Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O psicólogo Perito.
O Psicólogo na função de perito no contexto de processos de varas de família merece uma reflexão acurada.
Em geral, deve-se ter o entrecruzamento de pelo menos três ordens distintas de conflito: A primeira diz respeito a dissensão, ou seja, a discordância que deu origem ao processo.
A segunda é o encontro entre duas matérias distintas que nem sempre tem um encontro pacifico: A psicologia e o Direito.
A terceira é aquela que envolve a complexidade inerente ao exercício de nossa profissão como psicólogos em qualquer lugar que ela aconteça.
Sempre seguindo os princípios do código ética resolução : n º 08/2010.
Psicodinamica , tipos de conjugalidade,
A colusão narcisista, baseada no tema do “amor como ser um “; a colusão oral, girando em torno do tema “amor como preocipar-se um com o outro”; a colusão anal-sádica, embasada no tema “ amor como pertencer-se a um ao outro e a colusão fálico-edípica, sustentada no tema ”amor como afirmação masculina. 
Principio do melhor interesse da criança: como definir a guarda dos filhos?
NO brasil a regra é a guarda compartilhada, para escolher quem irá cuidar, vigiar e proteger a criança.
Os pais tomam decisões juntos sobre o menor, sendo uma forma dos pais participarem efetivamente da criação.
Segundo Paulo lobo, “nem o interesse dos pais, nem o do estado pode ser considerado o único interesse relevante para a satisfação dos direitos da criança”
A criança deve ser a protagonista do processo, sendo os seus interesses os mais importantes que devem ser assegurados pelo judiciário.
ATÉ AULA 4
AULA 5
ALIENAÇÃO PARENTAL 
É UMA FORMA DE MALTRATO ABUSO, pode ser feita por pai do pai ou da mãe da criança,.
É uma forma de transformar a consciência de seus filhos, mediante diferente formas e estratégias de atuação, com o objetivo de impedir, obstaculizar ou destruir seus vínculos com o outro genitor, denominado cônjuge alienado, sem que exista motivos reais que justifiquem essa condição;
Alienação pariental AP e Sindrome da alienação parental SAP
A síndrome constitui um distúrbio, um agrupamento de sintomas que se alojam em decorrência da extrema reação emocional que os pais submetem seus filhos. 
Síndrome,por sua vez, diz respeito às questões emocionais, aos prejuízos e consequências que o filho alienado vem a sofrer
A SAP geralmente decorre da AP, ou seja, enquanto a AP tem como objetivo o afastamento da criança de um genitor através de procedimentos desonestos da titular da guarda
Já a alienação parental são as ações que proporcionam verdadeira campanha de desrespeito de um genitor em relação ao outro
a alienação parental define o ato de levar a criança a abandonar o pai/mãe alvo de críticas, através de comportamentos de menosprezo até a odiosidade ou acusações de abuso sexual, influenciados pelo outro componente do par parental. Já a Síndrome da Alienação Parental engloba os sintomas que a vítima pode vir ou não a exibir, resultante dos atos de alienação parental
PAPEL DA PSICOLOGIA 
· o profissional psicólogo diante a Síndrome da Alienação Parental age em sentido contrário ao que estabelece as diretrizes nacionais do Conselho Federal de Psicologia a respeito do trabalho do mesmo. O processo terapêutico das partes abrange uma penalidade que o profissional dirige ao alienador quando diagnosticada a síndrome. 
· Essa concepção é oposta ao que é proposto nas diretrizes do CFP que defende que o trabalho do psicólogo tem seu alicerce no compromisso social e no progresso da qualidade de vida das pessoas. Nos casos envolvendo a SAP, uma das diretrizes estabelecidas pela justiça é o acompanhamento regular para a terapêutica psicológica dos membros da família que foram alcançados pela situação.

Mais conteúdos dessa disciplina