Buscar

Atividade de pesquisa - Auditoria e Governança Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Auditoria e Governança Corporativa
Aluno(a):
 PAULO HENRIQUE MELO SOUSA
Data: 
 
09
/
12
/
2021
Atividade de Pesquis
a
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Avaliação 
de pesquisa 
vale 10
 pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o
 seu nome
.
Envie o arquivo pelo sistema.
)
Atividade de pesquisa 
1 - Quais fatores internos e externos podem levar uma organização a contratarserviços de auditoria independente?
Obrigação legal (companhias abertas, fundos de pensão, seguradoras e quase todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro Nacional);
· Como medida de controle interno tomada pelos acionistas, proprietários ou administradores da empresa;
· Imposição de um banco para ceder empréstimo;
· Imposição de um fornecedor para financiar a compra de matéria-prima;
· Atender às exigências do próprio estatuto ou contrato social da companhia ou empresa;
2- Em relação às normas de auditoria independente, no que se diferenciamas normas técnicas se comparadas às normas profissionais?
A tarefa de conceituar auditoria não é das mais fáceis, principalmente pela possibilidade de aplicação da técnica em qualquer ramo do conhecimento humano.
Em um sentido estrito, a auditoria se restringe apenas ao universos contábil ou financeiro. Surge daí o conceito de Auditoria Contábil, que objetiva, após aplicação de procedimentos específicos com base em normas profissionais e de forma independente,
Ela também pode ser conceituada como sendo a auditoria realizada por profissionais qualificados e externos à empresa auditada, ou seja, que não são empregados da administração, normalmente sob a forma de firmas de auditoria, com o objetivo precípuo de emitir uma opinião independente, com base em normas técnicas.
3 - Na aplicação do procedimento de auditoria, denominado exame físico,a área sempre deve ser avisada sobre a sua realização? Justifiquesua resposta.
Há uma diferenciação primordial quando é aplicado, na prática, o procedimento de contagem física, dependendo do item a inventariar. Se vamos realizar a contagem física dos estoques, a área deverá ser avisada com antecedência, para que possa arrumar a logística dos 
itens, para que os trabalhos transcorram com rapidez e eficiência. Em relação à contagem física no caixa, obviamente não há o comunicado antecipado para a pessoa responsável pela custódia dos valores, pois deve, nesse caso, prevalecer o elemento surpresa.
4 - Disserte sobre a relação existente entre os controles internos da empresae os testes de auditoria.
Na aplicação dos testes de auditoria, os controles internos da organização têm fundamental importância, considerando que normalmente quanto mais eficazes forem estes controles, a quantidade de testes em auditoria tende a ser menor, desde que é claro o auditor deposite confiança nestes.
5 - Quais são os objetivos principais da elaboração de um cronograma deauditoria?
Os principais objetivos do Planejamento da Auditoria são: obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis; propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos
6 - Qual é a distinção que existe entre os tiques/marcações de auditoria eas codificações nos papéis de trabalho?
Os tiques são marcados que servem para mostrar que os trabalhos foram executados e de onde estão vindo as informações. Isso agiliza a revisão dos trabalhos.
Em relação as codificações nos papeis de trabalho estas auxiliam para que as informações anotadas pelo auditor sejam facilmente encontradas.
7 - Explique a relação que existe entre a auditoria e a prática de governançacorporativa nas entidades.
A governança corporativa esta diretamente relacionada a auditoria, uma vez que o auditor estará mais confortável para opinar sobre as demonstrações financeiras
8 - Defina o que é o relatório de auditoria na forma “longa” e quais ascaracterísticas que devem constar na sua elaboração.
É a última etapa a ser cumprida pelo auditor, após ter empregado todas as técnicas, aplicando as normas e haver sistematizado o seu trabalho através da documentação de auditoria.
9 - No tocante aos aspectos de controles que o auditor deve ter sobre ossubgrupos de contas de caixas e bancos, discorra sobre aqueles que sereferem à estrutura organizacional.
Estrutura organizacional deve ser observada a segregação de funções na área, a segregação de funções entre tesouraria e a contabilidade.
10 - Comente sobre as principais finalidades da auditoria sobre os saldosapresentados na Demonstração do Resultado (DR).
Determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovaos e contabilizados.

Outros materiais