Buscar

Atividade 3 - EAD Gestão das Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"
Texto 01 (adaptado)
“O mundo corporativo passa por constante evolução e os profissionais precisam se adequar. Essa característica faz com que existam diversos desafios na gestão contemporânea. A dúvida é: como identificá-los e superá-los?
A verdade é que a gestão vertical e hierarquizada é bastante reconhecida, especialmente no Brasil. Porém, quando tratamos de um gerenciamento horizontal, o cenário muda de figura. As pessoas se perdem e é comum o sentimento de confusão.
Nesse cenário, cabem aos gestores o empenho e a dedicação para mudar o contexto organizacional. É preciso considerar propósitos, pessoas, negócios e projetos, aliando todos esses aspectos para alcançar bons resultados. O desafio é difícil, mas acredite: pode ser superado.
Para entender melhor a gestão nos dias atuais, vamos mostrar qual é o papel do líder e apresentar 4 cenários desafiadores”
Referência:
IBSBUSINESS. Como superar os 4 maiores desafios da gestão contemporânea. IBS Business, 23 mai. 2017. Disponível em: http://blog.soufgv.com.br/como-superar-os-4-maiores-desafios-da-gestao-contemporanea-2/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 
Texto 02.
“Ambas as gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas.
Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação.
Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa.
Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de indicadores.
Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante..”
Referência:
BRESSAN, C. A visão contemporânea de gestão de pessoas. Ipog Blog, 13 set. 2018. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 A gestão de mudança cuida da criação e da condução de mudanças necessárias para uma organização. Além disso, é responsável pela organização e controle das mudanças dinâmicas.
A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos: 
a. Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações?
b. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea?
c. Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional;
d. Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?
	
O grande desafio da Gestão em termos de mudanças, está em engajar a todos para que percebam a necessidade desse processo. Citaremos dois tipos básicos de mudanças : estruturais e Organizacionais – que estão bem mais arraigadas à mudança interna do negócio, bem como o nível de processos e procedimentos presentes na empresa, e é justamente isso, nela onde se encontra o maior desafio, alterar estruturas antigas das organizações, ou seja, reconstruir modelos ultrapassados e partir para o novo, com novos processos esbarrando na barreira dos colaboradores, presos a processos repetitivos e sem eficiência, mas que segundo a crença deles: são esses processos que sabem desenvolver.
Portanto é altamente desafiador uma empresa mudar sua cultura e pregar novos valores, após anos acomodado na mesma posição. Nos dias atuais as empresas já procuram funcionar com características mais adequadas aos novos tempos, tendo convivido cada vez mais com transformações diárias em seu ambiente de negócios, sendo um grande desafio para líderes, gerentes e gestores.
A presença de colaboradores oriundos de diversas culturas pode aumentar o nicho de uma empresa, aumentando o seu público alvo devido à variação de culturas atendidas por essa organização. Em uma organização multicultural, os membros se sentem mais como membros de uma equipe do que como apenas uma força de trabalho, e só ocorre efetivamente quando todos os membros da organização acreditam nisso.
A gestão de negócios é afetada pela tecnologia através dos custos de processos, facilidade de comunicação e de transporte até pontos diferentes e as mudanças que ocorrem nos contratos com o desenvolvimento de novas tecnologias mais eficazes.

Continue navegando