Buscar

[Prova] - G1 - Dárcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PUC – Rio – JUR 1714 – Direito Processual do Trabalho
2007.2 – Prof. Darcio Augusto – Teste 01 – 08/10/2007
Questão I (2 pontos) – Jair, Funcionário Público federal, ajuizou reclamação trabalhista contra a União Federal, pleiteando indenização por dano moral, por ter sido agredido por seu chefe dentro da repartição que trabalha. O Juiz do Trabalho declarou-se incompetente para a causa, alegando que não tinha competência para julgar causas de servidores públicos, e remeteu o processo à Justiça Federal. O Juiz Federal, por sua vez, declarou-se incompetente, afirmando que a competência era da Justiça do Trabalho, tendo em vista o art 114, VI da Constituição, e suscitou conflito negativo de competência.
Pergunta-se: a) Qual o tribunal competente para julgar esse conflito de competência? B) Qual dos Juizes é realmente competente para julgar a ação de Jair?
Questão II (2 pontos) – Marieta, empregada doméstica, ajuizou Reclamação Trabalhista contra Eulália, de 46 anos, do lar, pleiteando a assinatura da sua Carteira de Trabalho, sendo certo que, em seu caso, estão presentes todos os requisitos para a caracterização do vinculo de emprego em face da Reclamada. Em as defesa, alem de impugnar a alegação de vinculo empregatício, Eulália alegou, preliminarmente, (a) ausência de capacidade postulatória de Marieta, já que o ajuizamento da ação trabalhista se deu pessoalmente, sem a assistência de advogado, e (b) nulidade de citação, pois a notificação inicial foi recebida na antevéspera da audiência, como fazia prova o Aviso de Recebimento dos correios.
Como você decidiria a respeito das duas preliminares suscitadas por Eulália.
Questão III (2 pontos) – Em determinada Reclamação Trabalhista,a s partes foram intimadas, por via postal, para tomar conhecimento do laudo pericial e, querendo, impugná-lo no prazo de 5 (cinco) dias. A intimação foi postada no ultimo dia 3 de outubro de 2007 (quarta-feira passada). Até que dia as partes poderão apresentar suas manifestações sobre o laudo pericial?
Questão IV (2 pontos) – Janete oi demitida em 30 de setembro de 2005, tendo apresentado reclamação perante a Comissão de conciliação Prévia no dia 5 de outubro de 2005, para recebimento do aviso prévio. Na sessão de conciliação, realizada 10 de outubro de 2005, não houve acordo. Janete apenas recentemente procurou o Dr. Adailton, advogado, que ajuizou a Reclamação Trabalhista hoje, dia 08 de outubro de 2007. Pergunta-se: está prescrita a pretensão de Janete ao recebimento do aviso prévio?
Questão V (2 pontos) – O que vem a ser uma “Reclamação Plúrima”? Em que hipótese é admitida no Processo de Trabalho?
As respostas devem ser justificadas e fundamentadas nos dispositivos legais pertinentes, e em súmulas de jurisprudência superior, quando for o caso.

Continue navegando