Buscar

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES – ATIVIDADE 3
Texto 01 (adaptado)
“O mundo corporativo passa por constante evolução e os profissionais precisam se adequar. Essa característica faz com que existam diversos desafios na gestão contemporânea. A dúvida é: como identificá-los e superá-los?
A verdade é que a gestão vertical e hierarquizada é bastante reconhecida, especialmente no Brasil. Porém, quando tratamos de um gerenciamento horizontal, o cenário muda de figura. As pessoas se perdem e é comum o sentimento de confusão.
Nesse cenário, cabem aos gestores o empenho e a dedicação para mudar o contexto organizacional. É preciso considerar propósitos, pessoas, negócios e projetos, aliando todos esses aspectos para alcançar bons resultados. O desafio é difícil, mas acredite: pode ser superado.
Para entender melhor a gestão nos dias atuais, vamos mostrar qual é o papel do líder e apresentar 4 cenários desafiadores”
 
Texto 02
“Ambas as gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas.
Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação.
Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa.
Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de indicadores.
Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante..”
 
Referência:
BRESSAN, C. A visão contemporânea de gestão de pessoas. Ipog Blog, 13 set. 2018. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/. Acesso em: 24 jul. 2019.
  
A gestão de mudança cuida da criação e da condução de mudanças necessárias para uma organização. Além disso, é responsável pela organização e controle das mudanças dinâmicas.
A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos:
a. Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações?
b. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea?
c. Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional;
d. Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?
RESPOSTA:
O mundo vem passando por constantes transformações em todos os setores, principalmente no da tecnologia. Com isto, muitas organizações necessitam se adequar e rever seus processos, estrutura, cultura, etc.
Muitas vezes estas mudanças são desafiadoras, pois envolvem modificações em algo que já está bem enraizado e definido na cultura da organização. Essa desconstrução gera muita resistência por parte dos colaboradores, que em sua maioria estão presos a processos ineficientes, repetitivos, mas que são o que sabem desenvolver.
Não é uma tarefa simples implementar uma gestão inovadora. É necessário realizar treinamentos, cursos, especialização ou seja qualificar os trabalhadores e engaja-los para que consigam entender os objetivos estratégicos e o que a organização pretende alcançar. E isto significa mudar as pessoas junto com a organização.
No cenário atual, onde assuntos como acessibilidade, empoderamento e diversidade são questões que precisam ser respeitados, esclarecidos e acolhidos dentro e fora das organizações. Políticas assim promovem a motivação e aumento da produtividade, pois são fatores que elevam a competitividade das organizações, principalmente dentro do mercado em que atuam. Normalmente são organizações bem vista pela sociedade e o público em geral.
Porém quando a gestão é focada em processos, é necessário um estudo bem detalhado e recursos financeiros para definir qual a melhor tecnologia a ser aplicada, eficiente e eficaz. Existem muitas opções de tecnologias que vêm mudando constantemente e revolucionando o mercado.
Com isto a gestão por mudanças é de extrema importância pois, quanto mais rápido forem identificadas e implementadas as melhorias, mais bem sucedido será o futuro da organização.

Continue navegando