
· Como os outros te tratam neste espaço?
Após fazer a leitura do livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra, Declaração Universal dos Direitos das Crianças e o Eca.
Entregue para as crianças em uma folha A4 como mostra no quadro, discuta com elas os seus direitos e deveres, se necessário apresente um vídeo como consta na referência do plano, para melhor esclarecer e responder a atividade.
	Direito da Criança
	Dever da Criança
	
	
Sexta-feira: 06/08/2021
40 min/aula
O professor vai pedir para as crianças criar um texto falando sobre os diferentes tipos de família, citando o exemplo da sua família, o seu lar, além de citar os direitos e deveres que ela tem.
Avaliação:
Além da avaliação funcionar a todo instante, o professor precisa de um instrumento de avaliação, vai observar melhor se os objetivos dos planos foram atingidos, com isso este docente utilizará o texto escrito pelas crianças, porém é necessário fazer uma análise e correção da ortografia e dar o feedback para as crianças refazerem o texto se for necessário.
 O professor tem o papel de analisar se cada criança está compreendendo, participando, interagindo, desenvolvendo as atividade, é importante que o professor esteja constantemente questionando as crianças, se as mesmas compreenderam das aulas e que assunto foi abordado. 
O docente precisa reconhecer a opinião das crianças, entender a sua capacidade crítica, criativa, pois este também faz parte do seu processo de ensino-aprendizagem. O ensino precisa ser flexível, visto que o plano de aula tem uma organização, mas não é necessário que o professor siga a ordem, pois o mesmo tem liberdade para fazer modificações e adaptações conforme as necessidades das crianças.
RFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017. (BNCC). Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base >. Acesso em: 02 de Agosto de 2021.
BELLINHA, A OVELHILJA. Toda criança tem direitos. 3:53 min. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=wmNnzKOOuA0>. Acesso em> 02 de Agosto de 2021.
EHER, Helena Cristina Cintra. Nova Escola. Plano de aula: Os diferentes papéis de um indivíduo. Disponível em:< https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/2ano/historia/os-diferentes-papeis-de-um-individuo/6118>. Acesso em: 02 de Agosto de 2021.
TODAS AS FAMÍLIAS. O que é família? 2:54 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Bq1gEOlRD40>. Acesso em: 02 de Agosto de 2021.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.