Buscar

PORTFOLIO - 227362021 - Marketing Direto - Cleide Valadares Alves

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
MARKETING - 20212E.TO-MKV
CLEIDE VALADARES ALVES - 227362021
marketing direto
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E OS RELACIONAMENTOS NAS NEGOCIAÇÕES
........................................................................................................................................
Guarulhos
2021
CLEIDE VALADARES ALVES
marketing direto
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E OS RELACIONAMENTOS NAS NEGOCIAÇÕES
Trabalho apresentado ao Curso de Marketing do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Marketing Direto.
Prof. Maria Helena Veloso Salgado.
Guarulhos
2021
Respostas
....................................................................................................................
Comportamento do consumidor
Compreender o comportamento do consumidor é importante para qualquer organização antes de lançar um produto/serviço. O comportamento do consumidor é muito complexo, porque cada consumidor tem uma mentalidade e uma atitude diferente em relação à compra, consumo e descarte do produto.
Desta forma, compreender o comportamento deste indivíduo ajuda a comercializar o produto ou serviço com sucesso. Além disso, é importante acompanhar a mudança contínua nos padrões de vida, tendências, moda e mudança na tecnologia.
Assim, o comportamento do consumidor serve como uma ferramenta importante para os profissionais de marketing no cumprimento de seus objetivos de vendas.
Fatores que afetam o comportamento do consumidor
O termo comportamento do consumidor refere-se ao comportamento exibido por um indivíduo ao comprar, consumir ou descartar qualquer produto ou serviço específico. Esses comportamentos podem ser afetados por vários fatores.
O processo de escolha da marca. Como correspondem aos estímulos de marketing, como exposição à publicidade, promoções e incentivos ao consumidor, preços, embalagens.
A interação de variáveis, como percepção, aprendizado, memória, hábito e condicionamento cultural, fatores socioeconômicos, tanto demográficos quanto comportamentais.
A importância do comportamento de compra do consumidor
Aumentar a receita
Quando se estuda os clientes se torna possível melhorar os números de vendas, assim como alterar a maneira como a empresa vende, dependendo da maneira como os clientes os compram.
Consciência da marca
Por que os exercícios de reestruturação da marca ou de imagem são realizados nas principais empresas? É com a percepção do consumidor que a marca decide o que precisa se reestruturar, mudar sua percepção na mente das pessoas, obtendo, assim, rotatividade maior.
Portfólio de produtos
A observação contínua do comportamento do consumidor pode permitir que você encontre lacunas no portfólio de produtos, o que, por sua vez, pode ajudá-lo a lançar novos produtos para a satisfação final de seus clientes.
Tendências do mercado
À medida que a tendência do mercado muda, uma análise do consumidor será o primeiro indicador dela. A recente mudança para a preservação do meio ambiente e os alimentos saudáveis ​​é uma tendência observada em grandes redes de fast food, por exemplo.
Previsão e prevenção
Trabalhe com previsão de demanda ou previsão de vendas. Ambos são possíveis e é aí que reside a importância do comportamento de compra do consumidor. A empresa não desperdiçará recursos para um produto que será vendido no verão, porque sabe que os clientes não o comprarão no inverno.
Portanto, analisando o comportamento de compra do consumidor, a empresa economizou custos de armazenamento, fabricação e marketing. Em essência, a previsão e a utilização adequada dos recursos são alcançadas.
Análise competitiva
Uma das razões mais importantes para estudar o comportamento do consumidor é descobrir quais produtos do concorrente o cliente está comprando e por quê.
A proposta do desafio proposto é levar o máximo de informação para o cliente em relação ao veículo, para que o cliente possa entender que existe custo e benéficos na compra do carro.
Para o comprador se sentir mais confortável, o carro tem um estilo esportivo com uma cor jovem que facilitará a venda. O valor da parcela é aceitável para que o cliente compre o carro. Pois o veículo tem algumas vantagens e o designe arrojado que combina com qualquer estilo de pessoal.
Por isso o sistema de informações sobre o qualquer produto o serviço é fundamental para que uma pessoa que esteja na linha de frente com um cliente, atenda e realize resolução da necessidade de satisfação no qual o cliente demonstrar. E para entender bem isso a definição de sistema tornará o processo do sistema mais eficaz.
Esta é melhor forma de compreender que o Marketing tem tudo a ver com as informações que o vendedor terá que seguir para concluir sua venda. Pois, uma boa negociação será uma oferta promissora que poderá atingir as vendas do veículo, ou seja, um financiamento poderá ajudar o comprador a compra seu carro com prestações fixa de longo prazo.
                                                                       
E como a namorada está grávida, o carro mencionado pelo vendendo trará segurança porque tem espaço no interior suficiente para realizar a satisfação de qualquer pessoal ao adentrar no veículo pôr terminado acessórios e dentre outros apetrechos. Por outro lado, a analisar o gosto de cada um cliente, é fundamental para que se tenha dados informativos que possam ser úteis para construção do melhor marketing para atingir o comportamento do consumo do público-alvo. Analisar o mercado de consumo de carros, determinará as empresas concessórias, a elaborar melhor seu processo de divulgação, a fim de obter uma um resultado esperado nas vendas de autos.
Os relacionamentos nas negociações
Os relacionamentos nas negociações são importantes não porque geram sentimentos calorosos e confusos, mas porque geram confiança, um meio vital de assegurar ações desejadas dos outros.
Considerar que qualquer ação proposta, seja ela sugerida por um negociador na mesa de negociações ou por um líder em uma reunião de estratégia, envolve algum risco.
As pessoas verão um curso de ação menos arriscado e, portanto, mais aceitável quando for sugerido por alguém em quem confiam.
Para criar um relacionamento duradouro na negociação, existem quatro elementos básicos que podem ajudá-lo a criar parcerias eficazes com as pessoas que você lidera:
· Comunicação bidirecional;
· Um forte compromisso do líder com os interesses daqueles que ele lidera;
· Confiabilidade;
· Respeito pelas contribuições que os seguidores fazem à organização;
· Como construir confiança dentro de um relacionamento na negociação;
· Explicar como um relacionamento prévio entre as partes altera a dinâmica da negociação;
· Analisar as diferentes formas de relacionamentos que podem ocorrer em uma negociação;
· Identificar os papéis essenciais da reputação, da confiança e da imparcialidade nos relacionamentos de negociação.
As pessoas tendem a responder às ações dos outros com ações semelhantes. Se outros cooperam conosco e nos tratam com respeito, ou ainda, se eles parecerem cautelosos e competitivos, tendemos a responder da mesma maneira
Além disso, essas trocas podem se transformar em ciclos viciosos (aqueles caracterizados por disputa e suspeita) ou ciclos virtuosos (aqueles em que prevalecem cooperação e boa vontade), de acordo com Keith Allred, perito em negociações especializadas.
A natureza recíproca da confiança reforça o valor de reservar um tempo para conhecer a outra parte e construir um relacionamento antes de você começar a negociar.
Conclusão
....................................................................................................................
Durante a pesquisa realizada para desenvolver este portfolio, identifiquei que em diversas áreas da nossa vida, seja pessoal, econômica ou empresarial, enfrentamos situações de negociação com outras pessoas. Apesar de seruma exigência constante em nossas vidas, não é fácil conduzir bem esse processo. Pois saiba que existem estratégias de negociação que podem ser aprendidas.
Por outro lado, como todo processo de interação humana, a negociação não pode ser vista friamente como uma técnica, porque requer atitudes e comportamentos que passam pela aquisição de algumas características de personalidade que, às vezes, a pessoa ainda não tem, como a paciência por exemplo. Nada que não se possa conquistar com uma postura disciplinar adequada para compreender essa verdadeira filosofia da interação humana.
O comportamento do consumidor é um processo que envolve diversos fatores quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos e que deve ser tratado como essência para a existência de qualquer empresa, sendo seu maior valor e o que a faz sobreviver ao mercado cada vez mais exigente e saturado. Um consumidor pode comprar, usar e/ou dispor de um produto, mas essas funções podem ser desempenhadas, também, por pessoas diferentes, o que acontece em muitas decisões de compra.
Referencias
ALMEIDA, Sérgio. O melhor sobre clientes: 500 citações, textos e comentários. Salvador: Casa da Qualidade, 1997.
CERVO, Arnaldo L. & BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
COBRA, Marcos. Marketing básico. 4.ed. São Paulo: Atlas,1997.
CRUZ, Carla & RIBEIRO, Uirá. Metodologia Científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003.
GREEN, Mark C. & KEEGAN, Warren J. Princípios de marketing global. São Paulo: Saraiva, 1999. 
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.

Continue navegando