Buscar

CARTA TESTEMUNHÁVEL

Prévia do material em texto

CARTA TESTEMUNHÁVEL 
É o recurso que tem por fim provocar o reexame da decisão que denegar ou impedir o seguimento de recurso em sentido estrito e do agravo em execução. 
Base legal Art. 639 DO CPP Prazo: 2 DIAS (art. 640). 
Cabimento:
• não recebimento ou negativa de seguimento ao recurso em sentido estrito; 
• não recebimento ou negativa de seguimento ao agravo em execução. 
CUIDADO: Com relação ao não recebimento da apelação: cabe recurso em sentido estrito (art. 581, XV, do CPP), não sendo cabível, nesse caso, carta testemunhável. 
MODELO 
· ILUSTRÍSSIMO SENHOR ESCRIVÃO DO CARTÓRIO DA... VARA CRIMINAL DA COMARCA... (SE CRIME DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL) 
· ILUSTRÍSSIMO SENHOR ESCRIVÃO DO CARTÓRIO DA... VARA CRIMINAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE... (SE CRIME DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL)
· ILUSTRÍSSIMO SENHOR ESCRIVÃO DO CARTÓRIO DA... VARA CRIMINAL DO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA... (SE CRIME DOLOSO CONTRA A VIDA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL) OU DA SEÇÃO JUDICIÁRIA... (SE CRIME DOLOSO CONTRA A VIDA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL) 
Processo n. ... 
FULANO DE TAL (não inventar dados), já qualificado nos autos, por seu procurador infra-assinado, com procuração anexa, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Senhoria, interpor a presente CARTA TESTEMUNHÁVEL, com base no art. 639, (indicar o inciso), do Código de Processo Penal. Nesse sentido, requer seja recebido o recurso e procedido o juízo de retratação, nos termos do art. 589 do Código de Processo Penal. Se mantida a decisão, requer seja encaminhado o presente recurso, já com as razões inclusas, ao Egrégio Tribunal de Justiça (ou Tribunal Regional Federal), para o devido processamento. 
Nestes termos, 
Pede deferimento. 
Local..., data... 
Advogado. OAB n. ...
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO... (se da competência da Justiça Estadual) 
EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL... (se da competência da Justiça Federal) 
Testemunhante: Fulano de Tal 
Testemunhado: ... 
Processo n. ... 
RAZÕES DE CARTA TESTEMUNHÁVEL 
Egrégio Tribunal de Justiça ou Egrégio Tribunal Regional Federal 
Colenda Câmara (Justiça Estadual) ou Colenda Turma (Justiça Federal)
I – DOS FATOS 
II – DO DIREITO 
A) Do recebimento do recurso em sentido estrito 
O Magistrado não recebeu o recurso, sob o fundamento de que seria intempestivo, já que a data fatal, segundo ele, seria o dia 6 de agosto de 2013. Todavia, como se trata de prazo processual, o termo inicial para a contagem do prazo é o primeiro dia útil, nos termos do art. 798 do Código de Processo Penal. Assim, considerando que a intimação ocorreu no dia 2 de agosto de 2013, que caiu numa sexta-feira, o prazo recursal começou a correr no primeiro dia útil, qual seja, 5 de agosto de 2013, vencendo-se no dia 9 de agosto de 2013. 
Logo, requer o testemunhante seja recebido o recurso em sentido estrito denegado, pois interposto dentro do prazo previsto em lei.
B) B) Da desclassificação 
Estando o presente recurso suficientemente instruído, já que acompanhado da cópia integral do processo, verifica-se a possibilidade de analisar o mérito do recurso denegado, nos termos do art. 644 do Código de Processo Penal. 
A recorrente foi acusada de... Todavia, a recorrente em nenhum momento assumiu o risco de causar a morte, nem aceitou o resultado morte da vítima. Ou seja, a recorrente não agiu com dolo, uma vez que não assumiu o risco nem aceitou o resultado morte, conforme prevê o art. 18, I (parte final), do Código Penal, que adotou, em relação ao dolo eventual, a teoria do consentimento. Logo, a recorrente teria agido, em tese, com culpa. 
Nesse sentido, a conduta da recorrente se enquadra, em tese, no art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro, razão pela qual ela deve responder pela prática, apenas, de homicídio culposo na direção de veículo automotor. Em consequência, não havendo crime doloso contra a vida, o Tribunal do Júri não é competente para apreciar a questão, razão pela qual deve ocorrer a desclassificação, nos termos do art. 419 do Código de Processo Penal.
III – DO PEDIDO 
Ante o exposto, requer seja REFORMADA A DECISÃO DE 1º GRAU, determinando-se: 
a) O processamento do recurso denegado (recurso em sentido estrito ou agravo em execução);
b) Considerando estar suficientemente instruída a carta testemunhável, seja, desde logo, dado provimento ao recurso em sentido estrito (EXEMPLO), para: 
I) Preliminares (nulidades, incompetência, prescrição etc. – acompanhar a ordem das preliminares) 
II) Impronúncia com base no art. 414 do Código de Processo Penal; absolvição sumária, com base no art. 415 do Código de Processo Penal; 
Desclassificação, com base no art. 419 do Código de Processo Penal. Seja dado provimento ao recurso em sentido estrito, para o fim de que seja desclassificado o delito de homicídio simples doloso, para o delito de homicídio culposo na direção de veículo automotor (art. 302 do CTB), encaminhando-se os autos para o Juízo Competente, nos termos do art. 419 do Código de Processo Penal.
Local..., data... 
Advogado. OAB n. ...

Continue navegando