Buscar

PCC Educação Especial

Prévia do material em texto

PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
TRABALHO ÚNICO PARA TODOS AS DISCIPLINAS COM PCC PERÍODO 2021.3
Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento
A charge abaixo fez parte da questão 26 da Prova do Curso de Letras do ENADE 2017. Analise com atenção, pois nos traz muitas reflexões acerca da importância da Didática.
Ao analisar a charge acima, realize as atividades a seguir:
1. Faça uma breve discussão sobre a importância do conhecimento prévio do aluno para o processo de ensino e aprendizagem. Utilize como base o texto disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/conhecimentos-previos-dos-discentes- contribuicoes-para-o-processo-de-ensino-aprendizagem-baseado-em-projetos
2. Imagine que a professora da charge faltou ao trabalho hoje e você foi solicitado para assumir a turma e continuar o trabalho do conteúdo que essa professora está ministrando na charge. Pense em como faria essa aula e responda:
a) Quais atividades faria com os alunos?
b) Como os avaliaria?
c) Como responderia as considerações realizadas pelos alunos, no quadro 2 da charge?
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
PCC EDUCAÇÃO ESPECIAL
NATAL
2021
1 INTRODUÇÃO 
Faça uma breve discussão sobre a importância do conhecimento prévio do aluno para o processo de ensino e aprendizagem.
No mundo contempôraneo, repleto de tecnologias e fácil informação, é notório que os alunos atuais trazem para sala de aula um maior conhecimento prévio devido os lanços familiares iniciais e vivências afetivas. 
Para Pereira (2004): As exigências do mundo contemporâneo impõem que ofereçamos aos alunos competências básicas que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que, por sua vez, permitam sua adaptação e permanência no mercado de trabalho, bem como sua formação como cidadãos críticos e reflexivos, capazes de exercer uma cidadania participante da construção de uma sociedade justa e solidária.
O conhecimento prévio possibilita adquirir novas ideias que podem ser utilizadas em novas situações e servem como pontos estabilizadores e de novos conhecimentos. O conhecimento prévio do aluno é necessário para que haja um novo caminho para aperfeicoar a qualidade do ensino. 
2 DESENVOLVIMENTO
Imagine que a professora da charge faltou ao trabalho hoje e você foi solicitado para assumir a turma e continuar o trabalho do conteúdo que essa professora está ministrando na charge. Pense em como faria essa aula e responda:
a) Quais atividades faria com os alunos?
Inicialmente, iria ouvir cada aluno falando sobre suas vivências/experiências, culturas e costumes de cada região. Posteriormente, iria falar um pouco mais sobre todas as regiões, exibir vídeos curtos e logos após, dividiria a turma em grupos por cada região e solicitaria para que os alunos fizessem danças típicas.
b) Como os avaliaria?
Avaliaria de acordo com o desempenho de cada aluno de forma contínua e cumulativa, observando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, diversificação da atividade, estimulo à cooperação e a valorização da interdisciplinaridade.
c) Como responderia as considerações realizadas pelos alunos, no quadro 2 da charge?
Nas considerações dos alunos no quadro 2, está explicito que eles detêm conhecimentos prévios de suas próprias regiões. Responderia de forma animadora, acrescentando mais particularidades de cada região para que assim os alunos conseguissem ter um maior conhecimento.
3 CONCLUSÃO
Por fim, este estudo teve a intenção de falar um pouco sobre os conhecimentos prévios e adquiridos dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Que a importância dos professores é necessária para que a qualidade do ensino seja elevada.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
MOREIRA, M. A. Linguagem e Aprendizagem Significativa. Minas Gerais: II
Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, 16 a 18 de Julho de 2003.
NOVAK, J. D.; GOWIN, B. D. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano, 1996.
OLIVA MARTINEZ, J. M. Estudios sobre consistencia en las ideas de los alumnos en ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 14(1), p. 87-92, 1996.
PEREIRA, O. A. Pedagogia de Projetos. Lorena: Instituto Superior de Educação da Fatea, 2004.
PIVATTO, W. B. Os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto referencial para o planejamento de aulas de Matemática: análise de uma atividade para o estudo de Geometria Esférica.
https://educacaointegral.org.br/
https://novaescola.org.br/

Continue navegando