Buscar

Atividade de pesquisa - Auditoria e Governança Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Auditoria e Governança Corporativa
Aluno (a): 
Data: 03/11/2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de pesquisa 
1 - Quais fatores internos e externos podem levar uma organização a contratar serviços de auditoria independente?
R: Obrigação Legal (companhias abertas, fundos de pensão, seguradores e quase todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro Nacional;
- Como medida de controle interno tomada pelos acionistas, proprietários ou administradores da empresa;
- Imposição de um banco para ceder empréstimo
- Imposição de um fornecedor para financiar a compra de matéria-prima
- Atender às exigências do próprio estatuto ou contrato social da companhia ou empresa; 
2 - Em relação às normas de auditoria independente, no que se diferenciam as normas técnicas se comparadas às normas profissionais?
R: A tarefa de conceituar auditoria não é das mais fáceis, principalmente pela possibilidade de aplicação da técnica em qualquer ramo do conhecimento humano.
Em um sentido estrito, a auditoria se restringe apenas ao universo contábil ou financeiro. Surge daí o conceito de Auditoria Contábil, que objetiva, após aplicação de procedimentos específicos com base em normas profissionais e de forma independente,
Ela também pode ser conceituada como sendo a auditoria realizada por profissionais qualificados e externos à empresa auditada, ou seja, que não são empregados da administração, normalmente sob a forma de firmas de auditoria, com o objetivo precípuo de emitir uma opinião independente, com base em normas técnicas.
3 - Na aplicação do procedimento de auditoria, denominado exame físico, a área sempre deve ser avisada sobre a sua realização? Justifique sua resposta.
4 - Disserte sobre a relação existente entre os controles internos da empresa e os testes de auditoria.
R: Na aplicação dos testes de auditoria, os controles internos da organização tem fundamental importância, considerando que normalmente quanto mais eficazes forem estes controles, a quantidade de testes em auditoria tende a ser menos, desde que é claro o auditor deposite confiança nestes
5 - Quais são os objetivos principais da elaboração de um cronograma de auditoria?
R: Os principais objetivos do Planejamento da Auditoria são: Obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis; Propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos.
6 - Qual é a distinção que existe entre os tiques/marcações de auditoria e as codificações nos papéis de trabalho?
R: Os tiques são marcadores que servem para mostrar que os trabalhos foram executados e de onde estão vindo as informações. Isso agiliza a revisão dos trabalhos.
Em relação as codificações nos papéis de trabalho, estas auxiliam para que as informações anotadas pelo auditor sejam facilmente encontradas.
7 - Explique a relação que existe entre a auditoria e a prática de governança corporativa nas entidades.
R: A governança corporativa está diretamente relacionada a auditoria, uma vez que o auditor estará mais confortável para opinar sobre as demonstrações financeiras.
8 - Defina o que é o relatório de auditoria na forma “longa” e quais as características que devem constar na sua elaboração.
R: É a última etapa a ser cumprida pelo auditor, após ter empregado todas as técnicas, aplicando as normas e haver sistematizado o seu trabalho através da documentação de auditoria.
9 - No tocante aos aspectos de controles que o auditor deve ter sobre os subgrupos de contas de caixas e bancos, discorra sobre aqueles que se referem à estrutura organizacional.
R: Estrutura organizacional deve ser observada a segregação de funções na área, a segregação de funções entre tesouraria e contabilidade.
10 - Comente sobre as principais finalidades da auditoria sobre os saldos apresentados na Demonstração do Resultado (DR).
R: Determina-se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados.

Outros materiais