Buscar

N1 - MONITORAMENTO DE RISCOS E RESULTADOS FINANCEIROS - Eduardo Antonio Silva

Prévia do material em texto

Atividade Dissertativa N1
MONITORAMENTO DE RISCOS E RESULTADOS FINANCEIROS
São Bernardo do Campo/SP
2021
Eduardo Antonio Silva – RA 2020307478
 
 
Relatório
Relatório apresentado na disciplina de MONITORAMENTO DE RISCOS E RESULTADOS FINANCEIROS do Curso de MBA em Finanças Corporativas no Centro Universitário FMU
São Bernardo do Campo/SP 2021
MONITORAMENTO DE RISCOS E RESULTADOS FINANCEIROS
No ano de 2003, o Sr. Jose Luiz dos Santos tinha 61 anos, e sempre empreendeu mesmo não tendo ideia do que era empreender. Aos 8 anos obteve um empréstimo junto ao seu avô, e adquiriu grava, escova e flanelas, e recrutou amigos para trabalhar para ele, fornecendo todo o material e dividindo os lucros. Já adulto, após ser demitido de uma empresa de fabricação de cadeiras, juntou suas economias e abriu seu próprio negócio no ramo de manutenção de cadeiras, setor que dominava. Como não tinha estudo, nunca fez uma análise de risco, suas decisões sempre foram baseadas em sua intuição.
Neste documento iremos analisar a viabilidade da empresa do Sr. Jose, já uma empresa mediana, em entrar em uma concorrência para a aquisição de 8000 cadeiras para uma empresa do ramo aéreo, sendo que esta empresa precisa deste montante entregue, sem atraso, em 4 meses.
A empresa do Sr. Jose tem uma capacidade produtiva de apenas 1.500 cadeiras / mês, portanto será necessário investir em maquinário e pessoal para atender a demanda.
Indicadores de Rentabilidade
Retorno sobre investimento (ROI)
Receitas – Custos 60.000 * 100
---------------------- = ---------------- = 37,5
 Custos 160.000
Retorno sobre o capital investido pelo proprietário (ROE)
 
 Lucro Líquido 60.000
-------------------- = ----------- = 1.09
Patrimônio Líquido 55.000
Levando em conta o tempo de produção que o cliente exige, a capacidade fabril da empresa do Sr. Jose, o comprometimento de financiamento apesar das contas na data atual estarem positivas, os resultados possíveis são aumentar o endividamento para contratar mao de obra e materiais, além de sofrer penalidades por atraso nas entregas, portanto uma ameaça, não recomendamos disputar esta concorrência.
REFERENCIAS:
MORAES, Giovanni. Sistema de Gestão de Riscos - Princípios e Diretrizes - ISO 31000/2009 Comentada e Ilustrada. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Consultoria, Editora e Livraria Virtual, 2010
MACIEIRA, André. Gestão Baseada em Riscos: Reinventando o Papel da Gestão de Riscos Integrada ao Negócio. Elo Group, 2008
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos. Coordenação: Eduarda La Rocque. São Paulo: IBGC, 2007 (Série de Cadernos de Governança Corporativa, 3). Disponível em Acesso em: 17 de set. de 2013.

Continue navegando